Secretária de Estado da Cultura encerra comemorações dos 15 anos de MACE

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, esteve, este sábado, 6 de maio, de visita a Elvas, para participar num almoço que encerra as comemorações do 15º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

O evento serviu também para o comendador António Cachola, em nome do MACE, agradecer a todas as instituições que participaram, de alguma forma, nestas mesmas comemorações.

Isabel Cordeiro, que diz ser sempre “um gosto” voltar a Elvas, assegura que são várias as mudanças que encontrou na cidade, destacando, entre outros aspetos, as obras de requalificação do Aqueduto da Amoreira. “Está muitíssimo bem recuperado. Gostei muito de ver o Museu Militar, todo este potencial, e depois, claro, a paisagem”, acrescenta.Quanto ao MACE, a secretária de Estado, que destaca o trabalho, quer da família Cachola, quer do Município de Elvas, garante que este museu acaba por ser “uma iniciativa modelar” e de “dinamismo cultural”.

Neste almoço, servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, que decorreu nos claustros do Museu Militar de Elvas, após uma visita àquele espaço museológico, juntaram-se, entre outros, explica o comendador António Cachola, vários colecionadores de arte e representantes de instituições não lucrativas ligadas à arte contemporânea e fundações e outras instituições que “apoiaram financeiramente” na realização do projeto “15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede”. O colecionador explica ainda que todas estas instituições acabaram por se tornar “amigas”, quer do Museu, quer da própria cidade.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, recordando a importância dos vários mecenas, que têm contribuído para o desenvolvimento do MACE, diz ser “simpática” a presença da secretária de Estado da Cultura neste encontro. O autarca destaca ainda o trabalho de António Cachola para promover o MACE e Elvas, ao longo desta década e meia.

O diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte,  por sua vez, agradece, ao comendador António Cachola, o desafiou que lhe lançou para, nesta oportunidade, dar a conhecer e divulgar o património militar do espaço.

E foi “com todo o gosto” que a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, garante a diretora, Conceição Grilo, que aceitou o “desafio” de preparar este almoço serviço nos claustros do museu. A preparar e a servir este almoço, segundo o formador Ricardo Dias, estiveram cerca de 20 alunos daquela escola.