Borrego na Enxara já só para os mais velhos

Até amanhã, 10 de abril, são muitos os campomaiorenses que se encontram reunidos junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, onde hoje, em Domingo de Páscoa, dia 9, a tradição na região manda que se coma o borrego no campo. A verdade é o que tempos são outros e os mais novos, sobretudo, já não ligam a essa tradição.

Érica Sequeira, por exemplo, acampada na Enxara há já uma semana com os amigos, garante que estes são sempre “dias maravilhosos”, de grande convívio, mas onde o borrego não entra. É a segunda vez, conta ainda, que ruma ao campo com os amigos.

Para José Monteiro, esta é uma tradição que cumpre há muitos anos, lembrando que, durante mais de duas décadas, teve um bar junto ao santuário da Enxara, tendo as suas filhas crescido naquele espaço. “Comer, beber e conviver com os amigos”, garante, é o principal. “No domingo, a tradição é o borrego, mas os mais novos não querem. Só querem é copos de cerveja e toca a andar”, diz ainda.

Já Luís Cidades, que ruma à Enxara desde o seu primeiro ano de vida, revela tudo aquilo que o seu grupo de amigos levou para o campo “uma causa autêntica” para passar estes dias da melhor maneira. “Na diversão, no convívio e com muita comida e bebida”: é assim que  o grupo de Luís tem passado os últimos dias junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara.

Hoje, às 15 horas, há Missa de Ressurreição, no Santuário de Nossa Senhora da Enxara. Pelas 17 horas, há garraiada e, a partir das 21 horas, baile com o Duo Carlos e Rui.

Já amanhã, segunda-feira, 10 de abril, às 16 horas, há Missa de Ação de Graças, seguida de Procissão. Estas cerimónias vão ser presididas pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.