“Beautiful Disaster” esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“Beautiful Disaster” é o filme que vai estar em exibição esta sexta-feira, 5 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas, às 21.30 horas.

Sinopse: “Travis Maddox é precisamente o que a caloira Abby Abernathy precisa e quer… evitar. Rebelde, ele passa as noites a travar lutas de boxe clandestinas. Durante o dia, deambula pelo campus universitário armado em sedutor e Abby não quer nada com ele. Intrigado com a resistência desta aos seus encantos, Travis propõe-lhe uma simples aposta: caso ele perca a próxima luta, terá de passar um mês sem sexo; se vencer, terá de ser Abby a ir morar para o apartamento dele durante o mesmo período de tempo. Seja como for, Travis não tem como antecipar que o passado sombrio de Abby está prestes a emergir e que pode, finalmente, ter encontrado alguém à sua altura”.

Os bilhetes para o filme, para maiores de 14 anos, estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório, ou em ticketline.pt.

Carta Social do concelho de Arronches em desenvolvimento

Está em fase de desenvolvimento a Carta Social do concelho de Arronches. Um documento que permitirá fazer um diagnóstico e planeamento exaustivo do concelho ao nível da população, educação, dinâmicas económicas, saúde, com vista a definir as ações prioritárias para o desenvolvimento social do município.

Para o efeito, decorreu na última semana no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches uma sessão de trabalho (Focus Group) entre as diversas entidades envolvidas na carta, que tem também em vista o desenvolvimento social do município.

Além do diagnóstico do concelho, numa primeira fase, pretende-se também definir os mecanismos de resposta aos problemas identificados, tendo em conta os recursos e potencialidades locais existentes.

Atendendo aos atuais cenários de risco de vulnerabilidade social, ao aumento das situações de pobreza e às necessidades sociais no território, a Carta Social de Arronches terá por missão promover uma atuação concertada entre os diferentes atores do território, que permita garantir o bem-estar da população residente no concelho, mediante uma maior eficiência na utilização dos recursos e uma intervenção multidimensional que dê resposta à complexidade dos problemas sociais emergentes.

Borba apresenta 10 vinhos no concurso Cidades do Vinho 2023

A vertical shot of a person holding a glass of wine in the vineyard under the sunlight

São dez os vinhos de Borba que concorrem à terceira edição do concurso “Cidades do Vinho 2023”, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Num evento a decorrer até este domingo, no Museu do Vinho de Vila Nova da Pesqueira, os vinhos de Borba estão representados por cinco adegas distintas.

A primeira participação borbense neste concurso aconteceu em 2022, em Setúbal, edição na qual arrecadou duas medalhas de ouro, com os brancos – “Adega de Borba Reserva Branco 2019” e “Visconde de Borba Reserva 2020”.

Para o próximo ano, foi eleita a candidatura conjunta dos municípios ribatejanos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém para a realização do “Cidades do Vinho 2024”.

Confira quais os vinhos borbenses a concurso na edição deste ano:

– Montes Claros Garrafeira Tinto 2017 (Adega de Borba);
– Quintas de Borba Branco 2022 (Adega de Borba);
– Monte Penedo Gordo Reserva Tinto 2017 (Herdade do Penedo Gordo);
– Cardeira Tinto 2019 (Herdade da Cardeira Unipessoal Lda.);
– Cardeira Branco 2020 (Herdade da Cardeira Unipessoal Lda.);
– Mamoré de Borba DOC Branco 2021 (Sovibor);
– Mamoré de Borba – Vinhas Velhas Reserva Tinto 2018 (Sovibor);
– Mamoré de Borba DOC Tinto 2020 (Sovibor);
– Visconde de Borba Branco 2022 (Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.);
– Visconde de Borba Tinto 2022 (Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.).

Monforte: laço azul de crianças previne maus-tratos na infância

No âmbito da Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorreu durante o mês de abril, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) convidou todas as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do país a coordenar, nas respetivas zonas de intervenção, iniciativas de modo a dar maior visibilidade à necessidade de sensibilizar para a problemática em torno do assunto.

Foram várias as ações de prevenção promovidas por cada CPCJ com o principal objetivo de envolver entidades públicas e/ou privadas e as populações locais, suscitando-lhes interesse pela função de agentes ativos que podem e devem assumir no combate a este flagelo social, pois qualquer criança ou jovem pode ser vítima de violência, física, psicológica ou sexual, presencialmente ou através de meios online, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico.

À semelhança dos anos anteriores, a CPCJ de Monforte, em parceria com o respetivo Município e demais entidades representadas na sua Comissão Alargada e ainda outros organismos, designadamente o Agrupamento de Escolas do Concelho e a Operação Agir4GMonforte (CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social), o Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, e comunidade local, responderam ao apelo e preparou um programa de atividades que encerrou no dia 28, no Estádio Municipal “Dinis Serrano”, com a construção de um Laço Azul Humano.

O azul é a cor associada à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância porque, em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) atou uma fita azul na antena do automóvel, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Este gesto transformou-se numa campanha que se expandiu mundialmente e, atualmente, muitos países usam fitas azuis, durante o mês de abril, em memória das crianças que morreram ou são vítimas de abuso ou negligência.

Em Portugal, “Serei o que me deres… que seja amor” é o slogan criado pela Comissão Nacional.

Rui Miguel Nabeiro transmite confiança a colaboradores do grupo Delta

O CEO do grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, falou pela primeira vez aos colaboradores do grupo após o falecimento do comendador Rui Nabeiro, a 19 de março.

O neto do fundador do grupo Nabeiro partilhou uma nota, nas suas redes sociais, na qual confessa que este foi um momento “emotivo”, mas também de “muita confiança e determinação”.

Sob o lema “P´ra Frente”, o CEO do grupo Nabeiro transmitiu aos colaboradores do grupo uma mensagem de união, exaltando a conhecida expressão “Juntos somos mais fortes”.

GNR detém homem em Arronches pelo crime de burla

Um homem, de 34 anos, foi constituído arguido, ontem, quarta-feira, 3 de maio, pelo crime de burla, no concelho de Arronches, pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.

No âmbito de uma investigação, que decorria há mais de dois anos, por diversos crimes de burla, os militares da GNR deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária à residência do suspeito, tendo a diligência culminado na apreensão de dois telemóveis; duas boxes de TV; um computador portátil; um router de internet; 1250 euros em dinheiro e diversa documentação relacionada com os crimes.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados Tribunal Judicial de Elvas. A operação policial contou com o reforço do Posto Territorial de Arronches da GNR.

Feira de Maio de regresso esta sexta-feira a Montemor

A terceira edição do Montemor Golden Wine and Lamb e a tradicional Feira de Maio, da APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo), têm início esta sexta-feira, 5 de maio, estendendo-se até domingo, dia 7: um evento que promete noites de muita música e dias dedicados, sobretudo, à pecuária extensiva.

“Já realizamos esta feira há muitos anos aqui na APORMOR. A primeira denominação era Feira de Maio/Festa do Ovino, onde a única espécie animal que havia na feira eram os ovinos. No entanto, há três anos iniciamos uma parceria com a Câmara Municipal de Montemor e começamos a dar outra dimensão à feira, nomeadamente, este evento do Wine and Lamb, onde estão presentes os vinhos da região de Montemor”, explica Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.

Esta terceira edição do certame, à semelhança do que aconteceu nas duas anteriores, também vai contar com uma componente de entretenimento. “A parte do entretenimento teve uma grande adesão por parte das pessoas no passado, devido também ao facto de nos anos anteriores ter aparecido a Covid-19, mas espero que este ano volte o mesmo número de pessoas”, comenta Joaquim Capoulas.

O papel centralizador da feira, garante ainda o responsável, “justifica que se tenha começado a chamar, a Montemor, há oito anos, capital nacional da pecuária extensiva, sendo o concelho com maior efetivo das espécies extensivo, e penso que temos conquistado esse lugar”.

O evento contará com exposição e mercado de gado ovino e caprino, concurso e leilão de gado Aberdeen Angus, showcoocking, concertos, espetáculos com DJ, uma corrida de touros e ainda uma poule de obstáculos.

Formação para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas em Bruxelas

Estão abertas as candidaturas até dia 10 de julho, para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas, com até dois anos de experiências, e até 30 anos de idade, para que possam obter formação, em Bruxelas.

Trata-se de uma formação que tem como objetivo dar a conhecer as instituições europeias e a oportunidade de terem como mentores jornalistas conceituados do seu país sobre as questões europeias.

Esta formação vai decorrer de 7 a 13 de outubro e este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Muitos jovens em Elvas nos Dias na Diocese antes da JMJ

Os Dias nas Dioceses, inseridos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vão trazer centenas de jovens até Elvas, vindos de vários países.

O padre Ricardo Lameira recorda a importância da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no início de agosto, num encontro dos Jovens com o Papa, em Lisboa. “A JMJ foi criada pelo Papa João II no sentido de reunir jovens de várias partes do mundo para que pudessem fazer uma experiência de fé, de vida, de família e de comunidade, nunca tirando a dimensão humana”.

Quanto aos Dias na Diocese, acontecem antes deste encontro com o Papa e possibilita aos jovens conhecer “a realidade local, a vários níveis, onde também viverão a sua fé e terão dias de missão junto da população local”.

Em Elvas, os jovens estarão dos dias 26 de julho a 1 de agosto. O padre Ricardo Lameira adianta que os jovens “vêm do Togo, de Espanha, do México e da França, e terão, em Elvas, momentos de passeio, histórico-culturais, de lazer e de celebração religiosa”.

Para estes dias, os jovens de Elvas também podem participar e os adultos como voluntários.

O pároco esclarece que os jovens que vêm para Elvas pagarão 70 euros, para que “!os possamos sustentar”, no entanto os jovens De Elvas, ao contrário do que acontece a nível nacional, não irão pagar absolutamente nada”.

A paróquia de Elvas vai a Lisboa, participar na Jornada Mundial da Juventude de 6 a 8 de agosto, mas devem inscrever-se junto da Paróquia de Santa Luzia, do chefe dos escuteiros ou da comissão organizadora.

Dias na Diocese que decorrem entre 26 de julho a 1 de agosto, altura em que estarão em Elvas, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, jovens vindos de várias partes do mundo.

Alunos do CEAN vencem prémios no Congresso Cientistas em Ação

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), no âmbito do Clube Ciência Viva, participou na 16ª edição do Congresso Nacional Cientistas em Ação, que decorreu em Estremoz.

A participação dos alunos do CEAN esteve dividida em dois dias. No dia 27 de abril, participaram no concurso com três projetos com alunos do 1º ciclo. Os projetos de investigação apresentados foram os seguintes:

1- “Levitar será magia ou ciência!? Poderá um comboio levitar”, de Martin Carrilho, João Pinto e Guilherme Martel (3º ano CEAN)

2- “Shiitake e Pleurotus! Análise dos substratos e variáveis de cultivo e crescimento”, de Caetana Carrilho, Beatriz Gaita e Jorge Passinhas (3º, 4º ano CEAN)

3- “Os grãos mágicos: Porque brilham alguns grãos de café?” de Madalena Caldeira e Gabriel Soeirinho (3º ano CEAN)

Após apresentação, discussão e avaliação pelo júri do concurso foi atribuído neste escalão o prémio Menção Honrosa ao projeto “Shiitake e Pleurotus! Análise dos substratos e variáveis de cultivo e crescimento” de Caetana Carrilho, Beatriz Gaita, Jorge Passinhas (3º, 4º ano CEAN). Cabe destacar a excelência das restantes apresentações e o trabalho desenvolvido por todos os alunos.

No dia 28 de abril, na categoria de 2º e 3º ciclos, com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, os projetos a concurso pelo CEAN foram:

1- “Eutrofização em bacias hidrográficas e a produção de cianobactérias”, de Marta Pepê e Gabriel Bicho (5º ao 6º ano CEAN)

2- “Calcudoku, ginástica mental com lógica matemática”, de António Grifo, Francisca Tavares, Miguel Maia, Tomás Nanita, Ricardo Chibanga e Tomás Parente (6º ano CEAN)

3- “Egresso ao passado”, grupo de teatro do CEAN.

No decorrer destas apresentações foi premiado o projeto “Eutrofização em bacias hidrográficas e a produção de cianobactérias” de Marta Pepê e Gabriel Bicho (5º ao 6º ano CEAN) com o 3º lugar e o musical “Egresso ao passado”, grupo de teatro do CEAN com uma menção honrosa.

Os projetos irão ser apresentados novamente, no decorrer da Semana da Ciência do CEAN, em junho.

AF de Portalegre tem 33 jogos no sábado e domingo

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 33 desafios de futebol e futsal, de 11 competições, no fim de semana de 6 e 7 de maio, sábado e domingo: 24 partidas de sete provas são de futebol, enquanto nove embates de quatro competições são de futsal.

O campeonato distrital de juniores de futebol, série única, tem dois confrontos no sábado às 17 horas: Portalegrense – Montargilense e Eléctrico – Castelo de Vide.

No campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, há quatro jogos no domingo: Gavionenses – Portalegrense, Eléctrico – “Os Elvenses”, Hispanolusa – Estrela Verde (os três às 10.30 horas) e Estrela Branco – Fronteirense (16 horas).

O campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, tem três desafios no domingo às 10.30 horas: “Os Elvenses” – Eléctrico, Crato – Campomaiorense e Fronteirense B – “O Elvas” B.

No campeonato distrital de infantis sub-13 de futebol, segunda fase, há cinco partidas no sábado: Arronches – Crato e Campomaiorense – Nisa (ambas às 10.30 horas), na I Divisão; e “Os Elvenses” – Eléctrico, Gavionenses – Arenenses e Fronteirense – “O Elvas” (as três às 10.30 horas), na II Divisão.

O campeonato distrital de infantis sub-12 de futebol, fase única, tem dois embates no sábado: “O Elvas” – Hispanolusa (10 horas) e Crato – “Os Elvenses” (16 horas).

Na competição informal de benjamins sub-11 de futebol, fase única, há três confrontos no sábado: Estrela – Fronteirense, Castelo de Vide – Eléctrico (ambos às 10.30 horas) e “O Elvas” – Monfortense (11.15 horas).

A competição informal de benjamins sub-10 de futebol, fase única,  tem cinco jogos: “O Elvas” – Nisa, Campomaiorense – “Os Elvenses”, Eléctrico – Gavionenses, Hispanolusa – Estrela Verde (os quatro no sábado às 10.30 horas) e “O Elvas” – Portalegrense B (domingo às 10.30 horas).

A final da Supertaça de seniores masculinos de futsal realiza-se em Ponte de Sor, no sábado às 17 horas, entre a Casa Benfica de Portalegre e a União de Sousel

No torneio de encerramento de juvenis de futsal, há três desafios no sábado: Eléctrico A – Avisenses (9 horas), Sousel A – Monfortense e Eléctrico B – Sousel B (ambos às 10.30 horas).

O torneio de encerramento de infantis de futsal tem três partidas: Eléctrico A – Sousel (sábado às 12 horas), Avisenses – Montargilense (sábado às 17 horas) e Monfortense – Eléctrico B (domingo às 10.30 horas).

No torneio de encerramento de benjamins de futsal, há dois embates no domingo às 10.30 horas: Sousel – Avisenses e Eléctrico A – Eléctrico B.

Bombeiros de Elvas comemoram 94 anos no domingo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas comemora este domingo, dia 7 de maio, os seus 94 anos.

Para além do hastear das bandeiras, às 9.30 horas, no quartel da corporação, este ano, haverá também desfile de viaturas, pelas principais artérias da cidade, às 10.30 horas, e antes pelas 10 horas decorre a romagem até ao cemitério para deposição de flores junto ao monumento do Bombeiro, como revela o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins.

Para além destas atividades, pelas 11.30 horas há missa, na Igreja de Santa Luzia, por alma dos sócios já falecidos, seguida de bênção das novas viaturas da corporação.

Inicialmente, acrescenta Amadeu Martins, estava previsto que as celebrações do Dia Distrital do Bombeiros acontecessem neste dia, mas tendo em conta as elevadas temperaturas essa comemoração foi adiada para novembro. “O dia distrital do Bombeiro, previsto para este dia, em Elvas, não vai acontecer porque estamos a entrar em alerta amarelo, pelo que há muita prevenção por parte dos bombeiros, então que tivemos que adiar as comemorações do Dia distrital do Bombeiros, que à partida será, em novembro”.

Revista “Agora Damos a Segunda” em Campo Maior no fim de semana

A associação cultural campomaiorense “Agora Quer’Arte” está de regresso ao palco do Centro Cultural de Campo Maior com a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”.

Depois do sucesso da estreia, este espetáculo que junta teatro, dança e música tem duas novas sessões agendadas para o próximo fim de semana, 6 e 7 de maio.

Entre o sonho e a realidade e das gargalhadas às lágrimas, a promessa é a de quebrar tabus num momento que conta em palco com duas dezenas de artistas, acompanhados pelos membros da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior.

Um espetáculo que promete ser “mais próximo das pessoas, em nome da liberdade”, conforme diz o encenador e ator Duarte Silvério.

“Temos uma mensagem a transmitir, uma mensagem que quebra tabus e fala em nome da liberdade. É isso que queremos transmitir”, acrescenta Leonor Alegria, uma das atrizes do elenco.

Com um custo de 8,00€, os bilhetes estão disponíveis para as sessões de sábado, às 21h30, e domingo, às 16h00.

A associação cultural campomaiorense “Agora Quer’Arte” foi criada em 2022 com o objetivo de fomentar a cultura em Campo Maior.

Cartaz do Festival da Juventude de Elvas foi feito “com e para os jovens”

O Festival da Juventude e Académico de Elvas vai decorrer nos dias 12 e 13 deste mês, no Coliseu da cidade.

Dillaz e Piruka são os cabeças de cartaz da edição deste ano da iniciativa. Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, revela que este cartaz foi feito “para e com os jovens, em conjunto com a comissão municipal de juventude”, adiantando que “o objetivo é haver um período no ano em que estamos aqui para fazer algo do vosso agrado e muitos têm sido os eventos realizados para eles, e para a Câmara todos os dias são da juventude e compreendemos que os jovens são o futuro”.

Questionado sobre o facto de a iniciativa ser, este ano, de apenas dois dias, o presidente da Câmara de Elvas garante que “o investimento foi o mesmo, mas com mais qualidade, dando a possibilidade aos jovens de diminuir o custo da sua entrada no Festival, para se divertirem”.

No coliseu da cidade, para a primeira noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas, no dia 12, atuam a Alentuna e tunas convidadas; seguindo-se os concertos de Bunny Wonders, Dillaz e Diazz; e madrugada animada pelo Dj Fifty.

Já na noite de 13 de maio atuam de Buda Fé, Lon3r Johny, Piruka e Doubleman.

Nos dois dias do Festival da Juventude, a abertura das portas é às 21 horas. As pulseiras e bilhetes diários estão à venda no Posto de Turismo da Praça da República e em ticketline.pt.

O custo da entrada na primeira noite é de seis euros, já no sábado é de sete euros. O passe para os dois dias de festival tem o custo de dez euros.