GNR resgata três cachorros abandonados no concelho de Gavião

Três cachorros recém-nascidos, abandonados na freguesia de Margem, no concelho da Gavião, foram resgatados na passada segunda-feira, 20 de março, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Gavião.

Segundo comunicado enviado pela GNR, “no seguimento de uma ação de patrulhamento, numa zona rural, os militares da Guarda depararam-se com uma saca, sendo que no interior existia movimento o que despertou a atenção dos militares”.

No decurso da ação foi possível constatar que “estavam três crias, que tinham sido abandonadas e evidenciavam estar bastante debilitadas”.

Para o local foram acionados os serviços do Município de Gavião e um médico veterinário, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior adoção.

A Guarda Nacional Republicana recorda que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.