O Papa nomeou como bispo de Baucau, diocese de Timor-Leste, D. Leandro Maria Alves, de 48 anos de idade, anunciou o Vaticano, em comunicado.
O responsável sucede no cargo a D. Basílio do Nascimento, primeiro bispo de Baucau, que faleceu a 30 de outubro de 2021, aos 71 anos, na sequência de um problema cardíaco.
Leandro Maria Alves nasceu a 10 de maio de 1974, em Ermera, Arquidiocese de Díli, e passou pelo seminário de Kupang, Indonésia, e pelo Seminário Maior de Évora. Estudou no Instituto Superior de Teologia de Évora, entre 2001 e 2004, concluindo a sua formação teológica e obtendo o grau de bacharelato no âmbito do protocolo entre o ISTE e a Universidade Católica Portuguesa.
O novo bispo foi ordenado presbítero a 8 de dezembro de 2006, ficando ao serviço da Arquidiocese de Díli.
Entretanto assumiu os seguintes cargos e prosseguiu os seus estudos: vice-pároco da Catedral de Díli, em 2006-2007 e 2017-2019; formador do Seminário Maior São Pedro e São Paulo, em 2008-2011; diretor da Fundação Diocesana São Paulo de Díli; reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima de Díli; diretor da Escola Secundária Católica, em 2011-2014; licenciou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Urbaniana, entre 2014-2017; foi presidente da Comissão de Garantia para a qualidade dos estudos do Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart (ISFIT – CET), em 2017-2020; em 2017, Professor de Teologia Dogmática no ISFET de Díli e Secretrário-Executivo da Conferência Episcopal Timorense; em 2019, Presidente da União do Clero da Arquidiocese de Díli; administrador Paroquial da Catedral de Díli em 2020-2022, sendo elevado a Pároco da Catedral de Díli, em 2023.
Timor-Leste tem atualmente três dioceses, tendo no ano passado sido nomeado o primeiro cardeal do país, D. Virgílio do Carmo da Silva.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em nome da Arquidiocese, felicita D. Leandro Maria Alves e a Igreja irmã de Timor-Leste pela nomeação.


Na manhã desta segunda-feira, feriado de 1 de maio, o Município de Elvas descerrou placas toponímicas em cinco artérias da cidade.
Maio é o mês de Maria; neste âmbito, há em Elvas, todos os dias a recitação do Terço do Rosário às 18.30 horas, na Igreja Paroquial da Boa-Fé e, todos os sábados, na Capela da Belhó/Raposeira às 15.30 horas.
O Roteiro Literário Levantado do Chão é um roteiro de turismo literário que dá a conhecer o território de Montemor-o-Novo, e particularmente a vila de Lavre, através das palavras de José Saramago.
O presidente da Eurobec, a Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, José Rondão Almeida, considera que, através deste projeto, deve ser criada uma rede de transportes interurbana.




Neste dia 1 de maio, em que se assinala o Dia Mundial do Trabalhador, José Janela, da Quercus, recorda, no “Ambiente em FM”, desta semana, as várias lutas dos trabalhadores em defesa de melhores condições ambientais no trabalho.


Já estão concluídas as obras nas estradas Seganiza, da Enxara e da Barragem do Caia, em Campo Maior, depois da intervenção levada a cabo pelo município, em alguns casos intervenções que aconteceram devido às cheias de dezembro.
O Município de Elvas inaugura esta segunda-feira, dia 1 de maio, cinco placas toponímicas, na cidade, a partir das 10 horas, na Estrada de Santa Rita.
O Dia do Trabalhador assinala-se hoje, dia 1 de maio. Em Portugal, a data começou a ser comemorada a partir de maio de 1974, altura em que passou a ser considerada feriado nacional, uma vez que durante o Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida.
A tradicional Romaria da Ventosa chega esta segunda-feira, 1 de maio, ao fim, depois de três dias de muitas atividades.