Elvenses na seleção distrital mostram que o futebol também é para mulheres

A seleção distrital de futebol sub-16 feminina, para a qual foram convocadas cinco atletas de Elvas, chegou à final do torneio interassociações que decorreu, no mês passado, em Viseu.

A Rádio ELVAS esteve à conversa com estas atletas que integraram a seleção distrital, para perceber não só o seu percurso futebolístico, mas também a forma como viram este torneio, em particular, e o futebol feminino, em geral.

Sofia Liu

Sofia Liu, iniciou a sua formação futebolística em “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, aos sete anos, e, neste momento, joga na equipa de sub-19 do Sport Lisboa e Benfica. “É um orgulho enorme ter crescido aqui e poder evoluir, mas este trabalho não é só meu, é de também de todos os técnicos que me acompanharam ao longo deste tempo e me permitiram chegar até onde estou”, revela, em declarações à Rádio ELVAS. Quanto à experiência no Benfica, garante que está a ser “incrível, apesar de estar ainda num processo de evolução”, tendo esperança de chegar à equipa sénior.

Sobre o torneio interassociações, Sofia Liu explica que notou uma evolução da equipa e uma “grande união”. “Demos tudo nesse torneio e o que devemos ter em conta é o esforço desenvolvido ao longo do torneio”, garantindo que este tipo de iniciativas “possibilita às jogadoras de futebol poderem evoluir ainda mais”.

Quanto à evolução do futebol feminino, a jovem atleta refere que há cada vez mais raparigas a jogar; no entanto, “é necessária uma aposta, no distrito, no futebol feminino”.

Carolina Cristiano

Há sete anos que Carolina Cristiano, que integrou esta seleção distrital, joga futebol, no meio de rapazes, no Clube de Futebol “Os Elvenses”. Aos microfones da Rádio ELVAS recorda como começou a praticar a modalidade, por “brincadeira” e depois de um treinador lhe ter dito que tinha jeito para a bola. Só na seleção distrital, Carolina tem oportunidade de jogar apenas com raparigas, o que, para si, faz toda a diferença: “a jogar com os rapazes, nós não nos sentimos confortáveis a encostar o nosso corpo; com as meninas, temos conversas mais apropriadas”.

Para Carolina, Sofia Liu é uma grande inspiração, lembrando que a ex-jogadora de “O Elvas” optou por representar a seleção de Portalegre, no torneio interassociações, quando o podia fazer por Lisboa. O objetivo desta jovem jogadora é seguir as pisadas de Sofia. Caso “Os Elvenses” não consigam, num futuro próximo, criar uma equipa feminina, Carolina revela que poderá vir a dar continuidade ao seu sonho, jogando numa das equipas de Badajoz.

Maria Vinagre

Num regresso recente ao futebol, Maria Vinagre, também jogadora de “Os Elvenses”, viu o seu nome, desde logo, e com muito entusiasmo, na convocatória para os treinos da seleção distrital: “comecei logo a chorar, porque voltei para o futebol e não esperava ser logo chamada à seleção”. Encarando os rapazes que jogam na equipa elvense como irmãos mais novos, Maria garante que jogar com outras raparigas é “totalmente diferente”, a vários níveis.

Garantindo que nesta seleção distrital encontrou uma “segunda família”, Maria revela o que, na sua opinião, ainda impede que muitas outras raparigas joguem futebol: “muitos dos pais não deixam vir as raparigas para o futebol, porque dizem que é um desporto masculino, o que não concordo nada”.

Teresa Gonçalves

Já Teresa Gonçalves, de 13 anos, oito deles a jogar futebol n’ “Os Elvenses”, até começou pela equitação. Mais nova que muitas das suas colegas de seleção, garante que a equipa “deu tudo” neste torneio, em Viseu. Apesar da derrota, na final, considera que a prova “correu bem”. “Toda a gente quer ganhar a competição, lutámos até ao fim. Perdemos, mas fizemos tudo até ao último segundo”.

Tal como Carolina e Maria, Teresa sente algumas diferenças no que diz respeito a jogar só com raparigas. “Estou numa seleção com raparigas mais velhas, mas pronto, é habituar-me”, diz ainda.

Íris Pais

Íris Pais, que joga futebol n’ “Os Elvenses” há apenas um ano, garante que esta primeira ida à seleção distrital foi uma experiência “inesquecível”. “Demos tudo, o máximo, dentro e fora de campo. Perdemos, mas não consideramos uma derrota. É uma união muito forte, que não se compara com nada e isso é o mais importante para nós”, acrescenta.

Esta jovem futebolista, que confessa que gostava de vir a ter uma carreira no mundo do futebol, se assim for possível, não esconde, ainda assim, que tem outros sonhos.

Esta fase final do Torneio Interassociações Sub-16 de Futebol Feminino, em que estas jovens jogadoras de Elvas participaram, disputou-se em Viseu, entre os dias 14 e 16 de abril. A comandar a equipa estiveram Nelinho Rodrigues, Luís Silva e Carlos Costa Pinto (a entrevista completa aos treinadores para ouvir aqui).