Ciclo de Conferências “Terras do Borrego” em Marvão

A Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego” que tem início no dia 2 de abril e decorre até dia 16 e será um dos temas abordados na terceira conferência que acontece amanhã, quinta-feira, dia 23 de março, no auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, a partir das 14.50 horas.

“Vamos retomar mais um ano a semana gastronómica da capital do Borrego, precisamente na altura da Páscoa, que é quando consumimos mais borrego no nosso território”

Esta iniciativa decorre no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa a promoção de Sousel e a região do Alto Alentejo, carateriza-se por ser uma das atividades mais simbólicas do pastoreio, onde, sazonalmente os rebanhos são movidos para terrenos com condições mais favoráveis.

A conferência tem início com uma sessão de boas vindas presididas pelo presidente da Câmara Municipal de Marvão, o engenheiro Luís Vitorino. Em seguida, contará com a intervenção de três especialistas em áreas ligados à pastorícia, o técnico do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia), Dr. José Conde, a professora doutora Noémia Farinha da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens e por fim, pelo professor doutor Francisco Mondragão, da Escola Superior Agrária de Elvas (IPP).

Esta sessão terá ainda uma mesa-redonda aberta, com a moderação do jornalista Gabriel Nunes da Rádio Portalegre, onde haverá uma conversa aberta, com espaço para perguntas e respostas, como forma de partilhar conhecimento. A sessão será encerrada pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, o engenheiro Manuel Valério.

O ciclo de conferências “Terras do Borrego” pertence ao projeto territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022.