“O Elvas” tem nova Comissão Administrativa e dívida passa a donativo

A Assembleia Geral de “O Elvas”, que decorreu na noite passada, depois da interrupção há quatro semanas, tendo agora sido discutido um tema muito sensível e que se prende com o registo contabilístico das entradas em dinheiro por parte da família Marques, no exercício de 2022, no montante de 86.100 euros.

Os investidores e a Direção consideraram o valor como empréstimo, tendo por seu lado, o Conselho Fiscal proposto que os valores em causa fossem considerados a título de donativo, como receita extraordinária.

Parecer Conselho Fiscal

O ponto foi discutido de forma muito acesa, tendo vários sócios dado a sua opinião na Assembleia Geral que veio a aprovar, por larga, maioria que o valor entrado em “O Elvas” seja considerado donativo.

Entretanto, o sócio e presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida apresentou uma lista que foi votada e aprovada para uma Comissão Administrativa, por um período de três meses, constituída pelos seis elementos seguintes: António Massano Simões, José Eduardo Gonçalves, Manuel Caldeira Fernandes, Luís Marvanejo Dias, João Carapinha e Bruno Silva.

O associado José Rondão Almeida fez a proposta dos seis elementos da Comissão Administrativa e, à Rádio ELVAS, apontou a importância de ter havido disponibilidade de elementos para gerir o clube durante 90 dias.

No final, a Rádio ELVAS ouviu também José Eduardo Gonçalves, da nova Comissão Administrativa, que referiu o papel que tem sido desempenhado pelo casal José e Maria Marques, nos últimos meses: “teve um gesto que poucas pessoas tem que foi doar ao Elvas ou fazer entradas de capital, em que se devia ter salvaguardado melhor, não havendo outra alternativa, pelo que foi considerado como donativo, aprovado sem um voto contra e por uma larga maioria”.

Em cerca de dois anos, a família Marques fez transferências para “O Elvas” num total de 111.558,66 euros, dos quais, 86.100 euros em 2022.

A Assembleia Geral teve a presença de cerca de 80 sócios.

“Astérix e Óbelix: O Império do Meio” esta sexta-feira em Elvas

“Astérix e Óbelix: O Império do Meio” é o filme que vai ser exibido esta sexta-feira, 28 de abril, no Auditório São Mateus, às 21.30 horas.

Sinopse: “os dois heróis inseparáveis aceitam de bom grado ajudar a princesa a salvar a mãe e a libertar o seu país. Assim, tem início uma grande viagem e uma aventura a caminho da China”.

Bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em ticketline.pt.

Município substitui estruturas das ilhas ecológicas

A Câmara Municipal de Arronches procedeu à substituição dos equipamentos de recolha de resíduos urbanos, as chamadas ilhas ecológicas, existentes na área do concelho, numa ação que visa oferecer maior comodidade aos utilizadores aquando do depósito de lixo no respetivo contentor subterrâneo.

Além da renovação dos equipamentos existentes, o que por si só já é sinónimo duma maior higiene, estas novas estruturas dispõem de uma porta traseira, a qual permite o depósito de sacos com maiores dimensões, uma vantagem que certamente será uma ajuda para os todos os munícipes, claro está, mas sobretudo para os colaboradores das instituições particulares de solidariedade social do concelho, que, por norma, transportam sacos com maior quantidade de resíduos.

De relembrar que estas ilhas ecológicas são, na prática, contentores de resíduos urbanos, indiferenciados ou de recolha seletiva, enterrados no solo. Estes caracterizam-se por ter uma maior capacidade do que os contentores tradicionais, sendo ainda mais higiénicos, na medida em que impedem a libertação de odores para a via pública. Os referidos equipamentos são ainda mais duradouros e exigem uma menor manutenção.

Festas de Montejuntos (Alandroal) têm início esta sexta-feira

Montejuntos, no concelho de Alandroal, está em festa entre 28 de abril e 1 de maio, desde sexta-feira até ao feriado nacional da segunda-feira seguinte. Os festejos são em honra de Nossa Senhora da Conceição.

No primeiro dia, salientamos a atuação do grupo Chicas del Rio às 21 horas, e uma largada, meia hora depois.

Ño sábado, 29 de abril, destacam-se missa seguida de procissão, às 16 horas; concerto da Banda Filarmónica de Alandroal, às 22 horas; e baile com a Banda Acesso, à meia-noite e meia hora.

No domingo, dia 30, há largada, às 10 horas; e concerto com Cant’Ibérico e Big Band às 22 horas.

Por fim, no feirado do 1º de Maio, o destaque vai para uma largada às 16 horas, que encerra as festas em Montejuntos.

Ovibeja na capital do Baixo Alentejo com mais expositores

A 39ª edição da Ovibeja já decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade, contando este ano com um maior número de expositores.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, revela que as expectativas para este certame “estão muito elevadas”, uma vez que há “mais expositores do que no ano passado e as inscrições foram fechadas muito tempo antes do certame, o que é muito apetecível e convidativo para quem nos quiser visitar e o que queremos é que, até dia 1 de maio, haja uma afluência muito expressiva de pessoas e que a feira se venha a concretizar com muito êxito”.

O presidente da Câmara de Beja garante que “há muitos stands, muitos pavilhões e uma oferta muito diversificada, em questões patrimoniais, agrícolas, workshops e colóquios, o que faz com que quem vem à feira, por exemplo, de manhã, queira ficar o resto do dia”.

Ovibeja que decorre até dia 1 de maio, feriado nacional, na capital do Baixo Alentejo.

Workshop Laura Lial sexta à tarde no Centro Cultural

O “Pés no Chão”, Festival Internacional de Dança de Campo Maior, prossegue nesta sexta-feira, dia 28 de abril, com o workshop Laura Lial, às 17.30 horas, no Centro Cultural.

Vamos trabalhar a partir da fusão da dança contemporânea e moderna. Utilizaremos também um vocabulário urbano e comercial.
O objetivo será aproximar os estudantes da dança através de diferentes estilos, técnicas, dinâmicas de movimento e, finalmente, preparar e apresentar uma coreografia que contenha uma fusão de tudo o que aprenderam.

Gestão de combustível e limpeza de terrenos até dia 30

A campanha de gestão de combustível e limpeza de terrenos, referente ao ano de 2023, decorre até ao final deste mês.

Assim, até dia 30, estão a decorrer os prazos para limpeza dos terrenos, numa faixa de 50 metros à volta da sua casa e de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais.

O objetivo desta campanha passa pela prevenção de incêndios rurais, evitando a sua propagação, sensibilizando o cidadão para o cumprimento dos prazos para a limpeza dos seus terrenos até 30 de abril.

Campeonato Regional de Ténis em Elvas

O Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE) organiza, entre 29 de abril e 1 de maio, o campeonato regional da Associação de Ténis do Alentejo.

“Mais um torneio que não podes perder”, segundo o clube, que divulga que “o CETE espera por ti”.

Durante três dias, de sexta-feira ao feriado nacional de segunda-feira, nas instalações do Jardim Municipal de Elvas, a prova divide-se em quatro escalões etários: sub-14, sub-18, mais de 35 e mais de 50 anos.

As inscrições são feitas através da plataforma tietennis.com , mas pode contactar-se o CETE, para mais informações.

GNR recupera na Terrugem três cães furtados em Reguengos e Redondo

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Elvas, no passado dia 24, recuperou três cães furtados e identificou um homem de 28 anos, no concelho de Elvas.

No seguimento de duas denúncias por furto de três canídeos, nas localidades de Reguengos de Monsaraz e Redondo, os militares da Guarda, com a colaboração do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Elvas, localizaram na Terrugem e identificaram o suspeito que se encontrava na posse dos canídeos de raça Braco Alemão. Através da leitura do chip, foi possível identificar os animais e proceder à entrega aos seus legítimos proprietários.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Margaux Oswald abre 18º Portalegre JazzFest esta quinta-feira

Margaux Oswald

O Portalegre JazzFest, o Festival Internacional de Jazz de Portalegre, um dos mais conceituados eventos da área do país, está de regresso já esta quinta-feira, dia 27 de abril.

Pelas 18h30, Margaux Oswald apresenta o seu espetáculo de piano, no Auditório do Museu da Tapeçaria – Guy Fino. A entrada neste espetáculo é gratuita.

Margaux Oswald é uma pianista de origem franco-filipina, nascida em Genebra e atualmente radicada em Copenhaga. Margaux toca piano desde os cinco anos e está agora comprometida com a arte da improvisação livre. Atualmente, apresenta-se com alguns dos mais originais músicos europeus, como por exemplo Jesper Zeuthen, Frank Gratkowski, Michael Griener, Lotte Anker, Alex Zethson, Albert Cirrera e Sture Ericson. O seu álbum “Dysphotic Zone”, lançado pela Clean Feed Records, foi eleito um dos melhores álbuns a solo de 2022, pela New York City Jazz Record e foi eleito o 10º álbum internacional do ano, pela Jazz.pt.

Ricardo Toscano

Segue-se, neste primeiro dia do festival, pelas 21h30, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, um concerto de Ricardo Toscano Trio “Chasing Contradictions”. Os bilhetes têm o custo de sete euros.

Quando surgiu nos palcos, muito jovem ainda, Toscano começou por ser encarado como um menino-prodígio do saxofone alto, mas hoje em dia é já um dos maiorais do jazz feito em Portugal. Um músico de palco sobretudo, conhecido por dar nova vida aos velhos “standards” e a composições das figuras históricas que admira, mas também por participar em situações musicais bastante fora da sua zona de conforto. “Chasing Contradictions”, o seu novo trabalho, mais uma vez para a editora Clean Feed, desta vez em trio, revela-nos a arte de um triângulo sem rede, uma vez ausente a harmonização do piano. Se em termos formais, o som do trio pode reportar aos anos de 1950 e 1960, já no que ao conteúdo diz respeito ele é sem dúvida um produto do nosso tempo, refinado e sofisticado, sem perder urgência.

Raya, DJ Foksen e Ivandro na primeira noite da FIAPE

A 35º edição da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz começa hoje, dia 27 de abril e decorre até dia 1 de maio de 2023.

Nesta quinta-feira, estarão em palco os Raya, DJ Foksen e Ivandro.

O cabeça de cartaz de hoje é Ivandro tem 22 anos, desde 2013 que trabalha em originais. Em, 2017 começa a dar nas vistas nas redes sociais, e desde então tem vindo a trabalhar com artistas de renome.

Amanhã, dia 28 de abril (sexta-feira) a animação noturna será com os Raiz, ChristianF e Pedro Abrunhosa. Para dia 29 (sábado) anunciam-se os Dezalinhados, DJ André Gaspar e D.A.M.A.. No dia 30 (domingo) os nomes são Baila Maria, Kura e Marisa Liz. No último dia, 1 de abril (segunda-feira) não haverá animação noturna, por isso a organização preparou uma Tarde Alentejana.

A FIAPE realiza-se no Parque das Feiras e Exposições, que tal como nas edições anteriores, terá uma extensa exposição de pecuária e maquinaria agrícola, artesanato, produtos regionais, atividades comerciais e industriais, gastronomia e ainda oferece uma diversidade cultural.

O espaço encontra-se organizado por Pavilhões, com diferentes horários. No dia 27 de abril, para visitar o Pavilhão A e B, será durante as 11h e as 24h. Para o Pavilhão C (Pecuária) e a Feira de Artesanato e exposições exteriores o horário é entre as 11h e as 23h. A Tenda dos Produtos Regionais está aberta das 11h às 02h. O espaço da animação noturna funciona da 00h às 03h.

Prémio Jacques Delors já tem candidaturas até 31 de maio

A edição deste ano do Prémio Jacques Delors tem candidaturas abertas até 31 de maio e pretende reconhecer trabalhos de investigação sobre temas da atualidade, relacionados com a realidade europeia.

Podem ser entregues dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, desde que ainda não estejam publicadas, sendo que o vencedor terá um prémio de quatro mil euros e verá a sua obra publicada pela Comissão Europeia.

Tudo para saber sobre o prémio Jacques Delors, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou, no nosso podcast abaixo:

FIAPE 2023 está de regresso a Estremoz

A FIAPE 2023 regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, desde esta quinta-feira até ao feriado do 1º de Maio (segunda-feira).

A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do concelho de Estremoz, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no concelho e na região, sendo elas a agropecuária, artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, “a dimensão e o número de expositores na FIAPE mostram a vitalidade deste território” onde “há uma sinergia de atividades”.

Já José Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, afirma que este é “o maior evento do concelho”, onde estão presentes “várias atividades voltadas para a área da pecuária”.

Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, revela que “esta é uma grande feira agrícola do Alentejo Central”, sendo “um setor económico muito importante para toda a região”.

O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, destaca o facto “do borrego ter vindo sempre a fazer parte da feira”.

“Este costuma ser um grande evento, é conhecido no distrito e na região, portanto esperamos que decorra da forma ordeira que tem decorrido, sendo que a FIAPE também é um espaço de encontros e reencontros”, salienta Sónia Ramos, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz.

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, afirma “que tudo o que é feito na região tem importância”, por isso é para si “um orgulho marcar presença no certame”.

O presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva, adianta “esta Feira é um marco na região”.

“É com especial e muita satisfação” que Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, está presente nesta feira, onde destaca a “qualidade e dinâmica empresarial da FIAPE”.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, esteve presente também na inauguração e destaca que “este é um certame com grande potencial”.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, considera que “este é um grande evento, onde é notável a união do Alentejo”, esperando “levar bons exemplos para edição deste ano da Feira da Luz”.

Capoulas Santos, presidente da APORMOR, refere que, neste certame, “há uma boa mostra de animais e máquinas agrícolas”.

A FIAPE 2023 decorre até ao dia 1 de maio no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Assembleia Municipal de Elvas reúne nesta quinta-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne esta quinta-feira, dia 27, pelas 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a ordem de trabalhos seguinte:

– Período de Antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1 – Relatório de Atividades

2 – Aprovação das atas das reuniões de 7 de dezembro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023

3 – Planos Especiais de Emergência de Proteção Civil

4 – Abertura de procedimento concursal para diretor de Departamento do DOSU

5 – Abertura de procedimento concursal para chefia intermédia de terceiro grau para SOF-COM

6 – Prestação de Contas e Inventário, ano económico de 2022.

Empresas culturais e criativas com incubadora em Portalegre

A Incubadora de Empresas não Tecnológicas, instalada na antiga Sociedade Vintém, que também funcionou como Arquivo Municipal, no Largo Serpa Pinto, em Portalegre, vai ser inaugurada amanhã, sexta-feira, 28 de abril, pelas 15 horas.

Esta incubadora, como revela a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, “resulta da recuperação de um imóvel que estava degradado no centro histórico, há uma parceria para a sua utilização com o Instituto Politécnico de Portalegre e onde serão instaladas várias empresas, de base não tecnológica e temos muitas expectativas”.

Na inauguração desta incubadora, em Portalegre, marcada para amanhã, estará presente a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Soul Power abrem 8º Art Jazz Festival

O Cineteatro Municipal de Elvas acolhe, entre hoje e sábado, a oitava edição do Art Jazz Festival.

O evento, que volta a realizar-se anualmente, e não de dois em dois anos, revela o diretor artístico do festival, Jorge Goes, como acontecia “no mandato anterior” da Câmara Municipal de Elvas, a entidade responsável pela sua organização, arranca com um concerto dos Soul Power.

O quinteto, liderado por Dany Silva, adianta Jorge Goes, vai apresentar um repertório baseado em temas de Otis Redding e James Brown, “com os arranjos deles, mas tudo muito virado para o soul music”.

Integram ainda a edição deste ano do evento, os Manouchka, que atuam amanhã, e o trio de André Sarbib, responsável por encerrar esta edição, no sábado à noite.

O início dos espetáculos está marcado para as 21.30 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do cineteatro, meia hora antes do início de cada concerto.

Laço azul com crianças de Campo Maior esta sexta-feira

Sensibilizar a comunidade para a situação das crianças e jovens que são vítimas de maus tratos, para a importância da prevenção e intervenção e para a promoção de uma sociedade sem violência são os principais objetivos do laço azul humano que será formado, esta sexta-feira, 28 de abril, pelas 11 horas, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, pelas crianças do primeiro ciclo do concelho.

Com a iniciativa, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), explica a presidente da comissão, Ana Reis, “alertar para este problema, que existe, que está cada vez mais presente”. “Há que evitar e há que denunciar”, acrescenta.

Neste mês de abril, que é dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o castelo de Campo Maior tem como adereço um laço azul, sendo que também os edifícios públicos têm estado iluminados.

Quanto ao laço azul humano, Ana Reis agradece ao Município de Campo Maior a sua contribuição, uma vez que é a entidade responsável por assegurar toda a logística do evento; à comunidade escolar, pelo esforço de professores e auxiliares; e ainda aos supermercados Intermarché e Coviran, que oferecem a fruta e as águas, que vão ser distribuídas pelos mais novos.

FIAPE arranca esta quinta-feira em Estremoz

A edição deste ano da FIAPE – Feira Internacional Agro-Pecuária de Estremoz e da Feira de Artesanato abre portas esta quinta-feira, 27 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A cerimónia de inauguração do certame está marcada para as 10 horas, contando com os discursos institucionais, a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana e segue-se a visita à feira, pelas entidades convidadas.

Durante o dia são diversas as atividades, entre palestras e concursos de ovinos e bovinos.

Esta noite, destaque para a atuação do Grupo Raya, marcado para as 21 horas e, pelas 22 horas, atua Ivandro, seguindo a animação com o Dj Foksen.

Quinzena Gastronómica do Arroz de 1 a 15 de maio em Campo Maior

As quinzenas gastronómicas promovidas pelo Município de Campo Maior estão de regresso com a Quinzena Gastronómica do Arroz.

De 1 a 15 de maio, os sete restaurantes aderentes têm à disposição os melhores pratos confecionados com arroz.

Os restaurantes aderentes são: Restaurante “Azeitona”, Restaurante “Cozinha do Mercado”, Restaurante “O Faisão”, Restaurante “Primavera”, Restaurante “São Pedro”, Taberna O Ministro e Tasca da Nicole.

As quinzenas gastronómicas de Campo Maior têm como principal objetivo promover as tradições gastronómicas locais e apoiar e dinamizar a economia do concelho.

Todas as propostas dos restaurantes aderentes para conhecer no cartaz abaixo:

Crianças de Elvas formam Laço Azul humano esta sexta-feira

Foto arquivo

A terminar o mês dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, promove amanhã, sexta-feira, 28 de abril, uma caminhada e a construção de um laço azul humano.

Raquel Guerra, presidente da CPCJ de Elvas revela que participam nestas iniciativas “todas as crianças do 1º e 2º ciclos do concelho, sendo que a caminhada é aberta a toda a população, que deve levar uma camisola azul”.

A caminhada amanhã, parte Às 9 horas da Praça da República em direção ao Estádio Municipal de Atletismo, onde será formado o laço azul humano, entre as 11 e as 12 horas.

Luís Trigacheiro na primeira noite da Ovibeja 2023

A Ovibeja, na capital do Baixo Alentejo, abre nesta quinta-feira, 27 de abril, e prologa-se até ao feriado do 1º de Maio. Luís Trigacheiro é a atração principal desta primeira noite, num dia em que a programação é divulgada a seguir.

Às 11 horas, no Palco da Avenida, atuação do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública. Entre as 11 e as 17 horas, nos pavilhões e espaços exteriores da Ovibeja, passeio e obediência, com cães do Cagia e treinadores da CERCI Beja e Freestyle.

Entre as 11 e as 17 horas, no Campo da Feira, Pastoreio, com demonstrações e teste a cães de visitantes; e nos pavilhões e espaços exteriores da feira, obediência de competição.

Às 21.30 horas, no Palco Sagres, concerto com Tunas Académicas: Tuna Académica da Universidade de Évora (UÉ), Grupo Académico Seistetos da UÉ e Tuna Académica de Enfermagem de Beja. No mesmo local, às 22.30 horasm atua, Luís Trigacheiro. E, à meia-noite, o som é do DJ Groove.

Às 21 horas, no Picadeiro D. Diogo Sobral, Obediência e Free Style, da responsabilidade do Clube Cinófilo do Alentejo.

Ervas & Companhia em Orada de 12 a 14 de maio

A Câmara Municipal de Borba reuniu, ontem, quarta-feira, 26 de abril.

Tendo em conta os pontos a discussão foi deliberado, por unanimidade ratificar a adenda ao Acordo de Colaboração para Implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária, no âmbito dos transportes escolares, celebrado com a CIMAC.

O Relatório Final e os Protocolos respeitantes  ao Programa de Apoio ao Associativismo e Coletividades (PAAC 2023), foi aprovado por maioria, com as seguintes Associações /Coletividades: Barbus – Associação Borba Mais; Associação Rock Best Friends; Associação de Dadores Benevolos de Sangue de Orada;  Associação Jovem de Orada; Sociedade “A Recreativa”; Associação Borba Contigo Cidade Compassiva; Associação de Caçadores e Pescadores de Rio de Moinhos; Centro Cultural de Borba; Associação de Desenvolvimento Montes Claros; Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz; Clube de Praticantes de BTT e Ciclismo 33cl BIKE; Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Borba; Associação Amigos do Barro Branco; Grupo União de Veteranos Borbenses; Casa da Cultura de Orada e Associação Portuguesa de Deficientes/Delegação de Évora.

Quanto ao Protocolo de Colaboração com a Casa da Cultura de Orada, para realização em parceria do evento “Ervas & Companhia 2023”, nos próximos dias 12,13 e 14 de maio em Orada, foi deliberado, por unanimidade.

Foi também aprovada, por unanimidade a celebração de Protocolo de Cooperação em formação de contexto de trabalho entre o Município de Borba e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.