Santa Casa de Campo Maior debate cuidados em fim de vida

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promove amanhã à tarde, terça-feira, dia 28 de março, um intercâmbio de profissionais da área da gerontologia, sob o tema “Cuidar em fim de vida”.

Nesta iniciativa, que decorre no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), de Campo Maior, vão estar técnicos, quer da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, quer da Santa Casa de Borba.

Este encontro de amanhã, explica Rosália Guerra, da Santa Casa campomaiorense, teve origem numa reunião de trabalho sobre o projeto “Cidades Compassivas”, que está relacionado com “a dignificação e a compaixão dirigida às pessoas em fim de vida”. “Esta reunião despertou nos técnicos a necessidade de se refletir e de partilhar ideias e estratégias, sobre os cuidados nesta última fase da vida”, adianta.

Neste intercâmbio vão participar vários profissionais de saúde, incluindo médicos, que irão, entre outros, explicar que cuidados se devem ter com estas pessoas, sendo esta, segundo Rosália Guerra, “uma problemática cada vez mais premente”, até porque “a longevidade veio para ficar”. “Temos de nos questionar, nós que somos profissionais nesta área, sobre como cuidamos das pessoas que estão na última fase da vida”, diz ainda.

Uma das oradoras desta sessão é a médica que coordenada a iniciativa “Cidade Compassiva” em Borba. “Vem-nos falar da forma como as cidades e todos os cidadãos se podem tornar membros deste movimento”, explica ainda Rosália Guerra.