O Benfica anunciou hoje que o atleta internacional elvense Duarte Soares assinou contrato profissional com o clube.
Parabéns ao Dudu e à família Soares, com votos de grande sucesso.
Três cães abandonados, em deficiente condição física e cheios de parasitas, encontravam-se no cruzamento da estrada das Casas Novas com a estrada do Morgadinho, depois do parque da Piedade.
A PSP foi chamada ao local para verificar se através do chip consegue identificar os donos dos animais, tendo alertado o veterinário municipal para a situação.
No local, o veterinário municipal após ver os animais encetou diligências que possibilitaram o transporte dos cães para as instalações municipais.
O filme “O Exorcista do Vaticano”, para maiores de 16 anos, é exibido no Auditório São Mateus, em Elvas, nesta sexta-feira, 12 de maio, às 21.30 horas.
Inspirado nos relatos verídicos do Padre Gabriele Amorth, o exorcista principal do Vaticano, a película “Exorcista do Vaticano” acompanha a investigação de Amorth à aterradora possessão de um rapaz, que revela uma conspiração secular que o Vaticano tenta encobrir a todo o custo.
Os bilhetes estão à venda, na bilheteira do auditório, a partir das 21 horas de sexta-feira, ou em Ticketline.pt.
O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no passado dia 6 de maio um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Vila Velha de Rodão.
Refere a GNR que no âmbito de um processo de violência doméstica, “foi possível apurar que o suspeito de ameaçava e agredia física e psicologicamente a sua companheira, uma mulher de 49 anos”, residente em Alpalhão.
No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção. O detido foi presente, no dia 9 de maio, no Tribunal Judicial de Nisa, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar com a vítima por qualquer meio, proibição de frequentar a freguesia onde a vítima reside, proibição de se aproximar da residência da vítima, bem como do seu local de trabalho, proibição de adquirir armas de fogo e obrigação de entregar todas as que tiver em seu poder, sujeitar-se a consulta de avaliação de consumo de bebidas alcoólicas, e controlado por pulseira eletrónica.
Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Apoio Operativo (NAO) de Castelo Branco e do Posto Territorial de Vila Velha de Rodão.
A GNR lembra ainda que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. As denúncias podem ser feitas no Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt
“Talvez não seja nada” é o nome do espetáculo de César Mourão, apresentado esta noite de quinta-feira, 11 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo (CAEP), pelas 21.30 horas.
Um álbum de originais é a sua mais recente criação. César Mourão compôs letras e músicas, com a direção musical de Guilha Marinho, na guitarra e com Jaume Pradas, na bateria, Nuno Oliveira, no baixo, Diogo Duque, no trompete e João Rato no piano.
“Talvez não seja nada” ou talvez seja tudo, é ver para crer.
A empresa Valnor está a investir na reformulação da Estação de Transferência de Elvas, para otimizar o serviço de transportes de resíduos indiferenciados, num investimento de 500 mil euros.
A empresa, que é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, no distrito de Portalegre, adianta que o investimento visa a “substituição da solução de compactação” de resíduos indiferenciados, permitindo assim “otimizar o transporte” dos mesmos a partir da Estação de Transferência de Elvas, substituindo equipamentos que se encontram em operação há 20 anos por uma solução “mais eficiente”.
O investimento, que irá decorrer durante dois meses, contempla ainda a aquisição de três semirreboques, equipados com piso móvel, a aquisição de três unidades hidráulicas para promover a deslocação dos pisos móveis, a construção de três tremonhas de descarga e trabalhos de construção civil para adaptação da estação de transferência.
Neste âmbito, sublinha a empresa que estes “constituem uma otimização da solução de transporte em contentor fechado, possibilitando o transporte de cerca de 24 toneladas por frete em detrimento dos contentores fechados, cuja carga máxima será 11 a 12 toneladas”.
A empresa refere que o transporte em alta com semirreboques possibilita que a Estação de Transferência de Elvas seja, desde logo, reconvertida para poder receber biorresíduos de recolha seletiva, ficando um dos novos semirreboques destinado para o efeito.
“Esta intervenção, prevista no plano de investimentos da Valnor, vai ao encontro da estratégia de gestão da empresa, com o novo paradigma da gestão de resíduos que tem vindo a assumir, nomeadamente em termos da contribuição para o cumprimento das exigências nacionais e comunitárias para o setor e de sustentabilidade do sistema e da concessão nas suas vertentes ambiental, social e económico-financeira”.
Santiago Maior e a Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, estão em festa este fim de semana, de sexta-feira, 12 de maio, a domingo, dia 14. Pelas Festas da Santa Cruz vão passar, na sexta-feira, Jorge Guerreiro e, no sábado, Quim Barreiros.
Mas para além desta componente mais popular, estas festas, que “envolvem toda a comunidade”, têm uma vertente religiosa e de “muita tradição”, o que faz delas, segundo o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “uma das mais importantes do concelho”.
“No passado, terão existido mais Festas da Santa Cruz, na região e noutras localidades, mas algumas foram-se perdendo. A verdade é que, ao dia de hoje, as Festas da Santa Cruz da Aldeia da Venda mantêm-se”, lembra o autarca. Considerando estas festas “muito diferenciadores”, João Grilo garante que movimentam sempre bastante a freguesia de Santiago Maior.
Neste momento, avança o autarca, está a ser ultimada uma candidatura para a classificação das Festas da Santa Cruz como Património Imaterial do Alentejo, desenvolvida em parceria com o Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda e com a colaboração da Direção Regional da Cultura.
Festas como esta, diz ainda João Grilo, são dinamizadas sempre numa colaboração estreita entre o Município, as juntas de freguesia e as associações locais.
Para além de Jorge Guerreiro e Quim Barreiros, a animação vai estar, ao longo do fim de semana, a cargo do duo Thy Subry, Sons & Tons, Rui Grilo e dos DJs Brat e Peat.
A tradicional tômbola, duas vacadas, uma delas noturna, e a apresentação do documentário “Fé Milenar – Santa Cruz” são outros dos ingredientes destas festas.
Um veículo ligeiro de mercadorias, de transporte de congelados, está desde o final da manhã desta quinta-feira, 11 de maio, suspenso nos degraus da Igreja de São Pedro em Elvas.
Segundo fonte dos Bombeiros de Elvas, neste momento, a carrinha ainda se encontra no mesmo local, uma vez que se aguarda a chegada de uma outra viatura, para que os congelados possam ser transferidos para outro veículo, para posterior remoção da que ficou suspensa.
O alerta para a ocorrência foi dado às 11.45 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a PSP, num total de sete elementos, apoiados por três viaturas.
Portalegre foi o local escolhido para a preparação da equipa portuguesa que vai participar no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Gdansk 2023, que vai acontecer na Polónia, de 5 a 9 de setembro.
Até lá, decorre a preparação dos participantes. A primeira semana de treinos está a decorrer esta semana, no Serviço de Formação Profissional de Portalegre (IEFP).
Com 22 profissões selecionadas para participar neste campeonato europeu, os futuros concorrentes vão experienciar num rigoroso programa de estágio.
Os dois primeiros classificados em cada uma das profissões a concurso cumprirão um exigente plano de treino específico, condizente com os objetivos de participação nacional.
A Associação Juvenil Arkus organiza esta quinta-feira, dia 11, uma sessão de sensibilização, na Escola Secundária D. Sancho II, a partir das 14 horas.
A iniciativa tem como mote “A tua vida está nas tuas mãos. Não ao consumo de substâncias psicoativas”, e será uma ação de sensibilização com teatro.
A ação estende-se aos restantes agrupamentos de escolas no final do mês de maio, em data a divulgar e insere-se na programação de eventos do Festival da Juventude e Académico de Elvas.
Atualmente, não existe um reconhecimento mútuo do estatuto de pessoa com deficiência entre os Estados-Membros da União Europeia, o que pode causar dificuldades a estas pessoas.
Neste sentido, a Comissão Europeia propôs, depois de um projeto piloto em oito países e que teve um feedback muito positivo, que até ao final deste ano este cartão seja aplicável a todos os países da União Europeia.
Este Cartão garante a igualdade de acesso das pessoas com deficiência aos benefícios existentes noutros países, principalmente nos domínios da cultura, do lazer, do desporto e dos transportes. Através do cartão, as pessoas com deficiência poderão obter mais facilmente um apoio adequado quando viajam ou decidem viver noutro país da União Europeia.
Este é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:
O Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas acolhe a 33ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas, numa organização da Câmara Municipal de Elvas, a 13 de maio, sábado.
A iniciativa que espera centenas de exemplares de raças caninas, conta com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura, e é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale.
As provas decorrem a partir das 9 horas e têm entrada livre.
O Raide Internacional Estremoz decorre amanhã e sábado, dias 12 e 13 de maio, na freguesia da Glória, na Herdade das Carvalhas.
José Sádio, presidente da Camara Municipal de Estremoz, explica que, depois do sucesso do ano anterior e do reconhecimento da Federação Equestre Portuguesa, “queremos estabilizar esta prova do calendário nacional e internacional; a primeira edição, no ano passado, correu muito bem e foi reconhecido por todos a excelência do espaço e a qualidade dos percursos, bem como a exigência da Serra D’ Ossa, onde tivemos mais de 70 equipas de todo o mundo; por isso, este ano, foi-nos proposto realizar o Campeonato Nacional de Juniores e Jovens Cavaleiros, de onde sairá o campeão nacional 2023”.
O elvense Jaime Magarreiro, falecido no ano passado, será homenageado nesta prova com um Troféu em seu nome, “por aquilo que representou na modalidade”, revela José Sádio, adiantando que haverá também a Taça Valerie Clarke que “deixou um testemunho de grande dedicação ao hipismo, no concelho de Estremoz, pelo que queremos perpetuar a sua memória”.
O presidente da Câmara Municipal de Estremoz acrescenta que “estão reunidas todas as condições para que este seja um grande raide, muito participado com equipas de vários pontos do mundo”.
No Raide Internacional, durante os dois dias, vão estar em Estremoz dezenas dos melhores atletas mundiais e nacionais. As provas, amanhã, têm início às 8.30 horas e, no sábado, às 7 horas.
Os utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior viram ontem, 10 de maio, a habitual eucaristia semanal ser celebrada de forma diferente.
Um momento que proporcionou ainda aos utentes uma pequena caminhada.
No passado Dia da Mãe, a Academia Sénior preparou na CURPI – Comissão Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Campo Maior uma surpresa para as utentes da instituição.
A seleção distrital de futebol sub-16 feminina, para a qual foram convocadas cinco atletas de Elvas, chegou à final do torneio interassociações que decorreu, no mês passado, em Viseu.
A Rádio ELVAS esteve à conversa com estas atletas que integraram a seleção distrital, para perceber não só o seu percurso futebolístico, mas também a forma como viram este torneio, em particular, e o futebol feminino, em geral.
Sofia Liu, iniciou a sua formação futebolística em “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, aos sete anos, e, neste momento, joga na equipa de sub-19 do Sport Lisboa e Benfica. “É um orgulho enorme ter crescido aqui e poder evoluir, mas este trabalho não é só meu, é de também de todos os técnicos que me acompanharam ao longo deste tempo e me permitiram chegar até onde estou”, revela, em declarações à Rádio ELVAS. Quanto à experiência no Benfica, garante que está a ser “incrível, apesar de estar ainda num processo de evolução”, tendo esperança de chegar à equipa sénior.
Sobre o torneio interassociações, Sofia Liu explica que notou uma evolução da equipa e uma “grande união”. “Demos tudo nesse torneio e o que devemos ter em conta é o esforço desenvolvido ao longo do torneio”, garantindo que este tipo de iniciativas “possibilita às jogadoras de futebol poderem evoluir ainda mais”.
Quanto à evolução do futebol feminino, a jovem atleta refere que há cada vez mais raparigas a jogar; no entanto, “é necessária uma aposta, no distrito, no futebol feminino”.
Há sete anos que Carolina Cristiano, que integrou esta seleção distrital, joga futebol, no meio de rapazes, no Clube de Futebol “Os Elvenses”. Aos microfones da Rádio ELVAS recorda como começou a praticar a modalidade, por “brincadeira” e depois de um treinador lhe ter dito que tinha jeito para a bola. Só na seleção distrital, Carolina tem oportunidade de jogar apenas com raparigas, o que, para si, faz toda a diferença: “a jogar com os rapazes, nós não nos sentimos confortáveis a encostar o nosso corpo; com as meninas, temos conversas mais apropriadas”.
Para Carolina, Sofia Liu é uma grande inspiração, lembrando que a ex-jogadora de “O Elvas” optou por representar a seleção de Portalegre, no torneio interassociações, quando o podia fazer por Lisboa. O objetivo desta jovem jogadora é seguir as pisadas de Sofia. Caso “Os Elvenses” não consigam, num futuro próximo, criar uma equipa feminina, Carolina revela que poderá vir a dar continuidade ao seu sonho, jogando numa das equipas de Badajoz.
Num regresso recente ao futebol, Maria Vinagre, também jogadora de “Os Elvenses”, viu o seu nome, desde logo, e com muito entusiasmo, na convocatória para os treinos da seleção distrital: “comecei logo a chorar, porque voltei para o futebol e não esperava ser logo chamada à seleção”. Encarando os rapazes que jogam na equipa elvense como irmãos mais novos, Maria garante que jogar com outras raparigas é “totalmente diferente”, a vários níveis.
Garantindo que nesta seleção distrital encontrou uma “segunda família”, Maria revela o que, na sua opinião, ainda impede que muitas outras raparigas joguem futebol: “muitos dos pais não deixam vir as raparigas para o futebol, porque dizem que é um desporto masculino, o que não concordo nada”.
Já Teresa Gonçalves, de 13 anos, oito deles a jogar futebol n’ “Os Elvenses”, até começou pela equitação. Mais nova que muitas das suas colegas de seleção, garante que a equipa “deu tudo” neste torneio, em Viseu. Apesar da derrota, na final, considera que a prova “correu bem”. “Toda a gente quer ganhar a competição, lutámos até ao fim. Perdemos, mas fizemos tudo até ao último segundo”.
Tal como Carolina e Maria, Teresa sente algumas diferenças no que diz respeito a jogar só com raparigas. “Estou numa seleção com raparigas mais velhas, mas pronto, é habituar-me”, diz ainda.
Íris Pais, que joga futebol n’ “Os Elvenses” há apenas um ano, garante que esta primeira ida à seleção distrital foi uma experiência “inesquecível”. “Demos tudo, o máximo, dentro e fora de campo. Perdemos, mas não consideramos uma derrota. É uma união muito forte, que não se compara com nada e isso é o mais importante para nós”, acrescenta.
Esta jovem futebolista, que confessa que gostava de vir a ter uma carreira no mundo do futebol, se assim for possível, não esconde, ainda assim, que tem outros sonhos.
Esta fase final do Torneio Interassociações Sub-16 de Futebol Feminino, em que estas jovens jogadoras de Elvas participaram, disputou-se em Viseu, entre os dias 14 e 16 de abril. A comandar a equipa estiveram Nelinho Rodrigues, Luís Silva e Carlos Costa Pinto (a entrevista completa aos treinadores para ouvir aqui).
Ficou em liberdade o jovem de 19 anos que, na passada segunda-feira, foi detido em Elvas, pela PSP, por se dedicar ao tráfico de droga e outros delitos.
Depois de ter sido presente a juiz o jovem foi libertado, ao início da tarde de ontem, tendo-se lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais na esquerda da PSP de Elvas.
De recordar que a PSP apreendeu a este jovem 186 doses individuais de haxixe, bem como ainda um telemóvel e uma navalha que servia para o corte do referido produto estupefaciente.