Governo declara Elvas em seca severa e extrema

Elvas é um dos 11 concelhos do distrito de Portalegre e um dos 67 concelhos dos País na lista divulgada, esta segunda-feira, dia 8, pelo Ministério da Agricultura e Alimentação que classifica em situação de seca severa e extrema.

Trata-se de cerca de 40% do território nacional que se encontra nesta situação de acordo com o despacho assinado pela ministra Maria do Céu Antunes, que revelou que, segundo o índice PDSI — Palmer Drought Severity Index, se verificou no final de abril “um agravamento da intensidade de seca em relação aos meses anteriores, com cerca de 40 municípios na classe de seca severa e 27 na classe de seca extrema, uma superfície equivalente a cerca de 40% do território”.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Alimentação, “não foi possível a recuperação hídrica devido à ocorrência de reduzidas afluências a estas albufeiras, resultantes de precipitações pouco significativas ou nulas durante o ano hidrológico, designadamente nas bacias hidrográficas do Sado, Mira, Arade e das Ribeiras do Algarve”.

A lista dos 67 concelhos é publicada a seguir.

Distrito de Portalegre (11): Alter do Chão; Arronches; Avis; Campo Maior; Crato; Elvas; Fronteira; Monforte; Ponte de Sor; Portalegre; e Sousel.

Distrito de Évora (14): Alandroal; Arraiolos; Borba; Estremoz; Évora; Montemor-o-Novo; Mora; Mourão; Portel; Redondo; Reguengos de Monsaraz; Vendas Novas; Viana do Alentejo; e Vila Viçosa.

Distrito de Santarém (2): Benavente; e Coruche.

Distrito de Beja (14): Aljustrel; Almodôvar; Alvito; Barrancos; Beja; Castro Verde; Cuba; Ferreira do Alentejo; Mértola; Moura; Odemira; Ourique; Serpa; e Vidigueira.

Distrito de Setúbal (10): Alcácer do Sal; Alcochete; Grândola; Moita; Montijo; Palmela; Santiago do Cacém; Sesimbra; Setúbal; e Sines.

Distrito de Faro (16): Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.