Os maiores Clubes da 1ª Divisão do Chipre

De um modo geral, o Chipre não é um país com uma cultura futebolística apelativa aos adeptos portugueses. Porém, a entrevista de Daniel Kenedy, o internacional português que jogou no campeonato cipriota, gerou um certo interesse no futebol do Chipre 1 Divisão.

Neste pequeno guia, iremos dar-lhe a conhecer os clubes mais importantes do campeonato cipriota, os seus títulos e as suas prestações em competições europeias. Fique conosco para saber mais.

Apollon Limassol

O Apollon Limassol é um dos maiores clubes do país, com um total de 18 títulos de futebol sénior nacionais – quatro ligas, quatro Supertaças, nove Taças do Chipre, e um título da 2ª Divisão cipriota.

Porém, o seu sucesso não se limita às competições nacionais. A equipa de Limassol já participou 10 vezes na Liga Europa e uma vez na Liga dos Campeões. Além disso, entrou na Liga Conferência Europa na época 2022/2023.

Aris Limassol

O Aris Limassol está numa das melhores fases na 1ª Divisão do Chipre. Atualmente, a equipa cipriota segura confortavelmente o terceiro lugar na liga. Os maiores sucessos do clube foram alcançados na 2ª Divisão, onde foi campeão em cinco ocasiões.

Infelizmente, a história do Aris Limassol em competições europeias é muito breve. O clube de Limassol participou apenas na qualificação para a Liga Conferência Europa em 2022/2023, onde somou uma vitória e uma derrota.

Omonia

O Omonia, da cidade de Nicósia, é o segundo clube com mais títulos no Chipre. A equipa conta com 53 títulos nacionais, incluindo 21 títulos da 1ª Divisão, 17 Supertaças e 15 Taças do Chipre.

No que diz respeito a competições europeias, é também um dos clubes com mais sucesso no país. O Omonia participou 14 vezes na Liga dos Campeões e oito vezes na Liga Europa. Infelizmente, não ganhou nenhum dos seis jogos que fez na sua última Liga Europa.

AEK Larnaca

O AEK Larnaca foi um dos últimos clubes fundados no país, em 1994. No entanto, isto não impediu a equipa da cidade de Larnaca de conquistar alguns troféus nacionais, nomeadamente duas Supertaças e uma Taça do Chipre.

Apesar da sua breve história, o clube cipriota já participou em várias fases de qualificação para as grandes competições europeias. Participou ainda três vezes na Liga Europa e uma vez na Liga Conferência Europa.

APOEL 

Seria impensável falar de futebol cipriota sem mencionar o APOEL, clube por onde passou Daniel Kenedy na época de 2005/2006. O clube da cidade de Nicósia é o mais bem-sucedido no país, com 28 títulos da 1ª Divisão, 14 Supertaças e 21 Taças do Chipre.

A situação é semelhante quando olhamos para as suas participações nas competições europeias. O APOEL já participou em nove Ligas do Campeões e 15 Ligas Europa.