Avelino Bento apresenta obra literária na Biblioteca de Arronches

“Verdadeiramente enriquecedora”. Assim se pode classificar a experiência passada, na tarde do passado sábado, dia 15 de abril, na Biblioteca Municipal de Arronches, com a apresentação da obra literária de Avelino Bento, escritor e professor da região, que mantém uma relação de grande amizade com Arronches e com o seu povo e que se fez acompanhar, na mesa, pela vereadora do Município, Maria João Fernandes, pela representante e poetisa da Filigrana Editora, Amelia Bravo Vadillo e pelos amigos Daniel Balbino e Elisabete Tavares.

Esta apresentação literária iniciou-se com intervenção da autarca local, Maria João Fernandes, com a qual deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu ao escritor por ter aceitado o convite do Município em dar a conhecer aqui o seu trabalho, sendo um privilégio para Arronches receber este tipo de sessões culturais.

Teve depois a palavra Amelia Bravo Vadillo, que se mostrou grata com o convite, reiterando que é sempre um prazer estar em Arronches, terra que recebeu a editora de braços abertos numa altura em que esta tinha muito pouco tempo de existência. A representante da editora mencionou a grande honra em ter as publicações de Avelino Bento no seu portefólio, sendo o seu autor mais prolífico, classificando o escritor como uma mente inquieta, um verdadeiro pensador, que dedicou a sua vida à educação e à arte nas suas mais variadas vertentes. Finalmente, Amelia Bravo Vadillo explicou algumas das características dos livros apresentados, declamando então alguns poemas presentes nas mesmas.

Foi a vez de “entrar em cena” Avelino Bento, que iniciou a sua intervenção com uma palavra de gratidão para com o Município pelo convite efetuado, sublinhando que é sempre com muito gosto que regressa a Arronches, uma terra onde foi sempre bem-vindo desde a primeira vez que a visitou há cerca de cinco décadas atrás. O professor lamentou que a cultura não tenha uma maior dimensão junto dos jovens, mas disse compreender essa mudança de paradigma. Não obstante, esta continua a ter para si uma enorme importância e a sua carreira enquanto autor nasce com a necessidade de exprimir por escrito os seus pensamentos e memórias. Por fim, o grande protagonista da tarde falou da sua experiência de vida e das suas inspirações, fundamentais para a elaboração de qualquer uma das quatro obras apresentadas, a saber, “No Rio… Onde Começa o Mar”.

“A Geração Que Quis Ser Feliz”, “Os Últimos Putos Neo-Realistas” e “Quarent’(Ena + Poemas)”, as quais passou a explicar em traços gerais. Avelino Bento interpretou depois alguns poemas e passagens dos seus trabalhos.

Igualmente a interpretar alguns excertos dos livros apresentados, estiveram Elisabete Tavares e o arronchense Daniel Balbino, que realçou o gosto que é ler o que o colega e amigo escreve, algo que muitas vezes o remete para algumas memórias da sua vida.

Para terminar esta magnífica tarde, foi ainda convidado alguém da assistência a recitar também um dos poemas de Avelino Bento, antes de ter lugar um momento de convívio, com o Município de Arronches a oferecer um porto de honra a todos os presentes.