GNR convida população a caminhar pela Floresta esta terça-feira em Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre, realiza esta terça-feira, dia 21 de março, uma “Caminhada pela Floresta”, em Portalegre.

É uma caminhada fácil, aberta à participação de toda comunidade, com uma extensão de cerca de 7,5 quilómetros, com a duração de aproximadamente três horas, com início às 10 horas, com partida e chegada na Zona Industrial de Portalegre, junto à Prio. Vai começar com uma pequena atividade simbólica de plantação de algumas árvores, iniciando-se logo de seguida a caminhada propriamente dita.

Com esta caminhada, a GNR associa-se às comemorações do Dia Internacional das Florestas e pretende fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente junto da população, despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal do Alto Alentejo e para a problemática dos incêndios florestais, assim como sensibilizar a população para a importância da preservação da floresta, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Esta iniciativa integra uma ação de sensibilização que se constitui como uma importante forma de consciencialização para a valorização da floresta, através da transmissão à população de uma mensagem de forma apelativa, de incentivo às boas práticas, ao respeito pela natureza e à proteção da nossa floresta.

Atualmente, as caminhadas em área florestal são uma prática frequente e de salutar, realizando-se um pouco por todo o País e com o número de praticantes a aumentar exponencialmente.

Os caminheiros afiguram-se como um verdadeiro testemunho de respeito pela natureza e pela floresta, do desfrutar da sua beleza, razão pela qual se deve apostar no seu contributo para fazer passar a mensagem a que nos propomos.