Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigoso instalada em Borba

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigoso (UER2P), foi instalada esta quinta-feira, 2 de março, no parque de estacionamento em frente ao antigo refeitório municipal, em Borba.

Esta Unidade é um serviço de recolha de pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos, disponibilizado pela Gesamb, totalmente gratuito, concebido exatamente com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum.

Exemplos de resíduos que poderão ser entregues: cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. Objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes. Razão pela qual devem ser descartados em segurança.

“Recuperar espaço em gavetas e armários com a entrega de cabos e telemóveis sem uso, é sem dúvida um bom motivo para visitar a UER2P”, revela o município em comunicado. O outro e talvez o mais importante é que, “sempre que descartar os seus resíduos perigosos em segurança, está a evitar que os mesmos poluam os recursos hídricos locais, assim como a fauna e flora da nossa região”.

A Unidade móvel está aberta ao público nos dias 2, 3, 6, 7 e 8 de março, das 10 às 13 horas e das 13.30 às 17.30 horas.