Elvas: entrega de prémios do Concurso de Poesia na quinta-feira

A sessão solene de entrega de prémios do XXV Concurso de Poesia, promovido pela Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, e a associação juvenil Arkus, realiza-se na quinta-feira, dia 18 de maio.

A entrega dos prémios acontece no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, a partir das 10 horas.

Companhia de teatro procura pessoas para espetáculo em Portalegre dia 27

A Companhia Olga Roriz (COR) procura pessoas para participação no espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, a apresentar no Centro de Artes do Espetáculo (CAE) de Portalegre no dia 27 de maio.

O casting realiza-se no dia 22, no CAE de Portalegre e destina-se ao público em geral, de qualquer idade desde que maiores de 18 anos.

Interessados devem enviar email para producao@olgaroriz.com

Congresso dos Jornalistas Portugueses em Portalegre dia 27

Imagem: Facebook 5.º Congresso dos Jornalistas

O 5º Congresso dos Jornalistas Portugueses está na estrada para ouvir os jornalistas que trabalham fora dos grandes centros, conhecer os desafios que enfrentam e a realidade do seu dia a dia.

No próximo dia 27 de maio, o périplo nacional do congresso chega a Portalegre, numa sessão dedicada, sobretudo, aos jornalistas de meios regionais e locais e correspondentes de órgãos de comunicação social nacionais.

A iniciativa, que decorre, a partir das 10 horas, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, tem entrada livre e é aberta a todos os interessados.

Inauguração de exposição e entrada livre no Museu Militar na quinta-feira

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, celebrado na quinta-feira, 18 de maio, o Museu Militar de Elvas, para além de ter entradas gratuitas, em colaboração com a Universidade de Évora, inaugura, às 17h30, a exposição temporária “Peças de Guerra/Caça do período Neolítico (3.000 a.C.) – A Anta 2 da Mitra”.

Após a inauguração da exposição, o professor Jorge de Oliveira irá dar uma palestra alusiva às peças que se encontram expostas, com o título “Rituais Megalíticos no Alto Alentejo”. A cerimónia termina com um momento musical, proporcionado pela Academia de Música de Elvas.

A exposição temporária fica disponível para visita até 10 de setembro.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Para este ano, o ICOM propõe “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” como tema.

 

Igreja de Vila Fernando lavada e pintada

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Fernando esta a ser objeto de trabalhos de limpeza e pintura.
Os trabalhos têm sido desenvolvidos na frontaria e no telhado. Até ao momento, a Fábrica da Igreja Paroquial conseguiu metade do valor da obra, no montante de seis mil euros, faltando ainda angariar o valor restante, pelo que divulga o NIB da conta, para receber os donativos  necessários.

Na foto abaixo, deixamos o NIB da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vila Fernando, sendo que os donativos irão ter recibo para efeitos de IRS.

Caminhada pelo Património esta quarta-feira no Forte de Santa Luzia

As “Caminhadas pelo Património”, em Elvas, estão de regresso amanhã, quarta-feira, 17 de maio.

Esta, que é a segunda caminhada deste ano, tem início marcado para as 10 horas, com um trajeto entre o Forte de Santa Luzia e o Fortim de São Mamede. O ponto de encontro é no Forte de Santa Luzia.

Antes do início da caminhada, a partir das 9 horas, no Forte de Santa Luzia, os participantes poderão verificar a sua tensão arterial, com as medições a cargo da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Elvas.

Estas caminhadas, num total de cinco, são realizadas em trajetos do concelho de Elvas, que integram património natural e cultural, permitindo aos participantes não só realizar exercício físico, assim como conhecer novas rotas e contactar com a natureza e o património.

Monforte: Estrada Municipal 506 cortada ao trânsito durante dois dias

A Estrada Municipal 506, que liga Monforte a Prazeres, vai estar cortada ao trânsito, entre amanhã e quinta-feira, dias 17 e 18 de maio.

O corte, de acordo com o Município de Monforte, deve-se à realização de trabalhos de “reparação de danos urgentes devido a chuvas anómalas e intensas”.

O percurso alternativo entre freguesias do concelho, adianta a Câmara Municipal, deve ser efetuado pela freguesia de Veiros.

“Podendo vir a causar alguns transtornos aos seus utilizadores, pedimos desculpas pelas contrariedades que possa causar”, diz ainda a autarquia.

Festa dos Contos nos dias 18 a 20 em Montemor

A 13ª edição da Festa dos Contos vai ter lugar entre os dias 18 e 20 de maio, em Montemor-o-Novo

A Festa dos Contos nasceu do desejo de Carlos Marques, da cooperativa experimentação teatral Trimagisto, em sintonia com o Município de Montemor, de elevarem o ato de contar histórias a uma disciplina artística, e simultaneamente criar um espaço de mediação cultural entre quem faz e quem vê.

A Festa é um lugar convidativo onde se pode usufruir de sessões de contos, concertos, cinema de animação, spoken word, teatro, poesia, sempre com a consciência de que é urgente parar o tempo, escutar com atenção e produzir pensamento.

“A festa normalmente, ou seja, o seu lugar de nascimento é na Biblioteca Municipal Almeida Faria, mas este ano o local envolvente desta edição da Festa dos Contos será o Cineteatro Curvo Semedo e os lugares ao seu redor”, explica Carlos Marques, da Trimagisto.

O programa ao longo destes três dias “é diversificado, desde contos à noite, programas para as famílias, espetáculos para bebés, performances, uma espécie de romaria entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Curvo Semedo, onde vai ser abordada a história local” e a festa vai ser “um momento de partilha de histórias e abrangente a todas as faixas etárias”, como revela Carlos Marques.

A Festa dos Contos vai além do óbvio, segundo Carlos Marques, seguindo pelo caminho também da comédia e música, como “o espetáculo de comédia que tem o nome “Vacas, Guerras, Porcos e Clérigos” e um concerto da cantora Chica, uma cante autora de intervenção”.

Os interessados vão poder também usufruir “ao mesmo tempo da poesia contemporânea, do agora, com os contos mais antigos, tudo no mesmo palco, com a sessão “À volta do vinho”, como salienta ainda Carlos Marques.

Como ocupar o tempo depois da reforma no “De Boa Saúde”

Quando as pessoas passam à fase da reforma, para o bem-estar físico e mental devem ocupar o seu tempo com atividades de que gostam, para um envelhecimento ativo e positivo.

O médico Pintão Antunes revela que, atualmente, depois da reforma, há muitas pessoas que continuam a trabalhar, para se manterem ocupadas, apelando para que façam apenas aquilo de que gostem.

A melhor forma de ocupar o tempo na reforma é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Estremoz: exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” no dia 23

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” é inaugurada no próximo dia 23 de maio (terça-feira), no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

A inauguração, que contará com a presença de Ruy de Carvalho, está marcada para as 16 horas, seguindo-se, uma hora depois, uma tertúlia.

A mostra, que fica disponível para visita até 24 de junho, serve de mote para a celebração dos 96 anos de vida e os 80 de carreira do ator.

AF de Portalegre lança medidas de apoio ao futsal sénior

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre implementou novas medidas de apoio ao futsal sénior, para a próxima época desportiva.

O objetivo, segundo revela o presidente da Associação, Daniel Pina, passa por “ajudar esta modalidade”, que tem vindo a ter um “grande crescimento”, no distrito. “Neste momento temos dez equipas de futsal sénior, um número muito significativo, porque Évora e beja juntas têm o mesmo número de equipas que nós”.

Daniel Pina revela que as medidas de apoio passam por “reduzir 50% as taxas de jogo, reduzir em 50% nas taxas de transferência, redução de 25% das transferências internacionais, devido à proximidade com Espanha e ainda a oferta de bolas”.

Para além destas medidas, recorda o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, serão apresentadas também medidas “de apoio ao futebol de formação e feminino”. Daniel Pina acrescenta que para que os clubes recebam estes benefícios “têm que liquidar a sua conta corrente com a Associação”.

Daniel Pina diz que este “é um investimento muito grande” por parte da Associação, mas é “muito importante ajudar os clubes”, apelando aos municípios e agentes locais para que apoiem mais os clubes.

Associação de Futebol de Portalegre que lançou medidas de apoio ao futsal sénior, à semelhança do que também já tinha feito relativamente ao futebol.

Capela dos Ossos de Campo Maior reforça oferta de turismo religioso

Com uma vasta oferta no que toca ao setor do turismo, Campo Maior viu essa mesma oferta ser ampliada e reforçada, com a reabertura da Capela dos Ossos.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, refere que esta reabertura veio “reforçar a oferta ao nível do turismo, mais um espaço museológico de grande importância”.

São Silveirinha destaca ainda que este tipo de turismo – o religioso – é “muito procurado pelos turistas que nos visitam”.

Com horário das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, a Capela dos Ossos pode ser visita de terça-feira a domingo.

Até decisão em contrário, por parte da Câmara Municipal de Campo Maior, as entradas em todos os espaços museológicos da vila são gratuitas.

Bombeiros de Elvas já preparados para combater incêndios rurais

Os Bombeiros de Elvas deram início, durante a madrugada desta terça-feira, 16 de maio, à fase “Charlie”, considerada a mais crítica do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), com duas equipas de combate a incêndios rurais e uma equipa de apoio logístico, com um veículo tanque.

Segundo explica o comandante dos bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, a partir de agora, a corporação tem ao dispor estas equipas, “em permanência, 24 horas por dia” para dar resposta às ocorrências, em termos de incêndios rurais, não só no concelho, até, pelo menos, “ao final do verão ou que até que a Autoridade Nacional de Proteção Civil definir”.

Sendo “expectável de um maior número de estados de alerta especiais”, tendo em conta a escassez de chuva, o que faz “antever um aumento sério em termos de risco”, as equipas combate a incêndios rurais, explica Paulo Moreiras, poderão ser reforçadas, caso solicitado pelo Comando Sub-Regional de Proteção Civil.

Apesar do empenho neste Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, Paulo Moreiras garante que a prestação do socorro no concelho continua assegurada, para “a salvaguarda das pessoas e bens”, através da equipa de intervenção permanente (EIP) dos Bombeiros de Elvas.

Se dependesse “única e exclusivamente” da associação humanitária, garante ainda o comandante, neste momento, a corporação já contaria com uma segunda EIP. “São vontades que não dependem somente de nós. De nós dependerá, efetivamente, a disponibilização de meios humanos e de recursos materiais, que já temos garantidos e  salvaguardados, caso, num futuro, que eu espero que venha a ser próximo, haja a constituição de uma segunda EIP”, remata.

Videomapping em Elvas nos 11 anos de Património Mundial

A Câmara Municipal de Elvas está já a preparar as comemorações dos 11 anos da elevação de Elvas a Património Mundial da UNESCO, que incluirão, segundo a Rádio ELVAS sabe, um espetáculo de videomapping.

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela que o programa deste ano será “um pouco diferente do ano passado, mas que com certeza será uma surpresa, bastante interessante, para todos os elvenses, durante dois dias e guardamos o grande espetáculo para essa data”.

O presidente adianta ainda que o Museu de Arte Contemporânea de Elvas terá um papel muito importante nestas comemorações.

O Município de Elvas está já a preparar a programação dos 11 anos de elevação de Elvas a Património Mundial da Unesco, que se cumprem a 30 de junho.