Rita Nabeiro no conselho directivo do Centro Cultural de Belém

Rita Nabeiro, directora Geral da Adega Mayor e administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, e a escritora e académica Djaimilia Pereira de Almeida passam a integrar o conselho directivo da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), em substituição de Celeste Hagatong e Pedro Mexia.

A informação é do Expresso que cita a fundação e o gabinete de imprensa da instituição, avança que as alterações do conselho diretivo do CCB decorrem do fim do mandato deste órgão social.

S.Vicente: mais de 150 atletas na homenagem a José Mário

As ruas da freguesia de São Vicente e Ventosa foram palco, na noite deste sábado, 13 de maio, da I Milha José Mário Almeida, numa organização da Junta de Freguesia e da Barbaris BTT Team, de Barbacena.

Para além de se prestar homenagem a José Mário Almeida, natural da freguesia, que, antes do acidente que o deixou numa cadeira de rodas, foi um dos nomes fortes do atletismo do concelho de Elvas, a junta de freguesia, revela o presidente, João Charruadas, quis também procurar incentivar os mais novos a praticar desporto. Por outro lado, o desafio lançado à Barbaris para organizar a prova surgiu na sequência dos “bons resultados” que dois filhos da terra, Mário Almeida, filho do homenageado, e Luís Miranda têm alcançado em provas de atletismo.

Nesta primeira milha participaram 157 atletas, de benjamins a veteranos: um número que surpreende João Charruadas, que revela que, inicialmente, eram apenas 50 os inscritos. A prova, acrescenta, integra agora o calendário de competições da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Para o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, é importante que se apele aos mais novos para que pratiquem desporto, através de provas como esta, que dão “dinâmica” ao concelho. Por outro lado, e recordando as características de José Mário Almeida – um atleta “que não desistia e que não baixava os braços” – e com quem correu, lado a lado, muitas vezes, Hermenegildo Rodrigues garante ainda ser “uma honra enorme” associar-se a esta prova.

Já José Mário Almeida não escondeu o seu entusiasmo com a realização desta prova em sua homenagem, onde teve oportunidade de rever “muitos amigos”. Esta primeira milha, apadrinhada por Luís Miranda, acabou por ser vencida, no escalão principal, por Mário Almeida.

Cinema de animação domingo à tarde em Elvas

O filme de animação “Os Mundos de Mia” é exibido neste domingo, dia 14, às 16 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Mia regressa ao fantástico mundo dos unicórnios de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da Ilha de Lótus que precisa desesperadamente da sua ajuda. Toxor, um monstruoso vilão com corpo de sapo, está a dominar a ilha, usando a sua magia negra para transformar os habitantes num exército de soldados sem vontade própria. Mia, juntamente com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para reunir três pedras mágicas ancestrais e derrotar Toxor.

Os bilhetes para esta sessão de cinema estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório, ou em Ticketline.pt.

Procissão de Velas pela Senhora de Fátima este sábado em Elvas

Foto arquivo

A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas vai realizar a Festa de Nossa Senhora de Fátima com uma procissão de velas este sábado, 13 de maio, às 21 horas.

A procissão tem saída igreja de São Domingos, passa pelo Largo de São Domingos, Rua dos Frades, Rua do Padrão, Largo das Almas, Rua de São Lourenço, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim, Portas de Olivença, Praça das Armas, Avenida de São Domingos, Largo de São Domingos, terminando novamente na igreja.

Forte da Graça foi palco de visita guiada especial

O Forte da Graça recebeu, na manhã deste sábado, 13 de maio, a primeira de seis visitas especiais ao Património de Elvas agendadas para este ano.

O percurso pelo monumento foi conduzido por Edgar Nanques, técnico superior de Turismo e Património do Município de Elvas.

O Forte da Graça volta a estar em destaque na manhã do próximo sábado, dia 20, com uma visita teatralizada pelos elementos da associação Arkus.

As visitas são pagas e acontecem mediante reserva prévia através do e-mail forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 639 74.

Lions Clube de Elvas Baluarte volta a ser reativado na cidade

O Lions Clube de Elvas Baluarte nasceu, oficialmente, este sábado, 13 de maio.

O arranque desta coletividade, de cariz solidário, ficou marcado por um almoço que reuniu cerca de oito dezenas de pessoas num restaurante dos arredores de Elvas, em representação de 17 Lions Clubes de vários pontos da zona da Grande Lisboa, Almada, Costa da Caparica, Seixal, Setúbal, Leiria e Figueira da Foz, entre outros.

A elvense Paula Miranda Leonardo, do Lions Clube de Lisboa Belém, é a madrinha do Lions Clube de Elvas Baluarte, cujos primeiros dirigentes são: a presidente Maria Manuel Marques, a secretária Antonieta Ramalho e o tesoureiro Eduardo Pilha.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, revela que “esta é uma associação que nos últimos anos esteve parada e volta agora marcar posição na cidade, que têm um grande estatuto nacional e internacional”.

De recordar que Elvas contou com um Lions Clube, que acabou por cessar atividade devido a problemas de saúde de alguns dos seus elementos e ao falecimento de outros.

CLDS Campo Maior celebra Dia da Família com workshop

O Dia da Família celebra-se na segunda-feira, dia 15, e para assinalar a data o CLDS Campo Maior vai promover uma manhã de atividades para miúdos e graúdos, um dia antes, este domingo.

Entre insufláveis, tiro ao arco e pipocas, são diversas as atividades que vão acontecer a partir das 10h30 no Centro Educativo Alice Nabeiro.

O objetivo é que esta seja “uma manhã de diversão para as crianças mas também para os pais”, refere Maria Manuel Valentim, do CLDS Campo Maior.

Por isso mesmo, vai haver um workshop dirigido aos pais a partir das 11h00, intitulado “Rotinas das Famílias Felizes”. O mesmo vai ser dirigido por Cristina Fonseca, Educadora Parental e Family Coach.

“Um workshop onde ser vai falar sobre ser criança, que é ser desafiante”, desvenda Maria Manuel Valentim.

A participação nas atividades é gratuita. No entanto, é aconselhada a inscrição prévia, que pode ser feita AQUI.

Encontro de Cante Alentejano este sábado em Arronches

O concelho de Arronches vai promover, este sábado, o I Encontro de Cante Alentejano.

Inserido na I Feira de Maio de Esperança, que decorre entre sexta-feira (dia 12) e domingo (14), o encontro de grupos de cante vai ter início pelas 20.30 horas com um desfile, seguindo-se as atuações pelas 21 horas.

Neste primeiro encontro, vão participar o Grupo de Cante “Os Lagoias” de Portalegre, o Grupo de Cante da Sociedade Recreativa Amarelejense e o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Castelo.

A entrada para assistir ao I Encontro de Cante Alentejano, em Arronches, é gratuita.

Atletismo esta noite em São Vicente homenageia José Mário Almeida

Uma prova de atletismo, uma milha de 1609 metros decorre esta noite de sábado, 13 de maio, na freguesia de São Vicente, numa organização da Barbaris Team, a convite do presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas,

O objetivo desta prova, segundo revela o presidente da assciação, José Maneta, passa por homenagear José Mário Almeida, “um antigo atleta”, que ficou impossibilitado de praticar desporto, devido a um acidente, e “dedica-se agora a acompanhar a carreira do filho, que é atleta semiprofissional de atletismo”.

José Maneta acrescenta que esta prova “decorre pelas ruas da freguesia e conta com cerca de dez escalões, masculinos e femininos, sendo esperados mais de 100 participantes”.

Esta prova desportiva está marcada para esta noite, com partida às 21 horas da sede da junta de freguesia de São Vicente e Ventosa e conta para o Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

A junta de freguesia informa ainda, entre as 20.30 e as 22 horas, o trânsito vai estar condicionado nos seguintes locais: Rua de S. Vicente, Rua Dr. Mário Cidrais, Rua do Lavadouro, Rua de Água de Banhos, Rua da Fonte e Rua Dr. Manuel Carneiro.

Cerca de 200 participantes na Night Race em Campo Maior

A “Night Race – Património em Movimento”, uma prova inserida nos Jogos do Alto Alentejo da CIMAA, realizou-se na noite de ontem, sexta-feira, 12 de maio, em Campo Maior.

O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e os vereadores Paulo Pinheiro e Paulo Almeida estiveram presentes nesta noite e conviveram com os 172 participantes.

Esta atividade teve duas vertentes: uma caminhada de 8 quilómetros acompanhada pela Técnica de Desporto do Município, Paula Jangita, e uma corrida não competitiva de 12 quilómetros acompanhada por Carlos Pepê, dos Campo Maior Trail Runners.

No fina da prova, os participantes puderam descontrair no Jardim Municipal com animação musical de Sergiu Dinga.

Esta foi uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Município de Campo Maior e com os Campo Maior Trail Runners.

Exposição Canina Internacional de Elvas no CNT (c/fotos e vídeo)

A 33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas está a decorrer este sábado, 13 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Este ano são perto de 500 os cães a concurso de diversas raças e de criadores de várias partes do mundo. José Homem de Mello, refere que, “infelizmente, este ano, temos um número inferior, ao do ano passado, pensamos que será devido à cries que se vive e também o facto de decorrer, este fim de semana, na Alemanha o campeonato da europa e pode ter feito com quer alguns expositores, não tenham vindo. No entanto, considera este, um bom número de exemplares, para o Campeonato Internacional, e os cães para serem campeões têm que ganhar os vários certificados, em vários países”.

José Homem de Mello explica que, neste concurso, em Elvas, é avaliado, “em cada raça, há um estalão para o cão perfeito e o juiz, tendo em conta esse estalão atribui a classificação aos cães”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, demonstra-se agradado com esta iniciativa que considera “muito positiva”, para a cidade, recordando que envolve Portugal e Espanha na sua realização, uma vez que hoje é em Elvas e amanhã, em Badajoz, referindo que “temos aqui um turismo de alta qualidade”.

Alunos da Academia de Música de Elvas atuam em Évora

Os alunos da Academia de Música de Elvas atuam este sábado, 13 de maio, no Convento dos Remédios, em Évora.

A atuação está marcada para as 18.30 horas e o concerto, promovido pela Associação Musical Eborae Mvsica insere-se na 26ª edição da XXVI Semana da Porta Aberta.

Neste concerto, com entrada gratuita, será possível ouvir vários alunos, de diferentes classes.

A Semana da Porta Aberta reúne um conjunto de atividades de sensibilização de públicos, que se realiza todos os anos. Com uma programação direcionada para quem tem interesse em vir a aprender música, mas também para quem tem curiosidade em visitar a Escola e assistir aos concertos.

Troféu Jaime Magarreiro vai ser entregue no Raide de Estremoz

O Troféu Jaime Magarreiro vai ser entregue no Raide Internacional de Estremoz 2023.

Durante o Raide Internacional, realiza-se o Campeonato Nacional de Júniores e Jovens Cavaleiros, “que trará ao concelho de Estremoz os melhores cavaleiros jovens do país e de onde sairá o Campeão Nacional 2023”, escreve o município, em comunicado.

Nestes dois dias, “dezenas dos melhores atletas mundiais e nacionais, assim como os mais afamados cavalos da modalidade” vão encontrar-se em Estremoz, a percorrer os trilhos da Serra d’Ossa, conclui.

Construserv oferece águas aos Bombeiros de Elvas

A empresa Construserv Unipessoal apoiou a Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, com a oferta de águas para que, os elementos da corporação elvense, possam fazer face à época de incêndios rurais, que está prestes a iniciar-se.

A Associação demonstra-se orgulhosa e agradecida a esta empresa, nomeadamente ao seu CEO “Rui Nabeiro e a toda a sua equipa”.

Festival da Juventude e Académico de Elvas animado na primeira noite

O Festival da Juventude e Académico de Elvas arrancou na noite de ontem, sexta-feira 12 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

O programa teve início com animação circense no exterior do pavilhão e prosseguiu depois, já no interior, com uma demonstração de Karaté Shotokan pelos atletas do Moto Clube Alentejano, seguida pela atuação de três tunas académicas: a Alentuna, da Escola Superior Agrária de Elvas, as Tuninfas e Papasmisto, ambas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Pelo palco do certame passaram, o elvense Bunny Wonders com Dazed Lex e Gio Cruz por convidados, Dillaz, DJ Fifty e o elvense Diazz.

O Festival da Juventude e Académico é uma organização do Município de Elvas em parceria com a Escola Superior Agrária e a Escola Secundária D. Sancho II.

Fotos: município de Elvas

42ª Feira do Livro tem stand dedicado à EuroBEC

A 42ª Feira do Livro de Badajoz foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 12 de maio, no Paseo de San Francisco.

O certame decorre até dia 21 deste mês, contando entre os expositores com um pavilhão representativo da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior, em colaboração com uma livraria de Badajoz.

No stand da EuroBEC podem ser adquiridos livros de autores portugueses e espanhóis, com especial destaque para os escritores naturais das três localidades que a compõem.

O Município de Elvas esteve representado na abertura desta edição 2023 da Feira do Livro de Badajoz pela vereadora Paula Calado.

Feira Medieval de Avis conta este sábado com diversas atividades

A Feira Medieval e Ibérica de Avis prossegue este sábado, 13 de maio, contando com diversas atividades pelo centro histórico de Avis.

Durante a manhã decorre uma arruada musical pelas ruas e visitação aos mercadores residentes do burgo.

Quanto à feira, propriamente dita, abre ao meio-dia e os comes e bebes, nas tabernas, começam a estar disponíveis pelas 13 horas.

Pelas 13 horas, na tenda do Claustro do Convento. é exibido o filme “a vila medieval”, com atividade pedagógicas .

Durante a tarde e noite há diversas evocações históricas, desde, torneio de armas, espetáculos de fogo, entre outras.

A programação completa do certame, para este sábado, 13 de maio, para consultar no cartaz abaixo:

“Ervas e Companhia” será “um sucesso”, garante António Anselmo

A iniciativa “Ervas & Companhia” foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 12 de maio, em Orada, no concelho de Borba.

Para o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, o importante é que exista união entre todos aqueles que contribuem para que este tipo de certame seja uma realidade. “O importante é a união entre, o apoio pequeno da Câmara e a organização da Casa da Cultura e da junta de freguesia e, durante este fim de semana iremos ter uma oferta de algo muito importante que são as ervas e a companhia das pessoas e isso é que é importante”.

António Anselmo acrescenta que este tipo de iniciativa se caracteriza acima de tudo pelo “convívio e animação”, garantindo que será “um sucesso”.

No âmbito da inauguração do “Ervas e Companhia” foi também inaugurado um mural alusivo ao certame, elaborado pelo artista Guzt. Para vereadora na Câmara, Sofia Dias, recorda que o artista fez também um mural alusivo à Feira do Queijo de Rio de Moinhos e, que este “ilustra muito bem o que se vive na Orada, a dinâmica do rancho, das ervas e do trabalho da agricultura”, revelando que na Festa da Vinha e do Vinho será feito também um mural desta arte que é o graffiti.

Bi Gonçalves situação de “O Elvas” e porque regressa ao “clube do coração”

José Eduardo Gonçalves, membro da nova Comissão Administrativa (CA) de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, enviou, à nossa redação uma nota sobre os motivos que o levaram a fazer parte desta Comissão, o que encontrou no clube e também o que pretende para os próximos tempos.

Com o note “O Elvas” do meu coração”, José Eduardo Gonçalves começa por dizer que “regressar ao meu clube, se bem que temporariamente, depois de o ter deixado há dez anos atrás, após um período ininterrupto de 30 anos, foi algo que nunca me passou pela cabeça. Estava muito longe de pensar que algum dia voltaria ao meu “O Elvas”.

José Eduardo Gonçalves, nesta nota explica ainda o que o fez regressar. “A minha grande preocupação e amor a este emblema azul e oiro, o me ter apercebido do perigo e risco que podíamos correr com estes eventuais futuros investidores, (Família Marques), que não foram mais do que grandes amigos de “O Elvas”, que sem grandes cuidados e preocupações, ofereceram ao Clube durante um ano cerca de 110 mil euros, mas que infelizmente de pouco ou nada serviram, como mais à frente vou referir, pois houve uma desastrosa e desorganizada gestão da direção cessante e sobretudo porque me apercebi que o Clube atravessava uma gravíssima crise financeira, com dívidas ao Estado, aos Funcionários, aos Atletas, aos Fornecedores, à FPF, à AFP, com promessas sem compromissos, com acordos não cumpridos a todos os níveis e com uma organização e gestão administrativa de total descontrole”.

O que me fez pertencer a uma Comissão Administrativa?

“Em primeiro lugar o convite honroso do Sr. Comendador nesta hora de aflição, em que aparece sempre com soluções amigas de “O Elvas”, que são difíceis de recusar. Como motivo principal, sem dúvida os meus colegas, que fazem parte desta CA e que aceitaram comigo, esta tarefa árdua, dura e penosa”.

“Se não fossem eles, nunca teria aceitado. Obrigado Cau, Luís, João, Bruno e Tótó. Muitos não os conhecia como dirigentes desportivos, outros conhecia melhor. Foi uma grata surpresa poder trabalhar com esta equipa tão coesa e empenhada no bem e no desenvolvimento do Clube. Somos todos presidentes e todos diretores. Aqui somos todos iguais e mandámos todos com a mesma importância. Apenas o mais velho é o Tesoureiro, aquele que pelos Estatutos do clube, a sua assinatura é sempre obrigatória e sem ela nada vale. Também me fez pertencer a esta CA, os dois objetivos para o qual fomos eleitos:

– em primeiro lugar deixar o Clube mais organizado, mais profissional, melhor estruturado e melhor preparado financeiramente. Claro que com a situação atual, será impossível deixar o Clube sem dívidas, mas de certeza que o deixaremos sempre organizado, para que se saiba a qualquer hora a sua realidade financeira e o deixaremos preparado para o futuro, para que “O Elvas” possa, tal qual como aconteceu nos seus últimos 75 anos, ter sempre a sua imagem de respeito, de consideração, de dignidade e de prestígio.

– em segundo lugar, concretizarmos a constituição de uma SAD, única forma que o clube e a cidade de Elvas têm de ter futebol a nível nacional, a pouco e pouco, passo a passo, prepararmos esta SAD para um nível futebolístico a que este clube já andou. Continuará igual o nosso “O Elvas” CAD, mas agora apenas dedicado ao futebol de formação. O futebol juvenil, continuará a ser o espelho deste clube e a formação destes jovens de Elvas e da região, será feita através do desporto e dos seus princípios educacionais e morais, de união, de solidariedade, de amizade e de aprenderem que a vida não é só feita de vitórias, é também de derrotas, mas temos que saber perder de cara levantada, com dignidade, com respeito pelo próximo, com civismo e acima de tudo com educação”.

O que penso que Aconteceu?

“Antes de continuar, quero deixar uma palavra ao Paulo Canhão. Por aquilo que já passei neste clube durante uma vida inteira, tenho o máximo respeito e consideração por todos aqueles que ao longo destes últimos 75 anos, de uma forma desinteressada e por amor à camisola, sacrificaram as suas vidas pessoais, profissionais e familiares, para trabalharem em prol do nosso “O Elvas”.

O Paulo Canhão não é exceção. Mas Paulo, deixares o clube nesta situação, em que todos os dias aparecem situações novas e desconhecidas, infelizmente pelos piores motivos, é algo inexplicável, inacreditável e intolerável. Penso mesmo, que nem mesmo tu sabes como deixastes o Clube. Verdadeiramente Catastrófico, Caótico e Desastroso”.

O nosso Conselho Fiscal e o nosso Gabinete de Contabilidade têm estado agora a ter informação que não tinham, de muitas coisas que desconheciam e têm estado a fazer um esforço heróico e louvável para porem esses elementos novos nas contas.

Nestes últimos 15 dias, como encontrámos o Clube?

“Desde a nossa Tomada de posse, no dia 28/04:

– Dívidas à AT – Finanças

– Dívidas à SS – Segurança Social

– Conta Bancária Penhorada – pela AT

– Inibido de passar cheques, por ter havido cheques sem cobertura.

– Eletricidade Sede – Cortada no dia 28/04

– Penhora do Autocarro Pequeno – pela SGS – empresa de segurança jogos Campeonato Nacional

2021/2022.

– Autocarro Grande sem poder andar – falta pagamento seguro

– Carrinhas – andam a circular, por favor, pois não se pagaram os respetivos seguros.

– Dívida à AFP – parte negociada em prestações não cumpridas, parte sem acordo.

– Dívida à FPF – Multas época 2021/2022, com agravamento de 50% por falta de pagamento.

Acordo prestações, não cumprido. Não podemos inscrever jogadores.

– Dívida à FPF – Conta Corrente – estávamos em dívida, por falta de envio recibos.

– Dívida à FPF – Totonegócio – não existe conta corrente. A que menos nos preocupa. Longo

prazo. Verba significativa, não entrou no saldo, por não enviarmos recibo.

– Fornecedores – todos os dias aparecem contas novas, de dívidas não contabilizadas.

– Funcionários – muitos, não há comprovativos de dívida, nem contabilísticos.

– Atletas/Treinadores – muitos não se sabe o que se deve, por pagamentos efectuados directamente por sócios, sem comprovativos e sem passar por conta bancária.

– Atletas Profissionais – situação não regularizada, contas por acertar”.

“Termino com uma palavra de esperança e alegria, por estarmos todos desta CA na firma disposição de colaborar, trabalhar, ajudar e de decidir da melhor forma que soubermos para bem do nosso “O Elvas”. Uma palavra final de agradecimento aos sócios e simpatizantes deste clube, que nos têm apoiado e incentivado a prosseguir este trabalho e finalmente aos nossos sempre amigos empresários, que nesta hora tão difícil para todos, nos vão ajudar financeiramente com ajudas de donativos, ou seja como ofertas ao clube.

“Acreditem, este clube vai ser diferente no final de julho de 2023”, garante ainda José Eduardo Gonçalves.

Feira Medieval de Avis “está maior que em anos anteriores”, garante a vice-presidente da Câmara

A Feira Medieval e Ibérica de Avis foi inaugurada na tarde de ontem, sexta-feira, 12 de maio.

A vice-presidente da Câmara de Avis, Inês Fonseca, revela que este ano “a feira, que muito nos orgulha, está maior que, em anos anteriores”, sem nunca deixar de dar destaque a D. João I, que segundo diz, “levou o nome de Avis pelo mundo fora, por isso retratamos sempre alguma coisa relacionada com a sua história”.

Inês Fonseca destaca algumas iniciativas inseridas no programa, nomeadamente “momentos de recriação histórica e, esta noite o ponto alto é uma procissão que envolve a comunidade local”, e garante que este certame “contribui não só para a economia local, mas também para dinamizar o centro histórico da vila”.

Durante a manhã deste sábado, decorre uma arruada musical pelas ruas e visitação aos mercadores residentes do burgo.

Quanto à feira, propriamente dita, abre ao meio-dia e os comes e bebes, nas tabernas, começam a estar disponíveis pelas 13 horas.

Durante a tarde e noite há diversas evocações históricas, desde, torneio de armas, espetáculos de fogo, entre outras.

 

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 40 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 12 de maio, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 234 mil euros, contemplou três apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de 20 mil euros contemplou oito apostadores, também com aposta registada fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.425 euros, saiu a 36 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 09 – 10 – 13 – 39 – 44 e pelas estrelas 04 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Ervas e Companhia” em Orada (Borba) prossegue este sábado

A iniciativa “Ervas & Companhia” prossegue hoje, sábado, 13 de maio, com diversas iniciativas. Para além da caminhada pelos segredos das ervas de Orada, como revela vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, haverá também prova de sopas tradicionais e animação musical.

Para o “Ervas e Companhia” são esperados “muitos visitantes”, mas também, revela Sofia Dias que “ganhe destaque no concelho e no distrito, nós temos, no concelho, muitos produtos que queremos valorizar”.

“Ervas & Companhia” que foi inaugurado ontem em Orada, no concelho de Borba. Hoje a programação comtempla, 9.30 horas um passeio pedestre, com concentração junto ao pavilhão da freguesia. O mercado abre às 10 horas, seguindo-se uma hora mais tarde a inauguração da exposição “DE Sol a Sol”- memórias do Alentejo; pelas 15 horas há torneio de matraquilhos; já meia hora mais tarde há uma palestra sobre as Ervas de Orada; às 17.30 horas prova de sopas tradicionais.

A animação musical tem início Às 18.30 horas, com o grupo “Contramão”, seguindo-se o Grupo académico “Seistetos”, às 22.30 horas e, a partir das 23.30 horas a animação prossegue com o Dj Fradique.

Exposição Canina Internacional de Elvas este sábado no CNT

A 33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas decorre durante o dia de hoje, sábado, 13 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, a partir das 9 horas.

Para esta edição estão inscritos “480 exemplares de várias raças”, revela a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, adiantando que a adesão foi “fantástica, praticamente, no limite da capacidade CNT”.

Esta iniciativa, garante a vereadora, “beneficia muito os expositores nacionais e internacionais que, através dos prémios nacionais que receberem podem candidatar-se a Campeonatos Internacionais”.

Paula Calado diz ainda que exta exposição, que decorrerá também, no domingo, em Badajoz, “dá visibilidade a Elvas, de uma forma positiva”, convidando todos a dirigirem-se ao CNT para esta iniciativa, que tem entrada gratuita.

33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas que decorre hoje a partir das 9 horas no CNT, numa organização da Câmara de Elvas, com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura.