Tradição das Aleluias volta a ser festejada na Terrugem

As tradicionais Aleluias voltaram a ser festejadas, nesta Páscoa, na Terrugem, no concelho de Elvas, à meia noite de sábado para domingo.

Centenas de pessoas receberam dezenas de quilos de rebuçados, lançados de vários pontos da aldeia.

Veja aqui o vídeo que realizámos em direto:

André Sousa recebido em apoteose na volta ao mundo em minimota

O motociclista português André Sousa terminou este sábado, 8 de Abril, uma viagem ao mundo com uma duração de mil dias, 75.000 quilómetros e 52 países.

André Sousa saiu de Avis em Julho de 2020, para esta aventura de dar uma volta ao mundo em minimota, uma Honda Monkey 125 de nove cavalos e 70 centímetros de altura, e chegou hoje, concluindo aquela que chama uma experiência indescritível

“Já sabia que ia ser uma aventura – disse o piloto aos nossos microfones – mas, tornou-se uma aventura 20 vezes maior do que esperava. Tive uma ano de planeamento que com a pandemia foi tudo por agua abaixo. Depois aconteceu de tudo, a melhor experiência foi ter sido preso no México, mas a pior foi ter sido raptado e drogado. Depois deu me uma ressaca, daquilo que nos dão que estive uma semana sem comer. Totalmente sem palavras”.

A volta ao mundo de André Sousa, um jovem de Oliveira de Azeméis, começou e terminou em Avis, e esta manhã teve uma recepção espetacular em Elvas, na fronteira do Caia, quando pisou novamente solo português, com centenas de motards de todo o País que o quiserem receber com todo o carinho. André Sousa estava surpreendido “fiquei um pouco intimidado, não esperava tanta mota (hoje na fronteira do Caia). Foram tantas pessoas que me acompanharam pelas redes sociais, mas aqui não estava à espera. Uma das coisa que me fez dar a volta ao mundo, foi ser a primeira pessoa a dar uma volta ao mundo em minimota. Quis mostrar que qualquer pessoas consegue, que é possível com qualquer tipo de mota, mostrar que é possível e se consegue concretizar um sonho”.

Diamantino Martins, reside em Arronches, e foi convidado a estar na receção a André Sousa porque também fez uma Volta ao Mundo de luxo em 60 dias.

Aos nossos microfones disse que “a minha volta ao mundo é completamente diferente. O André disse me que era importante eu estar aqui, por isso vim. Fiz questão de aqui estar e dar-lhe o meu livro. A minha volta ao mundo foi de avião, de hotéis de cinco estrelas, com todo o luxo, de sonho. Eu fiz uma volta de luxo e a dele foi de coragem, de aventura. Ele  (André) merece toda esta receção. Tem todo o mérito”

André Sousa passou a ser “o primeiro motociclista a dar a volta ao mundo numa minimoto, numa viagem em contínuo, de mil dias a solo, por todos os continentes e por 52 países”.

 

Veja o vídeo e as fotos:

Vigília Pascal este Sábado Santo na Sé de Elvas

Este Sábado Santo, dia 8 de abril, em Elvas, há Oração cantada de Laudes, na igreja da Sé, pelas 10 horas. Pelas 21.30 horas, decorre a Vigília Pascal.

A Vigília Pascal, ou Grande Vigília, é uma celebração cristã realizada na véspera do Domingo de Páscoa. Nesta vigília, celebra-se ritualmente a ressurreição de Jesus Cristo.

Miguel Azevedo este sábado na Feira do Queijo em Rio de Moinhos

A Feira do Queijo, numa organização da Câmara de Borba, decorre em Rio de Moinhos, até amanhã, domingo, 9 de abril.

Hoje, sábado, dia 8, às 10.30 horas, há animação de rua, pela Bandalheira Street Band. À mesma hora, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. Às 11 horas, recriação das Artes do Fabrico do Queijo.

Às 15.30 horas, há espetáculo de folclore, com as atuações do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada (Borba) e do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo).

Pelas 18.30 horas decorre a finalização de um mural alusivo a este certame, da autoria do artista Guzt.

Às 21.30 horas, o espetáculo é com Miguel Azevedo. E, às 23.30 horas, começa a Noite Jovem, com as presenças dos DJs Izy e Polson, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

Convívio de futebol em São Vicente (c/fotos)

O polidesportivo de São Vicente foi palco de um convívio de futebol de petizes e traquinas, promovido pela Associação Internacional Hispanolusa, este sábado, 8 de abril.

O evento reuniu cerca de uma centena de crianças, durante a tarde na praça de touros da freguesia, há garraiada com gado dos Irmãos Serpa. Pelas 21h30, no mesmo local, há animação musical com a acordeonista Marta Ferreira.

Campomaiorenses cumprem tradição de Nossa Senhora da Enxara

Os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para o tradicional convívio de Páscoa, que dura até segunda-feira, dia 10 de abril, feriado municipal de Campo Maior.

Ao longo de toda a semana, vários grupos foram transportando, de suas casas, tendas, cadeiras, mesas e tantos outros utensílios e instrumentos necessários para passar, nas melhores condições possíveis, estes dias ao ar ao livre.

Marco Miranda, que está no campo desde a passada quarta-feira, com a sua família, revela que se lembra de cumprir esta tradição “desde criança”. Sendo esta uma tradição a “manter”, lembra que muita gente precisa de atempadamente marcar férias. Por estes dias, o convívio é a palavra de ordem. Amanhã, em domingo de Páscoa, o borrego, como manda a tradição, estará em cima da mesa, confecionado ou pela esposa de Marco ou pela mãe.

Já Margarida Grifo, e o seu grupo de amigas, é a primeira vez que acampam junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Somos 19 e vamos andar a conviver com toda a gente”, revela, assegurando que as noites, no campo, serão “animadas” com álcool e muita animação.

Também Leonor Latas, na Enxara, com o seu grupo de amigos, revela que é a primeira vez que acampa, revela que é a primeira vez que o faz, por esta altura, longe da vista dos pais.

Na noite deste sábado, 8 de abril, a partir das 21 horas, e no âmbito das festas em honra de Nossa Senhora da Enxara, há garraiada.

PSP e Polícia nacional espanhola em conjunto em Estremoz e Évora

O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, em parceria com a Polícia Nacional espanhola, desenvolvem este fim de semana, dias 8 e 9 de abril, uma patrulha conjunta, com vista a desenvolver um policiamento de proximidade e também devido à grande afluência de turistas, nesta época festiva.

A Chefe Coordenadora da PSP da Estremoz, Ana Ribeirinho, revela que esta é uma iniciativa que pretende “transmitir um sentimento de segurança aos cidadãos, principalmente espanhóis, tanto em Estremoz, no mercado de velharias, como em Évora, através de um policiamento proactivo dissuasor e de visibilidade”.

Ana Ribeirinho relembra que a PSP está também a desenvolver, a nível nacional, a Operação Páscoa em Segurança, que pretende contribuir para a diminuição do índice de criminalidade e sinistralidade rodoviária, com ações de visibilidade”.

PSP e Polícia Nacional espanhola que no sábado, 8 de abril, reforçam o patrulhamento de proximidade no mercado de Estremoz e, domingo, 9 de abril, na zona histórica e comercial de Évora.