Dia do Combatente e 105 anos da Batalha de La Lys assinalados em Elvas (c/fotos)

O Dia do Combatente e os 105 anos da Batalha de La Lys foram assinalados esta manhã de sexta-feira, 14 abril, pelo Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, numa cerimónia que teve lugar junto ao monumento aos Combatentes da 1ª Grande Guerra.

O presidente do Núcleo de Combatentes de Elvas, tenente-coronel Luís Franco, releva que é objetivo “manter a tradição desta cerimónia, para que as gerações mais novas não esqueçam que existiram estas datas, e que houve muitos militares que estiveram em batalhas e morreram em combate ao serviço de Portugal”.

O coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, considera que é importante homenagear os militares que combateram, nestas cerimónias que são “extremamente importantes para a história de Portugal, sobretudo homenagear estes militares que combateram há 105 anos”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, reforça que devemos recordar “aqueles que deram o corpo pela pátria e que é extremamente importante que existam estas ligas de combatentes”.

Rondão de Almeida lamenta que, atualmente, as guerras continuem a acontecer. “Quando estou numa cerimónia destas penso quando é que acabam as guerras, porque desde sempre continuam a existir, e preocupa-me haver muitas vidas perdidas por decisões de grandes líderes, que estão nos seus gabinetes e veem o seu povo a morrer”.

Após a deposição de flores por parte das entidades convidadas, decorreu a cerimónia de imposição de condecorações, a Sílvio Bairrada e Pedro Barrena, dois ex-combatentes.

Estima-se que nesta batalha tenham morrido mais de 1300 soldados e mais de quatro mil tenham ficado feridos.