Projecto ABC realiza primeira visita de campo na Reynolds Wine Growers (c/fotos)

A equipa do projeto ABC – AgriBioCircular, do InnovPlantProtect, realizou esta sexta-feira, 24 de março, a primeira atividade com os estudantes da Escola Secundária D. Sancho II e da Escola Superior agrária de Elvas, na propriedade Reynolds Wine Growers, em Arronches.

Nuno Faria, investigador no InnovPlantProtect, explica que o objetivo é colocar em prática, no olival e montado, desta propriedade, “o que foi trabalhado em aula, nomeadamente ensinar os alunos a identificar os insetos que se encontram em cada habitat, através de técnicas de amostragem de artrópodes, tanto através de técnicas tradicionais como de outras tecnologicamente mais avançadas, com recurso a sensores e inteligência artificial, ou seja, armadilhas automáticas”.

O investigador revela ainda que é ainda objetivo que os alunos “sejam autónomos para identificar o que veem no terreno, bem como que fiquem a saber quais os insetos que são úteis nos ecossistemas, mas também aqueles que são, potencialmente pragas e nocivos para as culturas, no Alentejo”.

A professora na ESAE, Ana Cordeiro, garante que esta atividade é “fundamental para que os alunos, quer do CeTESP em tecnologias Agropecuárias e licenciatura em Agronomia, no terreno, possam pôr em prática, o que aprendem em contexto de sala de aula”.

Primeira saída de campo com os alunos da Escola Secundária D. Sancho II e da Superior Agrária de Elvas que decorreu hoje, na propriedade Reynolds Wine Growers, no âmbito do projeto do InnovPlantProtect, ABC.