Formação de hotelaria e restauração em Monforte

No âmbito do protocolo existente entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e o Município de Monforte, encontram-se abertas as inscrições para diversas Ações de Formação que decorrem durante os meses de abril e maio.

Informações e inscrições disponíveis nos links seguintes.

Organização e execução do serviço de restaurante,

https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Serviço de vinhos na restauração,

https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Housekeeping, técnicas e gestão operacional, https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Atender o cliente de forma eficaz e eficiente, https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Francês técnico em hotelaria e restauração, https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Marketing e comunicação digital: redes sociais e e-commerce, https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Comunicação digital: motores de busca e construção de websites,
https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php

Os técnicos do Posto de Turismo de Monforte estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida, bem como para ajudar a efetuar a respetiva inscrição na plataforma da Academia Digital – Turismo de Portugal (https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php), sendo conveniente que esta seja efetuada o mais rápido possível.

Contactos: Câmara Municipal de Monforte, telefone 245 578 060 (extensões 341 ou 342)
e Posto de Turismo de Monforte, telefone 245 578 067.

Monte do Pasto regressa à Ovibeja focada na comunicação e marca

O Grupo Monte do Pasto, líder na criação de bovinos em Portugal e um exemplo na produção de carne de forma sustentável, incluindo a marca True Born, promove, na edição deste ano da Ovibeja, a conferência “Marcas e Inovação na Agropecuária – Diálogos Sustentáveis”.

A Conferência está marcada para o dia da inauguração do certame, 27 de abril e decorre entre as 14.30 e as 18.30 horas, no Auditório NERBE/AEBAL.

A conferência conta com a presença de Isabel Ferreira, secretária de Estado do desenvolvimento regional, que preside à sessão de abertura, a iniciativa incluirá um debate particularmente inspirador e inusitado entre Guta Moura Guedes, Cofundadora e Chairwoman da Experimenta, e Eduardo Diniz, Diretor Geral GPP, Ministério da Agricultura, sobre o “Primeira Pedra”, o projeto transformador de toda a cadeia de valor da indústria portuguesa da pedra com potencial de reprodução no setor agroalimentar.

Também em foco vão estar outros temas emergentes da indústria agropecuária e agroalimentar, como a transição energética (via AgroPV e dupla utilização da terra), a proteção da biodiversidade e os modelos de produção integrada do “prado ao prato”, os novos formatos de comércio digital, e ainda a importância estratégica das marcas e o impacto de plataformas de inovação tecnológica e colaborativa, com os exemplos dos Açores e do Fundão.

O evento, organizado pela Monte do Pasto, conta assim com um grupo diverso de conceituados empresários, especialistas e académicos que, reunindo experiências de setores e atividades variadas, aceitou o desafio de contribuir para uma reflexão criativa sobre o futuro do setor agropecuário e agroalimentar em Portugal.

Caminhada da família em Vila Viçosa a 14 de maio

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Família, o Motor Social, o Município de Vila Viçosa e o Agrupamento de Escuteiros 639 de Vila Viçosa, propõem aos amantes das caminhadas e das atividades ao ar livre, uma caminhada em família, no dia 14 de maio.

As caminhadas em família são uma atividade acessível a todos, saudável e garantem bons momentos a todos os participantes.

Durante a caminhada, que tem início às 9.30 horas, na mata municipal, o Agrupamento de Escuteiros 639 de Vila Viçosa, preparou uma animação para todos.

Os participantes além de poderem contar com um seguro individual e de responsabilidade civil, contarão com a oferta de uma T-Shirt, pelo Município de Vila Viçosa.

As inscrições são gratuitas, limitadas e terão que ser realizadas em família.

As famílias interessadas podem realizar a sua inscrição na Rua Gomes Jardim, 13, em Vila Viçosa, na sede do Motor Social, até ao dia 2 de maio.

Esta atividade está integrada na Feira da Família, que se irá realizar nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Mata Municipal e cujo programa será divulgado brevemente.

Brigada 14 de Janeiro no 25 de Abril em Borba

Foto arquivo

Borba está a comemorar os 49 anos do 25 de Abril de 1974 desde sábado, dia 22, sendo que, na noite desta segunda-feira, dia 24, na Praça da República, há fogo de artifício.

Antes, como revela a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, no mesmo local, a Brigada 14 de Janeiro apresenta o espetáculo “Cantamos a Liberdade”, a partir das 22.30 horas.

Já amanhã, terça-feira, 25 de abril, realizam-se uma largada de pombos, um passeio de BTT, uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, que culmina na Praça da República, para o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho.

A mesma banda irá percorrer as freguesias rurais do concelho, primeiro em Orada e depois em Rio de Moinhos, onde decorrerá, na Casa do Povo, uma sessão solene da Assembleia Municipal. Ainda na Orada, haverá jogo de solteiros e casados e torneio de sueca e, em Rio de Moinhos, tiro ao alvo.

As comemorações culminam com um espetáculo musical de folclore, onde participa, entre outros, a tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

Os Quatro e Meia encerram a Feira de São Marcos

Os Quatro e Meia são o grupo escolhido para fechar o grande o grande cartaz musical da Feira de São Marcos. Nesta segunda-feira, as tradições equestres e agropecuárias de Alter do Chão serão celebradas com muita música e animação.

Os Quatro e Meia são um grupo musical que, desde 2011, faz muito sucesso entre os portugueses. Vindos de Coimbra, chegam hoje em Alter do Chão para finalizar o quarto e último dia da Feira de São Marcos.

Para além do grupo de Coimbra, também vão se apresentar a banda Los Chupitos e o Dj Garfield.

“Os quatro e Meia” atuam esta noite na Feira de São Marcos em Alter do Chão.

O certame decorre desde a passada sexta-feira e, hoje, segunda-feira, 24 de abril destaque para o concurso do Cão Serra D’Aires, pelas 10.30 horas, já às 15 horas há o leilão da Coudelaria de Alter.

Pelas 17.30 horas atuam o Grupo de Cante Alentejano “Os cá de cima” e “Gáfete a cantar”.

Às 22 horas sobem ao palco Los Chupitos, segue-se Às 23.30 horas a atuação dos Quatro e Meia e a animação segue-se noite dentro com o Dj Garfield.

CEN na Milha de Póvoa e Meadas e Trail de Alegrete

Este fim de semana de 22 e 23 de abril de 2023, o Clube Elvense de Natação (CEN), mais uma vez esteve em duas frentes.

Participação de uma comitiva com 10 atletas em Póvoa e Meadas e a participação isolada de um atleta que se aventurou no VI Trail Vila de Alegrete.

A 3ª Milha “Pedro Rabaça” é uma prova organizada pela Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meada com o apoio da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. Enquanto o VI Trail Vila de Alegrete, uma modalidade em contacto com a natureza de longas distâncias, organizada pelo Grupo Desportivo de Alegrete também com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Quanto a participações e resultados temos a assinalar o seguinte:

3ª Milha Pedro Rabaça de Póvoa e Meada
Mariana Santos – Benjamim A Feminino – 1ª Classificada
Maria Inês Alferes – Benjamim A Feminino – 2ª Classificada
Maria Carolina Alferes – Benjamim A Feminino – 4ª Classificada
Bernardo de Deus – Benjamim A Masculino – 3º Classificado
Martim Rosário – Benjamim B Masculino – 2º Classificado
David Valverde – Infantil Masculino – 1º Classificado
Joana Cardoso – Juvenil Feminina – 3ª Classificada
João Coutinho – Juvenil Masculino – 5º Classificado
Jorge Santos – Veterano 45 Masculino – 2º Classificado

VI Trail Vila de Alegrete
João Muñóz – Sénior Masculino – 8ª Classificado
Um fim de semana onde os vários atletas do  CEN dignificaram a camisola das mais variadas formas.

O CEN salienta as primeiras competições das atletas Maria Inês Alferes e da Maria Carolina Alferes, que se estrearam em competição com toda a força.

O atleta sénior João Muñóz na modalidade de trail não muito habitual em atletas do CEN não deixou os créditos por mãos alheias e obteve um reconhecido 8ª lugar numa distância de 28 km por terras de Alegrete.

Por fim agradecer ao técnico que acompanhou a equipa e ao atleta Jorge Santos pela disponibilidade demonstrada na entreajuda à comitiva.

Festa dos Capuchos em setembro em Vila Viçosa

A Festa dos Capuchos, este ano, decorre em Vila Viçosa entre 8 e 11 de setembro e é um dos acontecimentos mais importantes na identidade local, no ano em que se completam 160 anos de existência, de uma tradição que se iniciou em 1863 e revive todos os anos, sem perder os costumes mais genuínos e populares.

Esta celebração anual da Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos marca o segundo fim de semana de setembro, através de espetáculos musicais, largadas de touros, fogo-de-artifício, diversão noturna e eventos culturais e religiosos. Acima de tudo, a Festa dos Capuchos promove encontros e reencontros que o Município quer continuar a proporcionar.

Neste sentido, o Município de Vila Viçosa informa que estão abertas as inscrições para a participação em bares, restaurantes, tasquinhas, bancas, stands de artesanato, stands na largada de touros na Praça da República e outros. Adicionalmente, a autarquia confirma que é possível fazer a subscrição de publicidade no Programa Capuchos 2023 e no espaço Projeção de Publicidade (vídeos).

Pode encontrar as fichas de inscrição e de subscrição, assim como, o regulamento na página oficial da CMVV: https://www.cm-vilavicosa.pt/eventos/capuchos23/ . As inscrições e subscrições estão disponíveis através do Balcão Único (localizado no edifício da Câmara Municipal e no horário: das 9 às 12.30 horas e das 14 às16.30 horas) ou através dos emails geral@cm-vilavicosa.pt e luis.lourinho.silva@cm-vilavicosa.pt .

Quercus classifica Plano Ferroviário Nacional “positivo, mas modesto”

No âmbito da Consulta Pública do Plano Ferroviário Nacional, que terminou recentemente, a Quercus classifica o documento de “positivo, mas modesto”.

José Janela, da Quercus, explica, no “Ambiente em FM” desta semana, que a ferrovia é um meio de transporte mais ecológico e na maioria das situações, o meio de transporte terrestre com menos impactos ambientais. No entanto, este Plano deveria contemplar a recuperação e ativação de linhas desativadas ou degradadas”.

Tudo para saber sobre a posição da Quercus, relativamente ao plano Nacional Ferroviário, no “Ambiente em FM” desta semana, que pode ouvir, às 12.45 horas e às 16.30 horas, na emissão ou no podcast abaixo:

Bons resultados e muitas participações do Ialbax

Realçamos os resultados dos atletas Cristina Canário, Ana Duarte e Vicente Aperta.
No Trail da Vila de Alegrete que se realizou no domingo Cristina Canário alcançou o 3° lugar na geral e 1° no escalão, já Ana Duarte alcançou o 6° na geral e 1° no escalão na distância dos 28km com um desnível 1000+, participou também nesta distância Manuel Mexia.
Na distância mais curta os 17km com um desnivel de 700+, participaram Pedro Afonso, Jorge Martins, Nuno Veiga, Sonia Santos, Maria do Céu Cordeiro, Nelson Domingos e Luis Cordeiro.
No Trail Rayano de Vila Nueva del Fresno, Vicente Aperta, subio ao pódio dos 25km com um desnível de 1000+, no 2° lugar do escalão.
Realçamos a participação de Carlos Carola no MIUT na distância de 42km com 1700+ e 2300 de desnível negativo, provavelmente a prova de trail running mais dificil do pais, na belissima ilha da Madeira.
Amável Pinto foi até a Aveiro participar na Maratona da Europa, onde alcançou um grande resultado, percorrendo os 42km em 03h18m.
No âmbito dos jogos do norte Alentejo António Fé e Lúcia Fé, participaram na Caminhada da Liberdade em Ouguela.
Em Jerte, Marco Santos e Humberto Pestana foram finalistas no Trail Garganta de los Infiernos na distância dos 28km com 1500 de desnivel +.
Sábado na Meia Maratona de Merida podemos contar com a participação de Francisco Nascimento, José Russo, Paulo Araújo, Rita Magarreiro e Francisco Oliveira.

Francisco Oliveira no domingo ainda participou na VII Milha São Romilla, na localidade de Badajoz.

Miguel Moura nas comemorações do 25 de Abril em Vila Viçosa

Miguel Moura atua esta noite de 24 de abril, em Vila Viçosa, no âmbito das comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos, ainda antes do habitual fogo de artifício e de um baile, na Praça da República.

Mas estas comemorações, segundo revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, vão realizar-se em todo o concelho: “Tentámos envolver todas as associações e instituições do concelho. Vai haver comemorações em São Romão, Bencatel, Pardais e Vila Viçosa”.

Inácio Esperança destaca ainda a realização de uma Assembleia Municipal, durante a tarde de dia 25, bem como uma largada de pombos e um concerto da banda filarmónica, que irá passar pelas três freguesias.

“Esperemos honrar o 25 de Abril e quem o fez, como um hino à liberdade e à união entre as pessoas e os povos”, diz ainda o autarca.

Casa Benfica de Elvas promove caminhada em Barbacena no feriado

A Caminhada aos monumentos, em Barbacena, promovida pela Casa do Benfica de Elvas, tem lugar amanhã, terça-feira, dia 25 de abril, às 9.30 horas, com partida do Castelo de Barbacena.

Manuel Claudino, presidente da coletividade revela que esta “é uma caminhada que se realiza há vários anos, tendo um percurso fácil e que passa por vários monumentos de Barbacena, desde o Castelo, pelourinho, Lapa, ponte romana e anta, num total de nove quilómetros”.

No final da caminhada será servido, no campo, um cozido de grão, oferecido pela coletividade, acrescenta Manuel Claudino.

Concertos, hastear da Bandeira e fogo de artifício em Campo Maior

Foto arquivo

Em Campo Maior as celebrações do 25 de Abril de 1974 já tiveram início com algumas iniciativas alusivas a esta data, nomeadamente inauguração de exposições e apresentação de um livro.

No entanto, como revela o presidente da Câmara Luís Rosinha, as comemorações, esta noite de segunda-feira, 24 de abril, e amanhã de manhã, “passam pela Praça da República, sendo que esta noite há animação musical com diversos grupos musicais e vozes individuas da nossa terra e à meia-noite com o tradicional fogo de artifício e hastear da Bandeira Nacional, nos Paços do concelho, ao som do Hino Nacional, pela Banda 1º de Dezembro, que se associa sempre a estas comemorações”.

Também amanhã, 25 de abril, pelas 10.30 horas decorre a prova desportiva Kids Urban Run, no jardim municipal da vila e às 17.30 horas, as comemorações encerram com o concerto, de tributo a Zeca Afonso, com os Filhos da Madrugada.

Luís Rosinha enaltece a importância de comemorar o 25 de abril de 1974, recordando que “foi um momento que mudou o nosso país e percebemos e devemos ter respeito pelos valores de abril e por aquilo que o nosso país passou e, a partir desse dia surgiu um país novo, com um maior grau de liberdade e que trouxe ideais que todos temos que continuar a preservar”.

As comemorações dos 49 anos do 25 de Abril de 1974 em Campo Maior têm início hoje às 21.30 horas, com diversas atuações e à meia-noite é hasteada a Bandeira Nacional, nos Paços do concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda 1º de Dezembro.

Art Jazz Festival de regresso ao cineteatro de Elvas

O cineteatro municipal de Elvas volta a ser palco, entre os próximos dias 27 e 29 de abril, de mais uma edição do Art Jazz Festival.

O evento, que volta a realizar-se anualmente, e não de dois em dois anos, revela o diretor artístico do festival, Jorge Goes, como acontecia “no mandato anterior” da Câmara Municipal de Elvas, a entidade responsável pela sua organização, arranca na noite de dia 27 (quinta-feira), com os Soul Power.

O quinteto, liderado por Dany Silva, adianta Jorge Goes, vai apresentar um repertório baseado em temas de Otis Redding e James Brown, “com os arranjos deles, mas tudo muito virado para o soul music”.

Na segunda noite, sobe ao palco do cineteatro o grupo Manouchka, que já no ano passado tinha passado por este festival de jazz. “Vêm interpretar o seu concerto ao vivo, único, com repertório de Django Reinhardt, o homem que inventou o Gipsy Jazz, o jazz cigano, oriundo de França, que é fantástico”, garante. “Vale a pena ir ver, porque é surpreendente o que estes rapazes tocam”, diz ainda.

O trio de André Sarbib é o responsável por encerrar, na noite de 29 de abril, esta edição do festival. “Vem tocar temas dos seus álbuns, dos seus originais, e também alguns standards de jazz também”, revela Jorge Goes. Neste espetáculo, André Sarbib apresentará também alguns temas do brasileiro Ivan Lins, “mas cantados em francês”.

Os três espetáculos que integram esta que é já a oitava edição do Art Jazz Festival têm início marcado para as 21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticktline ou na bilheteira do cineteatro, nos dias dos concertos, meia hora antes do início dos espetáculos.