Visita aos painéis de azulejo na Secundária de Elvas fecha Sábados Culturais

Uma visita guiada pelos “21 painéis de azulejo”, da autoria do professor Carlos Aurélio, e que estão distribuídos por vários espaços da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, marcou o encerramento da iniciativa “Sábados Culturais”, desenvolvida por este estabelecimento de ensino.

Para Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, esta iniciativa “encerra com chave de ouro”, com a arte azulejar, que considera que é um grande legado deixado pelo autor, não só pela parte humana que dedicou, por ter sido feito com o coração, mas também pela representação das disciplinas curriculares, numa forma artística, cultural e de grande valor”.

Para além desta visita guiada, a todos os compareceram está também já disponível uma revista que ilustra os painéis de azulejo, com descrições e que está à venda na secretaria da escola. Fátima Pinto acrescenta que este é uma forma “de deixar para o futuro esta grande arte que a escola tem e que lhe dá identidade e personalidade”.

O autor dos painéis de azulejo, o professor Carlos Aurélio, explica como este desafio teve início em 2021 e começou por fazer os 22 anagramas da palavra Elvas, e depois “passei para a parte de resumir as disciplinas em cada painel”. Carlos Aurélio revela que o objetivo nesta visita guiada foi fazer uma explicação dos painéis que elaborou.

Os sábados culturais na Secundária de Elvas que terminaram hoje, com uma visita guiada aos 21 painéis de azulejo que se encontram no estabelecimento de ensino, da autoria do professor Carlos Aurélio.