O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade: a importância da Educação Ambiental

O InnovPlantProtect, em Elvas, tem vindo a chamar a atenção da necessidade urgente de se encontrar soluções para preservar o meio ambiente e, por sua vez, o sistema agrícola, sendo esse um dos principais motivos para o desenvolvimento do projeto ABC – AgriBioCircular, que tem como principal ferramenta a Educação Ambiental.

A necessidade dessa consciencialização “é reflexo também de proposições realizadas por entidades internacionais, como a ONU, e os objetivos de desenvolvimento sustentável, que incluem objetivos de preservação do ambiente, e também da promoção de educação de qualidade”, revela a investigadora no laboratório colaborativo elvense Maysa Toledo (na imagem).

À escala nacional, adianta a investigadora, existem diretrizes importantes, como a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA), proposta pela Direção-Geral de Educação e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “que propõe uma educação ambiental mais aberta, transversal e participativa”.

“A educação ambiental nos espaços escolares e académicos torna-se necessária para não limitar o ensino à mera transmissão de saberes, de forma fragmentada e sem contexto, mas sim como um processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente”, acrescenta.

Através do projeto ABC – AgriBioCircular, o InnovPlantProtect vai desenvolver várias atividades, com os alunos da Escola Superior Agrária de Elvas, bem como da Secundária D. Sancho II. “As atividades do projeto têm como objetivo aproximar os alunos do meio ambiente e na preservação de todas as formas de vida, focando-se maioritariamente nos insetos e em outros microorganismos que vivem nas plantas”, explica Maysa Toledo.

Os alunos das duas escolas “irão participar em atividades de educação ambiental nos olivais, vinhas e montado da Reynolds Wine Growers SA. Lá, aprenderão os processos principais da recolha de dados no campo, ao instalar armadilhas, aprender a identificar quais os organismos que são pragas para as culturas, quais são os inimigos naturais destas pragas e também aprender a avaliar estas amostras, permitindo aos alunos perceber qual a importância de recolher essas informações e chegar às suas próprias conclusões quanto aos benefícios dos processos de economia circular que decorrem na propriedade”, diz ainda.

A rubrica desta semana de “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.