A Assembleia Geral de “O Elvas”, que decorreu na noite passada, depois da interrupção há quatro semanas, tendo agora sido discutido um tema muito sensível e que se prende com o registo contabilístico das entradas em dinheiro por parte da família Marques, no exercício de 2022, no montante de 86.100 euros.
Os investidores e a Direção consideraram o valor como empréstimo, tendo por seu lado, o Conselho Fiscal proposto que os valores em causa fossem considerados a título de donativo, como receita extraordinária.

O ponto foi discutido de forma muito acesa, tendo vários sócios dado a sua opinião na Assembleia Geral que veio a aprovar, por larga, maioria que o valor entrado em “O Elvas” seja considerado donativo.
Entretanto, o sócio e presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida apresentou uma lista que foi votada e aprovada para uma Comissão Administrativa, por um período de três meses, constituída pelos seis elementos seguintes: António Massano Simões, José Eduardo Gonçalves, Manuel Caldeira Fernandes, Luís Marvanejo Dias, João Carapinha e Bruno Silva.
O associado José Rondão Almeida fez a proposta dos seis elementos da Comissão Administrativa e, à Rádio ELVAS, apontou a importância de ter havido disponibilidade de elementos para gerir o clube durante 90 dias.
No final, a Rádio ELVAS ouviu também José Eduardo Gonçalves, da nova Comissão Administrativa, que referiu o papel que tem sido desempenhado pelo casal José e Maria Marques, nos últimos meses: “teve um gesto que poucas pessoas tem que foi doar ao Elvas ou fazer entradas de capital, em que se devia ter salvaguardado melhor, não havendo outra alternativa, pelo que foi considerado como donativo, aprovado sem um voto contra e por uma larga maioria”.
Em cerca de dois anos, a família Marques fez transferências para “O Elvas” num total de 111.558,66 euros, dos quais, 86.100 euros em 2022.
A Assembleia Geral teve a presença de cerca de 80 sócios.


“Astérix e Óbelix: O Império do Meio” é o filme que vai ser exibido esta sexta-feira, 28 de abril, no Auditório São Mateus, às 21.30 horas.


Montejuntos, no concelho de Alandroal, está em festa entre 28 de abril e 1 de maio, desde sexta-feira até ao feriado nacional da segunda-feira seguinte. Os festejos são em honra de Nossa Senhora da Conceição.

A 39ª edição da Ovibeja já decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade, contando este ano com um maior número de expositores.
O “Pés no Chão”, Festival Internacional de Dança de Campo Maior, prossegue nesta sexta-feira, dia 28 de abril, com o workshop Laura Lial, às 17.30 horas, no Centro Cultural.
A campanha de gestão de combustível e limpeza de terrenos, referente ao ano de 2023, decorre até ao final deste mês.
O Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE) organiza, entre 29 de abril e 1 de maio, o campeonato regional da Associação de Ténis do Alentejo.
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Elvas, no passado dia 24, recuperou três cães furtados e identificou um homem de 28 anos, no concelho de Elvas.



A 35º edição da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz começa hoje, dia 27 de abril e decorre até dia 1 de maio de 2023.
A edição deste ano do Prémio Jacques Delors tem candidaturas abertas até 31 de maio e pretende reconhecer trabalhos de investigação sobre temas da atualidade, relacionados com a realidade europeia.
A FIAPE 2023 regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, desde esta quinta-feira até ao feriado do 1º de Maio (segunda-feira).
A Assembleia Municipal de Elvas reúne esta quinta-feira, dia 27, pelas 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a ordem de trabalhos seguinte:
A Incubadora de Empresas não Tecnológicas, instalada na antiga Sociedade Vintém, que também funcionou como Arquivo Municipal, no Largo Serpa Pinto, em Portalegre, vai ser inaugurada amanhã, sexta-feira, 28 de abril, pelas 15 horas.

O Cineteatro Municipal de Elvas acolhe, entre hoje e sábado, a oitava edição do Art Jazz Festival.
Sensibilizar a comunidade para a situação das crianças e jovens que são vítimas de maus tratos, para a importância da prevenção e intervenção e para a promoção de uma sociedade sem violência são os principais objetivos do laço azul humano que será formado, esta sexta-feira, 28 de abril, pelas 11 horas, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, pelas crianças do primeiro ciclo do concelho.
A edição deste ano da FIAPE – Feira Internacional Agro-Pecuária de Estremoz e da Feira de Artesanato abre portas esta quinta-feira, 27 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.
As quinzenas gastronómicas promovidas pelo Município de Campo Maior estão de regresso com a Quinzena Gastronómica do Arroz.



A Ovibeja, na capital do Baixo Alentejo, abre nesta quinta-feira, 27 de abril, e prologa-se até ao feriado do 1º de Maio. Luís Trigacheiro é a atração principal desta primeira noite, num dia em que a programação é divulgada a seguir.
A Câmara Municipal de Borba reuniu, ontem, quarta-feira, 26 de abril.