Cinco anos de EuroBEC assinalados com obras dos três “vértices”

No dia em que se assinalam os cinco anos desde a fundação da EuroBEC, a Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo foi, na tarde desta quarta-feira, 3 de maio, espaço para uma reunião de três autores, um de cada município que formam esta Eurocidade – Ethel D’Assa Castel-Branco, de Elvas; Luís Maia, de Campo Maior; e Amelia Bravo Vadillo, de Badajoz – e onde tiveram oportunidade de apresentar as suas obras.

A vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, que abriu a sessão, revela que a cultura tem sido um dos setores que se tem procurado “agilizar” neste âmbito, até porque, nas suas palavras, a EuroBEC, que “ainda não é uma entidade jurídica”, por mais que seja um projeto “excelente”, também é “muito complexo”.

(A Eurocidade) “é um trabalho muito difícil de colocar em movimento, que se apoia um pouco nos serviços dos próprios municípios. Gosto muito de trabalhar em rede e hoje temos aqui três autores de cada município e temos uma editora, que é o que liga este três autores que convidámos”, adianta a vereadora.

Passados estes cinco anos, Paula Calado, que se diz “muito crítica” relativamente àquilo que há para fazer, ao nível da EuroBEC, garante que uma das maiores urgências passa por implementar um sistema de transportes, capaz de ligar os três municípios, até porque muitos elvenses trabalham em Badajoz ou Campo Maior e vice-versa. Paula Calado adianta que vários autores da Eurocidade vão ter oportunidade, já este mês, de apresentar as suas obras, na Feira do Livro de Badajoz.

A Rádio ELVAS esteve ainda à conversa com os três autores que estiveram nesta sessão. Para a elvense Ethel D’Assa Castel-Branco, iniciativas como esta permitem, sobretudo, que se trabalhe em prol da cultura. A autora, que está já a preparar uma nova obra de poesia, deu a conhecer aos presentes um pouco do seu primeiro trabalho: “Vidas de Espuma”. O campomaiorense Luís Maia, que apresentou nesta sessão o seu livro “Filhos da Madrugada”, destaca, por esta ocasião, a partilha de conhecimentos e experiências entre autores dos três concelhos irmãos. Já a escritora pacense Amelia Bravo Vadillo, que revela que começou a escrever poesia depois de uma visita a Timor-Leste, garante não conhecer fronteiras. Na sessão, deu a conhecer “Poemas da Ilha do Sândalo e Outros Versos”.

Ainda antes da apresentação das obras dos três autores, o coordenador da EuroBEC, João Paulo Garrinhas deu a conhecer ao público presente algumas das maiores lacunas, mas também potencialidades, deste projeto que une os três municípios fronteiriços.

Alunos do CEAN na final do concurso “Ser leitor é Cool!”

Os leitores das diferentes escolas do Alto Alentejo lotaram o Cine-Teatro de Castelo de Vide para a final do concurso interconcelhio “Ser leitor é Cool!”.

Com leituras de obras portugueses, o momento começou com uma homenagem ao primeiro padrinho do concurso em Campo Maior, o comendador Rui Nabeiro.

Num dia repleto de leituras, em representação do Centro Educativo Alice Nabeiro, estiveram os finalistas Margarida Nabeiro (pelo 3º ano), Miguel Courelas (pelo 4º ano), Marta Pepê (pelo 5º ano) e Bárbara Moura, pelo 6º ano.

Com o objetivo de estimular os hábitos de leitura, o concurso “Ser leitor é Cool!” regressa no próximo ano, na vila de Arronches.

Mostra “40 anos da Galeria de Desenho” no Museu de Estremoz

A Galeria D. Dinis, em Estremoz, tem patente, até 21 de maio, a exposição “40 anos da Galeria de Desenho”, através da qual se  pretende assinalar as quatro décadas de existência da Galeria de Desenho do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho.

O projeto desta galeria nasceu de uma exposição de pintura de Rogério Ribeiro, realizada em outubro de 1981 em Estremoz, tendo sido inaugurada a 21 de maio de 1983, nos antigos Paços Medievais do Concelho, contando, na altura, com a presença de individualidades da cultura nacional, como artistas plásticos, personalidades de centros de cultura, profissionais da comunicação social e autarquias, recorda Hugo Guerreiro, o Chefe de Divisão da área da Cultura do Município de Estremoz.

Passados 40 anos da criação deste projeto, resultado do trabalho de um grupo de pessoas interessadas em dotar a cidade de um centro de cultura contemporânea, o acervo da Galeria de Desenho já é composto por mais de duas centenas de obras doadas, na sua maioria, pelos próprios artistas.

A exposição de comemoração destes 40 anos conta com um conjunto de obras “muito relevantes, dos autores mais conhecidos, desde Jorge Vieira, José Aurélio, Armando Alves, entre outros”, adianta Hugo Guerreiro.

O Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho foi recentemente restaurado, sendo que a exposição, que está patente desde o dia 25 de março, está a ter muito êxito, “com mais de três mil visitantes, neste último mês”. Estes números demonstram, segundo o Chefe de Divisão da área da Cultura, “a vitalidade do museu municipal e da cidade, enquanto polo cultural”. “Temos vindo a crescer bastante na cultura e no turismo”, remata.

 

Avis recebe iniciativa “Mulheres e Resistência”

No próximo sábado dia 6 de maio, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, recebe a iniciativa “Mulheres e Resistência – Novas cartas portuguesas e outras lutas”, no âmbito da exposição homónima patente neste espaço de 25 de abril a 27 de maio.

Esta iniciativa começa às três da tarde, com a exibição do documentário “Mulheres e Resistência – Novas cartas portuguesas e outras lutas”, produzido pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e que reúne testemunhos reunidos pelo Museu desde 2015, “memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje”.

Às 16h30 tem início “Dois dedos de conversa – Mulheres e Resistência”, que conta com a participação de Rita Rato, diretora do Museu do Aljube, e testemunhos de mulheres do Concelho de Avis sobre as vivências durante a ditadura e de luta contra o fascismo.

Recorde-se que a exposição tem por base o livro “Novas Cartas Portuguesas” da autoria de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicado em 1972 e cuja primeira edição foi recolhida e destruída pela Censura, dando início ao processo das “Três Marias” que reflete a luta das mulheres pelos seus direitos que ao longo dos 48 de ditadura, que contribuíram para a resistência aos fascismo e para a conquista da liberdade no nosso país.

Proprietários de imóveis começam a pagar o IMI este mês

O pagamento da primeira prestação do IMI, pode ser pago até ao final deste mês.

Este será o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros. Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

Depois de receber a notificação da Autoridade Tributária e Aduaneira, pode pagar o IMI por Multibanco ou através do homebanking, escolhendo a opção “Pagamentos ao Estado”. Se preferir, pode sempre dirigir-se a uma repartição das Finanças (secções de cobrança), a um balcão dos CTT ou a uma instituição bancária.

Também é possível fazer o pagamento do IMI através de débito direto. Para isso deve fazer o pedido de adesão através do Portal das Finanças.

O imposto é calculado e cobrado pela Autoridade Tributária, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.

Ainda que esteja previsto o desdobramento do pagamento do imposto em duas ou três fases consoante o seu valor, é possível aos proprietários liquidá-lo na totalidade, neste mês de maio.

Desenho e pintura na Galeria Aqui d´El Arte em Vila Viçosa

Uma exposição de desenho e pintura de Ana Guerreiro, intitulada “Flutuantes ou da Vocação Atlante”, está patente na Galeria Aqui d´El Arte, no CECHAP, em Vila Viçosa.

Promovida pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios (CECHAP), a mostra poderá ser visitada, até ao dia 31 de maio, na galeria situada nas instalações daquela associação.

Gil Dores (Grémio) em entrevista na Rádio ELVAS

Gil Dores foi, recentemente, reeleito presidente do Centro Artístico Elvense, o popular Grémio.

Em entrevista na Rádio ELVAS, esta quarta-feira, 3 de maio, Gil Dores apresentou os restantes elementos que compõem a Direção.

Para além desta questão, o presidente do Centro Artístico Elvense revelou as atividade previstas para este ano, por parte da coletividade, entre elas um sunset a realizar em data a anunciar, brevemente.

A entrevista completa a Gil Dores, conduzida por António Ferreira Góis, para ouvir no podcast abaixo:

 

Bencatel tem Rota do Livro de 5 a 10 de maio

Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, recebe a Rota do Livro no mês de maio, entre os dias 5 e 10, de sexta a quarta-feira.

Por estes dias, o livro vai estar em destaque na Casa da Cultura de Bencatel, numa iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Bencatel.

A Feira do Livro funciona, nos dias úteis, das 18 às 22 horas e, no fim de semana, das 15 às 22 horas.

Isaac Santos marca presença no MXGP Academy em Águeda

O mini piloto elvense, Isaac Santos, foi convidado pela Federação de Motociclismo de Portugal para participar no MXGP Academy que se realizou no passado fim de semana, dias 28, 29 e 30 de abril, no circuito do Casarāo, em Águeda.

Desta feita, e mantendo a tradição do MXGP de Portugal, e com a ajuda da Federação de Motociclismo de Portugal através da Comissão de Motocross, a MXGP Academy voltou a ser uma realidade no Crossódromo Internacional de Águeda.

Além de sessões de esclarecimento com os mais novos, a MXGP Academy teve também ao longo da tarde de sexta-feira, um seminário para os pais, treinadores e outros representantes envolvidos na modalidade, figuras fulcrais na participação dos mais jovens pilotos que abraçam o motocross como a sua carreira.

Esta iniciativa, que contou com dezena e meia de jovens portugueses, teve como principal objetivo ajudar os jovens talentosos e apaixonados pilotos de motocross, a perseguirem o sonho de um dia chegarem ao Mundial de Motocross.

Município de Vila Viçosa trabalha na candidatura a Património Mundial

Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser executados no processo de revisão e reformulação do dossiê da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, o Município de Vila Viçosa promove na noite desta quarta-feira, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de apresentação do Relatório Final das Sondagens de Arqueologia, que decorreram em Vila Viçosa.

Irá decorrer ainda uma sessão de apresentação da proposta do Plano de Gestão, que, de acordo com o município, “é uma componente muito relevante” do processo de candidatura.

A autarquia convida toda a comunidade local a estar presente nesta sessão, relembrando que considera “fundamental contar com a participação e colaboração de todos na construção deste processo, que permitirá elevar Vila Viçosa a Património Mundial”.

Mais de 170 atletas de Karaté fizeram estágio em Elvas

O Forte da Graça recebeu na manhã do passado domingo, 30 de abril, os 175 participantes no estágio de Karaté Shotokan que a AKP – Associação de Karaté do Porto promoveu em Elvas durante o fim-de-semana.

Durante a manhã os atletas fizeram um treino e demonstração daquela arte marcial, captando a atenção dos visitantes do Forte da Graça.

A realização deste estágio acontece em função do bom relacionamento entre a Associação de Karaté do Porto e o Motoclube Alentejano de Elvas, associação que conta há algum tempo com uma secção da modalidade.

O Município de Elvas apoiou esta presença entre nós da embaixada da AKP e demais atletas participantes.

PSP alerta profissionais do CRI de Elvas para situações de perigo

No âmbito da prevenção da violência no setor da saúde, a PSP de Elvas promoveu na manhã desta quarta-feira, 3 de maio, uma ação de sensibilização dirigida aos profissionais da equipa de Elvas do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Norte Alentejano, no Centro de Atendimento a Toxicodependentes, no Largo de São Domingos.

Segundo o subcomissário Márcio Ferreira, a PSP, que tem vindo a abordar o tema, devido aos “vários episódios de violência no setor”, procurou com esta sessão dotar estes profissionais de ferramentas para fazer face a esta problemática. “O grande objetivo desta ação é demonstrar a estes profissionais de saúde aquilo que eles têm de fazer, os procedimentos que têm a adotar, em episódios de violência, para mitigar este tipo de situação e promover a ação da PSP”, adianta.

O subcomissário explica que a PSP considerou “pertinente” promover esta ação de formação, uma vez que os profissionais do CRI de Elvas lidam, diariamente, com pessoas com diversos tipos de dependências, “nomeadamente de produto estupefaciente”, o que, por si só, é “uma agravante para que ocorram alguns episódios de violência”.

A título de exemplo, Márcio Ferreira dá conta de alguns dos conselhos dirigidos a estes profissionais: “vamos falar de corredores de emergência, saídas de emergência, posicionamento de secretárias, não ficarem sozinhos com este tipo de indivíduos”.

Já a coordenadora da equipa de Elvas do CRI do Norte Alentejano, a enfermeira Carla Carvalho, garante que esta parceria com a PSP, através do projeto “Rotas Seguras”, através do qual se procura, entre outros, “uniformizar procedimentos” no que toca a episódios de violência no setor da saúde, se tem revelado “muito eficaz”.

Através do projeto, adianta a responsável, procura-se também “desmistificar alguns medos e receios”. “Serve para vermos o que é que estamos a fazer de errado, porque é que não registamos (os casos de violência), ter um protocolo de atuação mais uniforme, enquadrado também no âmbito legal”. Depois desta sessão, e de ouvidos todos os conselhos da PSP, Carla Carvalho lembra ainda que é na “prevenção que está o ganho”.

Para além do subcomissário Márcio Ferreira, esta ação de formação contou ainda com a participação do agente Paulo Restolho.

Importância das abelhas e como as preservar no “ABC”

“Sem as abelhas não há raça humana”: É esta a frase que o investigador no InnovPlantProtect, Hadi Sheikhnejad, usa para reforçar a importância da preservação das abelhas. O projeto ABC procura formas de alterar as práticas agrícolas para preservas estes animais polinizadores.

Hadi Sheikhnejad explica que as abelhas desempenham um papel crítico na manutenção das comunidades de plantas naturais e precisam de “recursos alimentares como o pólen e o néctar” para produzir colónias fortes.

O projeto ABC preocupa-se com o grande número de abelhas que estão a desaparecer e, para impedir que isso aconteça, é necessário que as práticas agrícolas disponibilizem um ambiente com plantas em épocas de floração. Desta forma, estes insetos poderão sobreviver e reproduzir-se.

A importância das abelhas e como preservá-las é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

 

FIAPE 2024 já tem data marcada

A 35ª edição da FIAPE e da 40ª Feira de Artesanato, em Estremoz já têm data marcada para 2024.

O município de Estremoz informa que o certame vai decorrer de 1 a 5 de maio de 2024, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Assembleia Municipal de Borba aprova prestação de contas 2022

A Assembleia Municipal de Borba, reunida a 28 de abril em sessão ordinária no Salão dos Paços do Município, aprovou por maioria os documentos de prestação de contas, inventário de bens, direitos e obrigações patrimoniais do Município referentes a 2022.

Na mesma sessão, foi ainda deliberada a aprovação, por maioria, a segunda alteração modificativa ao Orçamento de 2023.

Da ordem de trabalhos, foi ainda aprovada por unanimidade a proposta de regulamento para transmissão em direto das sessões da Assembleia Municipal de Borba.

Embaixador da Bulgária recebido na Câmara de Elvas com vista a estreitar relações comerciais

O embaixador da Bulgária em Portugal, Ivan Naydenov, foi recebido esta manhã de quarta-feira, 3 de maio, na Câmara Municipal de Elvas pelo presidente, José Rondão Almeida.

O objetivo desta visita institucional passou pelo estreitamento de laços entre os dois países, no geral, e em particular em Elvas e região, principalmente no que diz respeito a possibilidades de investimento.

Rondão Almeida revela que pretendeu dar destaque às potencialidades de Elvas, para que possíveis empresários búlgaros possam investir na cidade. “O objetivo é podermos promover os potenciais que Elvas tem, para além do excelente património, tem outras valências que pode suscitar o interesse de qualquer povo da Europa, foquei a centralidade de Elvas, entre Madrid e Lisboa, as vias de comunicação e plataforma logística que vai ser um elemento fundamental”.

Por outro lado, o presidente enalteceu o facto de Elvas fazer parte da Eurocidade Eurobec, algo que “a Bulgária poderá aproveitar”, e estes momentos servem para “nos promovermos junto daqueles que têm força política nos seus países, para que saiam daqui com a opinião de que podem trazer os seus empresários para investir aqui e, também receber os produtos que alguns dos nossos empresários da área agrícola produzem”.

Nesta visita, esteve também presente o presidente da NERPOR, Jorge Pais, que revela o núcleo tem vindo a “promover este tipo de visitas de representantes diplomáticos, na região, porque a base tem de partir de um conhecimento mais profundo das regiões e a ideia era que o Embaixador ajudar a desenvolver negócios e detetar oportunidades nesse sentido, porque a Bulgária é um mercado mais vocacionado para a dimensão das nossas empresas regionais, e há muitas oportunidades para estabelecermos contactos com possíveis importadores e desenvolver relações comerciais”.

Depois de ser recebido na Câmara de Elvas, o embaixador da Bulgária em Portugal visitou o Forte da Graça, bem como algumas empresas da cidade.

Membros da Assembleia aprovaram prestação de contas

A Assembleia Municipal de Elvas aprovou, por maioria, com dois votos contra e cinco abstenções, a Prestação de Contas e Inventário, respeitante ao ano económico de 2022, na reunião realizada a 27 de abril.

Aprovados, por unanimidade, os Planos Especiais de Emergência de Proteção Civil; a abertura de procedimento concursal para Diretor de Departamento do DOSU e abertura de procedimento concursal para Chefia Intermédia de 3º grau para SOF-COM.

Aprovadas, por maioria, as atas das reuniões de 7 de dezembro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023. Os membros tomaram conhecimento do relatório de atividades.

Banco Alimentar recolhe alimentos já este fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza este fim de semana, dias 6 e 7 de maio, mais uma recolha de bens alimentares, nas superfícies comerciais de todo o país.

Para além desta recolha presencial, como revela Graça Mocinha, responsável pelo polo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome, decorre em simultâneo a campanha vale, até dia 14, que consiste “numa doação, na caixa de supermercado, do valor de um bem alimentar escolhido pela própria pessoa”.

Graça Mocinha apela às pessoas para sejam “solidárias e respeitem quem faz o voluntariado”, nesta campanha, recordando que só em Elvas “são mais de 700 as pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar, através de sete instituições, por isso apelo às pessoas para que sejam solidárias e pensem no próximo”.

Campanha do Banco Alimentar contra a fome que procede este fim de semana, dias 6 e 7 de maio, a mais uma recolha de bens alimentares, nas superfícies comerciais, de todo o país.

CEAN promove Noite de Fados dia 20 no Castelo

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) organiza no próximo dia 20 de maio (sábado), uma Noite de Fados, no Castelo de Campo Maior, a partir das 21 horas.

O professor responsável pela iniciativa, Carlos Pepê, refere que este evento já é “uma tradição e um marco em Campo Maior”.

Esta noite de fados, que é um evento “multigeracional”, conta com a participação de dez fadistas da região “muito conceituados” e dois guitarristas. “Será uma noite diferente das típicas noites de fado, onde tudo gira apenas à volta de uma pessoa. Aqui o objetivo é tornar o momento dinâmico e interessante, onde o palco terá uma rotação permanente e cada fadista canta dois ou três fados”, explica Carlos Pepê.

Às vozes de Duarte Silvério, Leonor Alegria, Rosa Maria, Catarina Murcela, Mariana Guerra, Ana Cirilo, António João Gonçalves, Toy Faria, João Luís Encarnação, Mara Perleques e Catarina Pereira vão se juntar, nesta Noite de Fados, as guitarras de Jorge Silva e Joaquim Ferreira.

Os fundos angariados com o evento revertem para a realização da viagem de finalistas dos alunos que frequentam o CEAN, que este ano irão até Madrid.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos e recolhidos no CEAN. O valor dos bilhetes, que varia entre os quatro e os oito euros, dá acesso a um “lugar em mesa reservado e um buffet livre, com produtos regionais”.

As crianças até aos oito anos não pagam, sendo que poderão ficar, no decorrer da Noite de Fados, numa sala à parte, acompanhados pelos técnicos do CEAN, para que os familiares possam “assistir tranquilamente” ao espetáculo.

Euromilhões com jackpot de 158 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 158 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 2 de maio, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 383 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de cerca de 30 mil euros contemplou seis apostadores, com aposta registada fora do território nacional.

Já o quarto prémio, de 2.067 euros, saiu a 27 apostadores, um com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 07 – 32 – 44 – 47 – 48 e pelas estrelas 07 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Prevenir violência é objetivo da ULSNA com equipas especializadas

Desde 2016 que existe, em Elvas, uma equipa para a Prevenção da Violência em Adultos e Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Maria João Varela, enfermeira no Hospital de Santa Luzia e membro destas equipas, revela que este é composto por profissionais de saúde diversas áreas, “desde psicólogos, assistentes sociais, médicos, administrativos, juristas e todos nós damos o nosso contributo”.

Relativamente à prevenção de violência doméstica, acrescenta a enfermeira, “temos como parceiros a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e o NAVD de Portalegre (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica), com quem articulamos o trabalho e, em termos de iniciativas, em Elvas, temos realizado caminhadas, damos formação aos profissionais de saúde e, no serviço de urgência, onde estas situações mais visíveis, sensibilizamos os profissionais que ai trabalham”.

Elvas que conta com uma equipa para a Prevenção da Violência em Adultos e Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, desde 2016.