“Honra entre Ladrões” é o filme em Elvas esta sexta-feira

O filme “Dungeons and Dragons: Honra entre Ladrões” é exibido em Elvas, no Auditório São Mateus, nesta sexta-feira, 21 de abril, às 21.30 horas.

Um ladrão cheio de charme e um bando de improváveis aventureiros preparam um assalto épico para recuperar uma relíquia perdida, mas tudo se complica ao entrarem em conflito com as pessoas erradas.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório, ou em Ticketline.pt .

Inscrições para estágio nacional de Karaté em Elvas dias 29 e 30

O Estágio Nacional de Karaté, que será realizado em Elvas, tem como objetivo unir os atletas numa atividade física, conjugada com visitas culturais. Com organização da escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas, as atividades decorrem nos dias 29 e 30 de abril.

No sábado, o treino será feito no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, e no domingo, no Forte da Graça. Paulo Ramalhete, coordenador desta iniciativa, refere que tentam sempre “fazer a parte técnica do karaté, mas também conhecer um pouco da história e da cultura de cada cidade que visitam”.

Desta forma, no sábado, após o estágio, a escola de Karaté de Elvas levará os alunos e as famílias, “que vêm da Zona do Porto, de Torres Vedras, Lisboa, Vila Nova de Gaia, e outras regiões”, a visitarem os monumentos da cidade. Paulo Ramalhete reforça que “os estágios são técnicos/práticos mas também tem um aspecto cultural e de convivência”.

No domingo, com apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de freguesia de Caia e São Pedro, a atividade será feita dentro do Forte da Graça, com mais uma visita cultural no final.

O estágio contará com seis treinadores, vindos da Associação de Karaté do Porto, que trabalha em conjunto com a escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas. As atividades serão feitas “no estilo Shotokan e os senseis (professores de karaté) trabalharão em 3 módulos”, refere o coordenador.

20 atletas de Elvas participam da iniciativa e há por volta de 80 pessoas inscritas de outras regiões. Se pratica karaté e pretende inscrever-se na iniciativa, deve fazê-lo até dia 26 de abril, com o contacto 961 703 739.

Museu Militar de Elvas mostra viaturas do 25 de Abril de 1974

Viatura AML 60

O Museu Militar de Elvas requalificou a temática “Viaturas do Exército Português”.

O objetivo foi o de evidenciar e distinguir as viaturas que participaram no dia 25 de Abril de 1974, nomeadamente: auto Blindado de Transporte de Pessoal Chaimite 4X4 M/967 V-200 “Bula”; e Auto Metralhadora Ligeira Panhard HE-60-7 4X4 M/965 “AML 60”.

Viatura Bula

 

Para assinalar esta data, na próxima terça-feira, dia 25 de abril, será inaugurado este espaço, com uma breve apresentação histórica, pelas 11 horas, no Museu Militar da cidade.

 

Conferência Hispano-Lusa de Artesanato e Turismo esta sexta-feira em Portalegre

“Matéria-prima-Conferência Hispano-Lusa de artesanato e turismo” é o nome da iniciativa, organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e a Escola de Hotelaria Agroturismo da Extremadura está a decorrer até amanhã, sexta-feira, 21 de abril, em Mérida e Portalegre.

No entanto, é na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, amanhã, sexta-feira, dia 21, que as atividades terão lugar.

O programa tem início às 1030 horas com a apresentação do livro “O que se leva desta vida…”, com a presença do autor Domingos Bucho, seguida de uma Mesa Redonda com a participação do autor, de Silvina Ferro Palma (Confraria Gastronómica do Alentejo) e Francis Refolio (Director de la Escuela de Hostelería de Extremadura).

Segue-se entre as 1030 e as 12.30 horas uma mesa redonda sobre o tema “La innovación tecnológica en la cerámica“ com a participação de Alberto Lista e Buño (Malpica de Bergantiños).

Entre as 10.30 e as 15 horas estarão presentes vários artesãos, com demonstração ao vivo de técnicas tradicionais.

Pelas 13 horas será feita uma demonstração da arte de cozinhar em barro num “lume de chão”, um showcooking e degustação de petiscos do receituário tradicional de Portalegre com os formadores da EHT Portalegre, Cristiano Louro, Luís de Matos e Miguel Picado.

Desafio Pela Saúde com 70 atividades em Évora

Depois do interregno provocado pela pandemia, o Desafio Pela Saúde, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 21 e 22 de abril, sexta-feira e sábado, oferecendo mais de sete dezenas de propostas…Pela Saúde.

Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde, que celebra atualmente 75 anos, a oitava edição do Desafio Pela Saúde é, este ano, enquadrado pelo desígnio Saúde Para Todos. Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um.

O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, proporciona um vasto leque de atividades desportivas, durante 24 horas em locais dispares, tais como: Praça do Giraldo, Arena D’Évora e Piscinas Municipais, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios e empresas.

O Desafio Pela Saúde proporciona um leque variado de iniciativas, de participação pública e gratuita, de onde se destacam, entre outros, a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas, a Corrida e a Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde, Desporto Adaptado, Maratona de Hidroginástica, Aulas Desafio, Rastreios Diversos, Ações de Sensibilização, Dança, Ginástica e Palestras.

O Desafio pela Saúde é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora Administração Regional de Saúde do Alentejo, Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, Hospital do Espírito Santo de Évora, Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto, Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e Polícia de Segurança Pública.

Presidente da República visita Ovibeja no dia 29

Foto arquivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a 39ª edição da Ovibeja no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15 horas.

No entanto, a organização da 39ª Ovibeja, que se realiza de 27 de abril a 1 de Maio, decidiu, este ano, não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame, nem qualquer membro do Governo.

Rui Garrido, afirmou em entrevista publicada no website da ACOS que, “depois de muito ponderar, a direção da ACOS tomou a decisão de não convidar formalmente a senhora ministra da Agricultura para visitar a Ovibeja, tendo em atenção o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês, nas quais a ACOS tem participado ativamente. Mas o primeiro-ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido, convidar o Senhor Primeiro-Ministro e por consequência, outros membros do atual Governo“.

Presidente de Cabo Verde apela à união dos países da CPLP

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, exortou à união dos países da Comunidade de País de Língua Portuguesa (CPLP), todos limitados por mar, pela implementação de uma Economia Azul, integrada no processo de transição da Economia Linear para a Circular. O responsável lembra a importância de preservar os oceanos e os recursos marinhos, aproveitando o seu potencial para promover o desenvolvimento justo e sustentável dos países de língua portuguesa.

José Maria Neves encerrou a V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, que decorreu, ontem e hoje, no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O Presidente da República de Cabo Verde anunciou ainda que Cabo Verde está de portas abertas para receber a próxima edição das conferências Energy and Climate Summit, promovidas pelo Projeto GUARDIÕES.

“O GUardiões, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em todos os países da CPLP, aliado à ciência e à tecnologia, é fundamental para o sucesso desta cooperação em nome da proteção das nossas cidades e países”, afirmou José Maria Neves.

Para Ricardo Campos, Presidente do Fórum Energia e Clima, os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa usufruem de uma ligação especial, fraterna, e podem vir a afirmar-se como exemplo da união necessária entre as nações para enfrentar os desafios prementes das alterações climáticas. “Eu Sou Tu e Tu És Eu, foi a mensagem que Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres nos deixaram ontem e que se torna ainda mais verdadeira quando pensamos na luta contra as alterações climáticas que é uma batalha da Humanidade. O nosso laço de países irmãos pode fazer a diferença e servir de exemplo”, adiantou.

A V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do Projeto Guardiões, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

“O Livro através dos Tempos” sexta-feira em Vila Viçosa

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e o Município de Vila Viçosa vão organizar em conjunto, na próxima sexta-feira, dia 21, uma iniciativa com o título “O Livro através dos tempos” e na qual se pretende destacar a importância dos livros e da leitura.
O evento está marcado para o Paço Ducal de Vila Viçosa, às 16 horas.
Uma curiosidade relacionada com o Dia Mundial do Livro ser a 23 de abril: esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebiam, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.

Jardim escola de Ponte de Sor no pódio em desafio da Missão Continente

O Jardim Escola João de Deus, em Ponte de Sor, ficou em terceiro lugar na atividade do 1º ciclo, da 7ª edição da Escola Missão Continente, com o desafio de criar uma banda-desenhada (BD) sobre Pescado e Leguminosas, e recebeu um prémio de 250 euros para utilização em material lúdico-pedagógico.

O desafio consistia na criação de uma banda-desenhada com foco no pescado e leguminosas, sendo possível utilizar uma base pré-definida, criando a narrativa ou criar uma narrativa de raiz, utilizando ou não vinhetas pré-definidas.

A sala mista do Jardim Escola João de Deus criou uma história criativa sobre “A avó Rosa e os netos numa ida ao mercado”, com transmissão de conhecimentos ao nível da alimentação saudável, mas também do consumo consciente e do estilo de vida ativo.

A EB Orlando Gonçalves, de Alfornelos, e a EB António Graça, em Aveiro, ganharam, respetivamente o primeiro e segundo lugar deste desafio que envolveu 161 turmas de 82 escolas de todo o país.

A Escola Missão Continente, criada em 2016, sensibiliza alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Este ano letivo, o programa está presente em mais de 800 escolas distribuídas pelo país. Em cada edição, os participantes têm acesso a conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdico-pedagógicos, recebem visitas de Embaixadores da Escola Missão Continente nas escolas e têm a possibilidade de visitar lojas Continente, onde fazem uma visita guiada explorando as temáticas da Escola Missão Continente.

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Escola Missão Continente é uma das diversas iniciativas de responsabilidade social do Continente, no âmbito do seu compromisso para a construção de um futuro mais sustentável.

Workshop “Baladi” este sábado em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolhe este sábado, 22 de abril o workshop “Baladi”, com a professora Lola Samarana, às 16 horas.

Esta atividade está integrada no Encontro Transfronteiriço de Dança Oriental.

Para mais informações e inscrições deve ser contactada a professora e organizadora, Letícia Garcia.

“Música encanta o património” esta sexta-feira na Academia de Música

O Auditório da Academia de Música de Elvas é palco amanhã à tarde, 21 de abril, para um concerto intitulado de “Música das nações”.

Irão atuar o Quarteto Mar e a Ensemble de Violoncelo, do Conservatório Superior de Música de Badajoz.

Luís Zagalo, diretor da Academia de Música da cidade revelou à Rádio ELVAS que no caso do Ensemble terá um reportório “heterogéneo e eclético com obras de Mozzart, Maurice Ravel, Richard Wagner e Piazzola, já o Quarteto Mar, de cortas e piano, interpreta obras de Bram e de um compositor espanhol”.

Este concerto, marcado para as 18 horas, na Academia de Música de Elvas insere-se na iniciativa “Música encanta o Património”.

Raquel Guerra e Maria João Varela e o mês dos maus tratos na infância

O mês de abril é dedicado à “prevenção prevenção dos maus tratos na infância”. Para nos falar sobre o trabalho desenvolvido nesta área, Raquel Guerra, presidente da CPCJ de Elvas, e a psicológica clínica da ULSNA, Maria João Varela Martinez, estiveram em entrevista na Rádio ELVAS, esta quinta-feira, 20 de abril.

As duas profissionais explicaram o trabalho que é desenvolvido no concelho, pelas duas entidades, parceiras, em muitas casos, no que à prevenção dos maus tratos na infância e também violência doméstica diz respeito.

A entrevista, conduzida por António Ferreira Góis, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo:

Comissão Europeia e a iniciativa “Salvar as Abelhas e os Agricultores”

A Iniciativa de cidadania europeia “Salvar as abelhas e os agricultores” já recolheu um milhão de assinaturas, de pelo menos sete países diferentes da União Europeia, o número necessário para que a Comissão Europeia possa legislar sobre esta matéria.

Esta iniciativa fundamentava-se no facto de haver, atualmente, uma degradação na biodiversidade e declínio das abelhas, pelo que se pretendia, entre outros, um maior apoio aos agricultores para que sejam mais sustentáveis nas suas culturas, bem como a redução dos pesticidas sintéticos.

Entretanto a Comissão Europeia pediu já ao Parlamento Europeu rapidez para aprovar as medidas em questão. Tudo para saber no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

 

Miguel Moura nas comemorações do 25 de Abril em Vila Viçosa

Miguel Moura atua na noite de 24 de abril, em Vila Viçosa, no âmbito das comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos, ainda antes do habitual fogo de artifício e de um baile, na Praça da República.

Mas estas comemorações, segundo revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, vão realizar-se em todo o concelho: “Tentámos envolver todas as associações e instituições do concelho. Vai haver comemorações em São Romão, Bencatel, Pardais e Vila Viçosa”.

Inácio Esperança destaca ainda a realização de uma Assembleia Municipal, durante a tarde de dia 25, bem como uma largada de pombos e um concerto da banda filarmónica, que irá passar pelas três freguesias.

“Esperemos honrar o 25 de Abril e quem o fez, como um hino à liberdade e à união entre as pessoas e os povos”, diz ainda o autarca.

Alunos e CAVE da ESAE promovem “abril, mês da desparasitação”

O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE) da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre, em parceria com os alunos do 2º ano da disciplina de Análises Clínicas da licenciatura em Enfermagem Veterinária e do 1º ano do CTeSP em Cuidados Veterinários da ESAE, promovem a iniciativa “Abril mês da desparasitação”, durante a qual são apresentadas e desenvolvidas diferentes atividades, algumas das quais, centradas na comunidade local.

Durante este período, os alunos irão aplicar um pequeno questionário com o objetivo de avaliar os hábitos e conhecimentos dos tutores sobre parasitas e zoonoses, aproveitando o contacto para promover a sensibilização para uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia. As zoonoses (doenças transmitidas ao Homem através de animais) são frequentemente causadas por parasitas. A desparasitação externa e interna assume um papel de grande importância na manutenção da saúde pública, sobretudo no que concerne a crianças e pessoas com sistema imunitário enfraquecido que por essa razão poderão ser mais vulneráveis a infestações parasitárias.

Todos os animais domésticos, mesmo aqueles que não passeiam na rua, devem ser desparasitados, cada um com o protocolo de desparasitação que melhor se adequa às suas características.

Todos os esclarecimentos poderão ser prestados no Centro de Atendimento Veterinário Escolar da ESAE através dos seus contactos: cave.esae@ipportalegre.pt e 268 628 528/245 301 502.

Prova de vinhos no Centro Comunitário de Campo Maior é sábado

Foto arquivo

A tradicional prova de vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, decorre este sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

O objetivo, como revela o presidente da Junta, Miguel Tavares, passa por “promover os vinhos dos produtores locais e a gastronomia dos restaurantes da vila, numa tarde de convívio, em que são mais de 12 os produtores representados”.

Miguel Tavares adianta ainda que esta é uma iniciativa “com vários anos, que tem corrido sempre muito bem e, onde há troca de conhecimentos e de experiência e temos visto o aumento de práticas mais científicas, na produção dos vinhos”.

Prova de vinhos que decorre este sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior, a partir das 16 horas.

Guardia Civil apreende 94 mil euros a condutor português em Badajoz

Cerca de 94 mil euros, em notas, foram apreendidos pela Guardia Civil a um cidadão português, em Badajoz, uma vez que viajava sem a declaração de transporte de dinheiro.

A viatura com matrícula portuguesa foi intercetada, na semana passada, na autoestrada BA-20, e dentro do carro seguiam dois ocupantes e, escondidas, duas mochilas com 93 990 euros em notas.

Segundo a agência espanhola Europa Press, a Guardia Civil referiu, em comunicado, que o condutor disse que o montante era resultado de negócios que tinha feito no sul de Espanha e que o destino final seria o seu local de residência em Valença, no distrito de Viana do Castelo e alegou deconhecer que era necessário declarar aquela quantia. O dinheiro foi apreendido e depositado num banco de Badajoz até que a investigação seja concluída.

De recordar que a lei obriga a que a saída ou entrada em Espanha de notas de valor igual ou superior a dez mil euros deve ser declarada antes da deslocação.

APPACDM de Elvas recebe prémio Brisa “Ser Solidário”

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas candidatou-se ao projeto da empresa Brisa, com o nome “Ser Solidário”, no qual os colaboradores da Brisa são convidados a descontar para uma das causas a concurso.

O projeto “Batismo de Voo”, da APPACDM de Elvas, foi o escolhido pelos trabalhadores da empresa que gere as autoestradas. O resultado é a atribuição de 17 mil euros, destinados à concretização do batismo de voo de 25 utentes, que vão realizar a sua primeira viagem de avião entre Lisboa e Porto.

A entrega do prémio decorreu, ontem, quarta-feira, 19 de abril, na sede da Brisa, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Casa Benfica de Elvas promove caminhada em Barbacena no dia 25

A Caminhada aos Monumentos, em Barbacena, promovida pela Casa Benfica de Elvas, tem lugar na próxima terça-feira, feriado de 25 de Abril, às 9.30 horas, com partida do Castelo de Barbacena.

Manuel Claudino, presidente da coletividade, revela que esta “é uma caminhada que se realiza há vários anos, tendo um percurso fácil e que passa por vários monumentos de Barbacena, desde o Castelo, pelourinho, Lapa, ponte romana e anta, num total de nove quilómetros”.

No final da caminhada, será servido, no campo, um cozido de grão, oferecido pela coletividade, acrescenta Manuel Claudino.

As inscrições para a caminhada em Barbacena são gratuitas e podem ser feitas, no máximo até domingo, junto dos contactos da Casa Benfica de Elvas,  por email casabenficaelvas@gmail.com ou do telefone 93 186 06 76.

Euro 2024 – previsões e vencedores

O calendário do Euro 2024 já foi definido – a competição será disputada entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha. As principais equipas europeias já lutam por um dos 23 lugares disponíveis na maior competição do futebol europeu.

Apesar de ainda faltarem vários meses, alguns sites como a Joga Bets já lançaram as odds para os vencedores do Euro 2024. Vamos analisá-las e ver quais as seleções mais prováveis de levantar o troféu.

França

A França venceu o Europeu em 1984 e em 2000. Embora não vença a competição desde 2000, isso não a impede de ser a seleção favorita para ganhar o Euro 2024. As odds para os Le Bleu vencerem a competição são de 6,05.

Alemanha

Como seleção que irá receber o Euro 2024, a Alemanha está automaticamente apurada para a competição. A seleção venceu o Europeu em três ocasiões – em 1972, em 1980 e em 1996. De acordo com a Joga Bets, a Alemanha é uma das seleções favoritas para vencer a competição, com odds de 6,30.

Inglaterra

Apesar de ser uma seleção repleta de jogadores de classe mundial e das expectativas serem sempre muito elevadas, a Inglaterra nunca venceu o Europeu. No entanto, é considerada uma das favoritas para ganhar a próxima edição do Europeu. À data, as suas odds são de 6,80.

Espanha

Tal como a Alemanha, a Espanha é uma das seleções com mais troféus europeus. A seleção espanhola foi campeã em 1964, 2008 e 2012. Embora as previsões não sejam tão positivas como em anos anteriores, a Espanha continua a ser uma das principais candidatas, com odds de 8,85.

Portugal

Portugal foi uma das últimas seleções a ganhar o Europeu, em 2016, após vencer a França na final por uma bola a zero. Atualmente, a seleção das Quinas está em excelente forma sob o comando de Roberto Martínez. As odds da Joga Bets de 11,2 assinalam Portugal como um dos favoritos.

Itália

A Itália é a atual campeã europeia. A seleção italiana levantou o troféu na última edição do torneio – o Euro 2020. Infelizmente, a sua prestação no Mundial de 2022 afastou-a do topo da lista das seleções mais prováveis de vencer o Euro 2024. As suas odds na Joga Bets são de 11,9.

Bélgica

Tal como Portugal, a Bélgica é uma das seleções europeias mais talentosas. Porém, a sorte não tem estado do seu lado. De qualquer forma, as odds de 13,8 indicam que a seleção belga tem tudo para vencer o Euro 2024.

Sul da Península sem chuva nos 17 dias de abril

Foto AEMET Espanha

A “Agencia Estatal de Meteorología para el Tiempo y el Clima” de Espanha, similar ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, colocou ontem online uma publicação no Twitter com este mapa da Península Ibérica (assinalando o lado espanhol).

“Este é o mapa de precipitação acumulada em Espanha entre 1 e 17 de abril: em mais de metade do país não caiu uma só gota. Em conjunto, registaram-se 5 litros por metro quadrado, valor que apenas representa 15% da média normal desses primeiros 17 dias de abril”.

Ministra aponta mais verbas do PRR para Ciência e Ensino Superior

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, anunciou um aumento de mais de mil milhões de euros nas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinadas à Ciência e Ensino Superior, no âmbito das Agendas Mobilizadoras e da reprogramação do PRR que está em consulta pública até sexta-feira.

A Ministra encerrou a sessão de abertura da V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, que decorre no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Elvira Fortunato evocou ainda a importância da Agenda Verde para o país e do desenvolvimento de projetos inovadores, como o Projeto Guardiões, que contribuam para acelerar a transição energética e o desenvolvimento sustentável. A Ministra defendeu também a diversificação das fontes de financiamento destes projetos, não só porque os apoios serão maiores, mas também porque estas iniciativas portuguesas poderão usufruir da partilha de sinergias e do networking das redes além-fronteiras.

Para Ricardo Campos, Presidente do Fórum Energia e Clima, uma das entidades promotoras do Projeto Guardiões, a hora é de reflexão, de confiança na Ciência que esteve sempre, ao longo dos tempos, à altura dos desafios, mas é sobretudo a “Hora de Agir”. “Atualmente existem cerca de 8 mil milhões de pessoas no planeta. Em 2050, no ano da neutralidade carbónica, seremos 9 mil milhões, a consumir mais recursos, mais rapidamente. Acreditamos que vamos continuar a poder contar com o contributo da ciência para que o Homem possa viver em equilíbrio com o seu semelhante, com o mundo natural e com os outros seres vivos. Mas cada um de nós tem o seu papel decisivo nesta ‘Hora de Agir’”, afirmou.

A V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do Projeto Guardiões, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, encerra esta quinta-feira, 20 de abril, o evento que conta também com o contributo de importantes personalidades da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), investigadores, empresários estudantes e economistas.