Incrições em São Vicente para a Milha Urbana José Mário Almeida

A Barbaris Team de Barbacena vai organizar no próximo sábado, 13 de maio, uma prova de atletismo, em São Vicente e Ventosa, a pedido do presidente da junta, de forma a homenagear José Mário Almeida, “um antigo atleta, que há uns anos teve um infortúnio na sua vida e merece esta homenagem”.

Atualmente, José Mário Almeida dedica a sua vida aos treinos e à gestão da carreira do seu filho, Mário Almeida, “também ele um grande atleta”.

A milha, de 1609 metros, conta para o Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e está marcada para as 21 horas, com partida da sede da junta de freguesia de São Vicente e Ventosa.

As inscrições estão abertas até quarta-feira, 10 de maio, e podem ser feitas aqui.

Tempos de D. João I na Feira Medieval Ibérica de Avis

Campo Maior participou em Torneio de Sueca nos  Jogos do Alto Alentejo

No âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o Município de Campo Maior foi representado com quatro duplas que participaram no Torneio de Sueca.

O evento aconteceu no domingo, 7 de maio, no concelho do Crato, e depois da competição houve ainda espaço para um convívio entre participantes.

Fermelinda Carvalho “satisfeita” pela venda da Urbanização da Ratinha

O conjunto de imóveis cuja construção ficou por concluir na Urbanização da Ratinha, em Portalegre, foi vendido.

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho recorda que este era um local abandonado há vários anos, pelo que “o município acionou uma garantia bancária, bem como uma obra para a execução das infraestruturas que não estavam feitas e, agora foi possível numa parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e apareceu uma empresa, a Rio Capital, interessada nos imóveis e a Câmara terminou as obras, para finalizar o investimento, pelo que foi então possível desbloquear esta situação”.

Fermelinda Carvalho demonstra-se “satisfeita” com esta questão, porque a habitação faz muita falta, precisamos de casas para arrendamento e adianta que “têm aparecido imensas pessoas interessadas naqueles imóveis e acho que os apartamentos vão ser recuperados, vão ser vendidos e vamos dar mais vida aquela zona da cidade”.

Loteamento da Ratinha, na saída de Portalegre na direção de Elvas, que já foi vendido.

Procissão de Velas é dia 13 e sai de São Domingos

Foto arquivo

A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas vai realizar a Festa de Nossa Senhora de Fátima com uma procissão de velas marcada para o próximo dia 13 de maio, às 21 horas.

A procissão tem saída igreja de São Domingos, passa pelo Largo de São Domingos, Rua dos Frades, Rua do Padrão, Largo das Almas, Rua de São Lourenço, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim, Portas de Olivença, Praça das Armas, Avenida de São Domingos, Largo de São Domingos, terminando novamente na igreja.

Família Marques discorda da AG de “O Elvas” que “transformou em doação uma dívida”

Na sequência da noticia da Rádio ELVAS (ver aqui) sobre a reunião da Assembleia Geral (AG) de “O Elvas” – Clube Alentejano de Desportos, do passado dia 28 de abril, onde a nossa reportagem por diversas vezes insistiu na tentativa de ouvir o senhor José Marques e esposa sobre o decorrer da Assembleia, vem agora a firma de Advogados de Fátima Nuno Henriques, enviar à nossa redação a posição da família Marques, formada por José Ferreira Marques e Maria da Assunção da Costa Oliveira Marques, invocando o direito de resposta, no seguinte comunicado: 

Como visados no artigo, em relação à notícia publicada sobre a Assembleia Geral de “O Elvas”, publicada em 28 de abril de 2023, e à decisão tomada pela maioria dos sócios em considerar o montante de 86.100 euros como um donativo, a família Marques gostaria de esclarecer o seguinte:

Contrariamente ao que foi aprovado na referida Assembleia Geral, o intento da família Marques sempre foi a de que o montante em questão fosse tratado como um empréstimo, realizado a pedido da anterior direção, existindo documentação que assim o atesta. O objetivo desta contribuição financeira era apoiar temporariamente o clube e, eventualmente, ser convertida em capital social de uma futura sociedade anónima desportiva.

A família Marques respeita, discordando, da decisão tomada pelos sócios na Assembleia Geral, mas reforça que a votação não tem a virtualidade de transformar em doação aquilo que é uma dívida. Portanto, é importante esclarecer o mal-entendido, a fim de manter a transparência e evitar qualquer confusão sobre a natureza deste apoio financeiro.

É também premente ressaltar que o valor em dívida não se limita aos 86.100 euros ou aos 111.558,66 mencionados na notícia, mas é, de facto, superior a essas quantias.

A decisão tomada pelos sócios, orientada pelas pessoas mencionadas na notícia, em considerar o montante como donativo inviabiliza a criação da SAD e, como consequência, a família Marques vê-se na obrigação de tomar as medidas necessárias para recuperar o dinheiro mutuado, uma vez que o desígnio não foi respeitado.

Reiteramos a nossa dedicação e compromisso para encontrar uma maneira de nos procederam à devolução do nosso dinheiro e esperamos que este esclarecimento possa contribuir para um melhor entendimento das circunstâncias que envolveram este importante suprimento financeiro ao clube.

Atenciosamente,

Pela Família Marques

Reproduzimos aqui o comunicado que nos chegou do gabinete de advogados.

Prevenção de quedas em idosos: estratégias e dicas para evitar lesões

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), as quedas ocupam o segundo lugar nas causas de morte devido a morte acidental em todo o mundo, só sendo superadas pelos acidentes rodoviários.

Pela mobilidade reduzida e fragilidade física, a população mais afetada por este flagelo são os mais idosos. Ainda segundo a OMS, 30% das pessoas com 65 ou mais anos sofrem quedas pelo menos uma vez por ano na sua casa, enquanto a percentagem sobe para 50% quando apenas se consideram as quedas em instituições de apoio à terceira idade como os lares ou casas de repouso.

Diz o velho ditado português que mais vale prevenir do que remediar e, face a estes dados e à maior propensão dos mais idosos para quedas incapacitantes ou até mortais, essa deve ser a profilaxia.

Para ajudar cuidadores informais e profissionais a prevenirem as quedas em idosos, damos-lhe a conhecer uma série de estratégias e dicas que o vão ajudar nesta tarefa. Tome nota.

Estratégias e dicas para evitar quedas em idosos

• Estimule a realização de exercícios físicos

Como referimos, a mobilidade reduzida e a fragilidade muscular são duas das razões para a maior propensão para quedas sentida pelos mais idosos. Conforme o Ministério da Saúde português, uma das formas de evitar as quedas e as potenciais lesões passa por estimular a realização de exercícios físicos diários.

Entre estes exercícios físicos diários contam-se:

– Sentar-se e levantar-se sem se apoiar – oito vezes;

– Levantar a perna até à cintura, estando sentado – seis a oito vezes;

– Elevar, lateral e alternadamente, as pernas – seis a oito vezes;

– Deitado de costas, levantar as pernas alternadamente – dez vezes;

– De forma apoiada, dobrar/esticar o joelho da perna direita e da esquerda alternadamente – dez vezes.

Além destes exercícios, é importante manter uma rotina de marcha diária. Tudo isto em segurança.

Caso algum dos exercícios provocar desconforto ou dor, deve ser evitado.

• Utilizar auxiliares de marcha

Mediante o grau de incapacidade do idosoé importante que, para prevenir quedas, se utilizem auxiliares de marcha como cadeiras de rodas, andarilhos ou canadianas/muletas. No caso das cadeiras de rodas, a manutenção deve ser feita de forma periódica verificando o estado dos pneus e sistema de travagem.

Para manter o idoso sempre seguro, a cadeira de rodas, quando parada, deve estar sempre travada. Na altura de levantar o idoso ou de o transferir para cama, os descansos para os pés devem ser removidos.

Já no que respeita aos andarilhos, estes auxiliares de locomoção devem ser adaptados à altura do idoso, sendo que a parte superior deve encontrar-se alinhada com os trocânteres. Para além disto, deve verificar sempre o estado das borrachas dos pés do andarilho fixo e substitui-las caso seja necessário.

Os andarilhos fixos não são o único tipo existente. Por exemplo, aos andarilhos fixos juntam-se os móveis com rodas em vez de pés que se destinam a quem ainda mantém alguma força nas pernas e braços e a sua marcha é mais rápida.

Se, em muitos casos, o andarilho para idosos é o mais indicado, quando o idoso ainda mantém uma mobilidade e estabilidade razoáveis as canadianas ou muletas podem ser o auxiliar mais indicado.

•Tornar o ambiente em casa mais seguro

Como vimos, 30% das pessoas acabam por cair em casa e é por isso que deve, por divisão:

a) Casa de banho

– Colocar barras de apoio perto da sanita e lavatório;

– Colocar tapetes antiderrapantes no duche/banheira

– Colocar fitas antiderrapantes perto da sanita, lavatório, duche/banheira;

– Aplicar um assento fixo no duche/banheira e um alteador de sanita;

b) Cama

– Utilizar camas de altura ajustável;

– A altura da cama deve permitir que o idoso dobre os joelhos a 90º quando estiver sentado na beira da mesma;

– Caso a cama seja demasiado alta e seja impossível a sua substituição, é aconselhado que corte os pés à mesma;

– Utilização de grades, com o comprimento da cama, quando o idoso não conseguir sair da cama sozinho

– Caso a cama tenha rodas, estas devem estar sempre travadas.

c) Jardim/quintal

– Atenção aos animais de estimação;

– Manter o jardim/quintal livre de potenciais agentes de quedas, como folhas ou galhos.

• Ensinar o idoso a proteger-se contra quedas

De modo a prevenir a existência de quedas, o idoso deve ser ensinado a proteger-se. Entre as várias estratégias e dicas a ensinar estão a mudança de posição com movimentos lentos, levantar de forma progressiva, sentar-se para se vestir e calçar, evitar inclinar-se para apanhar objetos e evitar subir a bancos ou cadeiras (tudo o que o idoso necessitar deve estar à mão de semear e/ou em prateleiras baixas).

Atleta de Rio de Moinhos vence Trail em Portalegre

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos (GDCRM) competiu, este fim de semana, no Ultra Trail de São Mamede, em Portalegre, no trail de 15 quilómetros.

Na prova, a atleta do Grupo de Rio de Moinhos Vanessa Schnitzer venceu a geral feminina, em que a elvense Cláudia Batuca, ficou em segundo lugar. Já em juniores, Henrique Moura alcançou o terceiro degrau do pódio; concluíram também a prova, Helena Caldeira, em oitavo lugar do escalão F45, e Carlos Caldeira, 13º M45.

Já em Vendas Novas, na segunda jornada do Olímpico Jovem Regional, o GDCRM teve atletas com bons resultados.

Cervejas e petiscos no céu de Alqueva voltam a Alandroal

O município de Alandroal está a preparar a segunda edição do Festival ABITS – A Beer In The Sky – Festival da Cerveja ao Petisco.

O evento está agendado para os dias 26 a 28 de maio no cenário único do castelo do Alandroal e arranca com um warm up na tarde-noite do dia 25 na Praia Fluvial das Azenhas D ́El Rei, em Montejuntos.

O objetivo é promover as cervejas artesanais do Alentejo, de Portugal e de vários países do mundo, harmonizadas com os melhores petiscos regionais preparados pelas associações do concelho num ambiente descontraído onde não faltam os concertos e a animação.

A edição deste ano reforça a aposta na oferta gastronómica e garante o acesso a uma oferta muito diversificada de cervejas artesanais a preços muito competitivos.

O festival evoca ainda a vocação do município para a observação astronómica, uma vez que está inserido na Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo.

Banco Alimentar de Évora recolhe 30,7 toneladas de alimentos

30,7 toneladas de alimentos foram recolhidas no distrito de Évora, no âmbito da Campanha de recolha, levada a cabo pelo Banco Alimentar Contra a Fome.

A direção do Banco Alimentar Contra a Fome de Évora revela, em comunicado que, só foi possível chegar a estes valores, “graças à solidariedade demonstrada por todas as pessoas que doaram alimentos e ao trabalho incansável de cerca de dois mil voluntários”.

“Sabendo do difícil contexto económico que continuaremos a atravessar, com grandes dificuldades sentidas pelas famílias e perante a insuficiência de alimentos para responder a todas as necessidades, continuamos a apelar a particulares e empresas que contribuam, até 14 de maio, através das campanhas Vale nos supermercados e online em https://www.alimentestaideia.pt/). Todas as ajudas são bem-vindas e um elo importante nesta cadeia de solidariedade.

Mercado “Cá da Terra” levou campomaiorenses ao Jardim Municipal

O “Mercado Cá da Terra” regressou ao Jardim Municipal no passado domingo, dia 7 de maio.

Com participação de dezenas de produtores e artesãos locais, no Jardim Municipal esteve exposto aquilo que de melhor se produz no concelho de Campo Maior, desde produtos alimentares a artesanato.
A vereadora São Silveirinha passou pelo espaço para agradecer a participação aos produtores e artesãos locais neste evento, que chamou também muitos campomaiorenses durante a manhã ao Jardim Municipal.

O “Mercado Cá da Terra”, promovido pelo município campomaiorense, vai continuar a encher o Jardim Municipal no primeiro domingo de cada mês.

Temperaturas elevadas e fenómeno “El Niño” no “Ambiente em FM”

As temperaturas elevadas, ausência de precipitação e perigo de incêndio muito elevado são algumas das previsões do Instituto Português do Mar e das Atmosfera para os próximos meses, que se avizinham de seca.

A Organização Meteorológica Mundial estima mesmo que haja 60% de hipóteses de o fenómeno El Niño se formar até o final de julho.

Este fenómeno, segundo explica JOSÉ Janela, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, é um fenómeno climático natural geralmente associado ao aumento das temperaturas e da seca, em algumas partes do mundo, e às fortes chuvas, noutras.

Tudo para saber sobre a seca no país e no mundo e também este fenómeno, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, que pode ouvir, na emissão, às 12.45 e Às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Monforte dá o nome de João Maria Carriço ao Agrupamento de Escolas (c/ fotos e vídeo)

O Município de Monforte homenageou esta manhã de segunda-feira, 8 de maio, João Maria Carriço, um jovem monfortense que faleceu num acidente de viação.

A homenagem consistiu em dar o nome deste jovem ao Agrupamento de Escolas de Monforte e na inauguração de um mural, de forma a perpetuar não só o seu nome mas também o legado de João Maria.

Numa homenagem repleta de emoções que decorreu na sede do Agrupamento de Escolas, o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, recordou um jovem “humilde, de olhar sincero” com “uma história de vida em constante superação”.

“O João Maria tocou-nos profundamente a todos, nada nem ninguém o fazia parar”, recordou ainda o autarca na cerimónia de homenagem.

Presentes no momento, os pais e irmã do jovem proferiram também algumas palavras, com a irmã, Joana Carriço, a lembrar a capacidade do jovem em “superar obstáculos”.

Já o pai, João Rui Carriço, destacou “o lutador” que era João Maria, enquanto a mãe declarou que o seu filho será sempre “imortal”.

Além da atribuição do título de patrono ao jovem, foi ainda inaugurado um mural em sua memória, elaborado pela artista Maria Leal da Costa.

 

 

Iniciados de “O Elvas” são campeões distritais

O título de campeões distritais de futebol foi conquistado pela equipa B de “O Elvas”. Neste escalão, a equipa A disputa o campeonato nacional da II Divisão.

No jogo decisivo, neste domingo, 7 de maio, a equipa B dos azuis-e-ouro venceu fora o Fronteirense por quatro bolas a zero.

Como documenta a fotografia ao lado, a festa foi feita por todo o grupo em pleno relvado do Estádio Municipal Cândido de Oliveira, em Fronteira.

Dois veículos colidem na EN4 em Borba

A colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, ocorreu nesta manhã de segunda-feira, 8 de maio, na Estrada Nacional (EN) 4, no entroncamento de Borba mais perto de Estremoz.

Do sinistro apenas resultaram danos materiais em ambos os veículos, nos veículos intervenientes, não havendo feridos a registar.

A Guarda Nacional Republicana de Borba esteve no local do sinistro e tomou conta da ocorrência.

Centro Comunitário de Campo Maior assinala 23 anos

O Centro Comunitário de Campo Maior está a celebrar duas décadas ao serviço da comunidade.

Para assinalar o 23.º aniversário, ao longo desta semana decorre uma série de iniciativas dirigidas aos utentes do Centro Comunitário, entre as quais um lanche convívio, ateliers e um passeio de barco.

Além das iniciativas dirigidas aos utentes, na terça-feira vai acontecer uma palestra sobre a temática da violência doméstica no salão do Centro Comunitário aberta a toda a comunidade.

“Uma palestra que tem como título ‘Reconhecer Vítimas’. A todas as pessoas que se queiram associar, nomeadamente, pessoas ligadas ao social, à educação, e à saúde, que estejam presentes porque vai ser de bastante interesse”, admite a vereadora da Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

A servir a comunidade campomaiorense há 23 anos, o Centro Comunitário é hoje “uma segunda casa para os utentes” e “um porto de abrigo para os nossos seniores”, acrescenta São Silveirinha.

Viatura arde na EN4 em Estremoz

Uma viatura ligeira de mercadorias ardeu na totalidade esta segunda-feira, 8 de maio, na Estrada Nacional (EN) 4, junto a Estremoz, ao quilómetro 143, no sentido Borba-Arraiolos.

O sinistro não provocou feridos, apenas grande danos materiais no veículo, segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.

O alerta para a ocorrência, segundo a mesma fonte, foi dado às 03.55 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros de Estremoz, a GNR e a PSP, num total de oito elementos, apoiados por quatro viaturas.

Elvas e Campo Maior recolhem 5700 quilos de alimentos

O polo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, no passado fim-de-semana, dias 6 e 7 de maio, em Elvas e Campo Maior, cerca de 5700 quilos de alimentos, sendo 1600 referentes ao concelho de Campo Maior e 4100 a Elvas.

Segundo a responsável pelo polo, este valor foi “inferior”, a campanhas anteriores.

De recordar que, até dia 14 de maio, quem quiser pode continuar a contribuir através da campanha vale.

Campo Maior e Portalegre assinalam Dia da Europa na segunda-feira

O Dia da Europa celebra-se amanhã, dia 9 de maio, e, para assinalar a data, o Europe Direct Alto Alentejo preparou duas iniciativas, sendo uma em Campo Maior e outra em Portalegre.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adianta que este dia começou a ser celebrado porque a 9 de maio de 1950, Robert Schumman, então ministro dos Negócios Estrangeiros francês fez uma declaração ao Mundo em que dizia que a Europa para se desenvolver tinha de ter paz e os países deviam trabalhar uns com os outros, o que deu o mote para hoje existisse a União Europeia”:

Em Campo Maior, acrescenta Ana Pereira, será feita uma sessão “sobre os direitos dos cidadãos europeus, na Escola Secundária”, já durante a tarde, a partir das 14.30 horas, no Campus Politécnico do IPP, haverá uma outra sessão “sobre estágios e emprego na União Europeia, que conta com a presença de uma representante do Centro Europeu Jacques Delors e da rede EURES”.

Europe Direct Alto Alentejo que assinala amanhã, dia 9 de maio, o Dia da Europa com uma sessão na Secundária de Campo Maior e outra no Politécnico de Portalegre.

José Luís Carneiro no Compromisso de Honra da GNR em Portalegre

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, preside esta segunda-feira, 8 de maio, à cerimónia de Compromisso de Honra dos 212 alunos do 50º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana.

O Compromisso de Honra é prestado pelos Guardas Provisórios que terminaram o curso com aproveitamento e a cerimónia marca o início da sua atividade profissional nas unidades da Guarda.

Nesta cerimónia, José Luís Carneiro vai anunciar o vencedor do concurso de conceção para o projeto do futuro Centro de Formação e Comando Territorial da GNR em Portalegre.

A cerimónia vai decorrer, às 11 horas, no Centro de Formação da GNR, situado Avenida George Robinson, em Portalegre.

Concerto de música clássica no Forte de Santa Luzia

Um concerto integrado na edição 2023 do ciclo “A Música Encanta o Património” teve lugar em Elvas, na antiga capela do Forte de Santa Luzia.

Tendo a música clássica como rainha do momento, os quartetos de cordas Ponticello e Mitreo interpretaram um conjunto de peças da autoria do compositor austríaco Franz Schubert. O concerto foi organizado pelo Município de Elvas em parceria com a Academia de Música de Elvas, aliando a música ao património.

A iniciativa “A Música Encanta o Património” vai continuar ao longo do ano com atuações em vários espaços culturais da cidade.

Rondão: eventos como o Cerco ao Forte devem “orgulhar” Elvas

O fim de semana foi de muita animação, em Elvas, com a recriação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia.

Não faltaram músicos, saltimbancos e muitos figurantes, que, entre sábado e domingos, dias 6 e 7 de maio, deram vida, entre outros momentos, à recriação do acampamento civil e militar dos terços português e espanhol, bem como à própria batalha do forte.

Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, eventos como este devem “orgulhar todos os elvenses”, que devem acreditar que são capazes “de fazer história”. Para que mais iniciativas como esta se realizem na cidade, é necessário, garante o autarca, continuar a “apostar e apoiar o associativismo”.

Por outro lado, Rondão Almeida dá ainda este evento como um exemplo, que vai contra as opiniões de alguns, quando dizem, segundo alega, que Elvas “é uma cidade parada, onde nada acontece”.

“É preciso termos orgulho naquilo que fazemos. Todo o movimento associativo se aperceber que a nossa cidade tem de ser promovida e levada a toda a parte por todos nós e não por um político qualquer”, remata.

Mesas pedagógicas, demonstrações de esgrima, treino de Milícias e confrontos armados foram algumas das propostas do evento, que teve o seu ponto alto a teatralização do cerco e da batalha do Forte de Santa Luzia.