Santa Casa de Campo Maior aposta na melhor alimentação de idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a procurar, com a ajuda de uma profissional na área, cuidar, cada vez mais e melhor, da alimentação dos idosos que tem aos seus cuidados, quer em lar, centro de dia ou mesmo em apoio domiciliário.

A dietista Ana Simões, que vem a realizar esse trabalho, na instituição, desde final de 2021, lembra que a alimentação é “a base da saúde” de todos nós, sendo que, nos casos dos idosos, é necessário ter cuidados redobrados com as ementas servidas. “São pessoas que devem ter bastante apoio nutricional, porque a nutrição é a nossa base de saúde ou, pelo menos, em determinadas faixas etárias, a ter muito cuidado com as ementas, com o tipo de alimentação e de doenças que, de uma forma geral, estas pessoas, de uma forma geral, já padecem”, assegura a profissional. “Todo o cuidado é necessário e o profissional na área deve estar presente”, acrescenta.

Considerando que a Santa Casa campomaiorense está “muito à frente”, nesta área, ao nível do que se faz, mesmo em termos nacionais, Ana Simões assegura que, para além de lares, os profissionais de nutrição deviam também ter espaço, para, “com o seu saber, o seu conhecimento e o seu know-how, dar indicação, dar o seu parecer e o seu acompanhamento”, entre outros, em autarquias e escolas.

Encarando a ausência destes profissionais em diferentes instituições como uma “lacuna muito grande”, Ana Simões revela ainda que apesar de colaborar sempre, em diversos tipos de iniciativas, quando é solicitada, era necessária uma “maior assiduidade e mais presença”. “Estes profissionais deviam estar a trabalhar nas escolas, como existem os psicólogos e os assistentes sociais”, remata.