Assembleia Geral do Caça e Pesca é a 4 de março

O Clube dos Amadores de Caça e Pesca de Elvas reúne a sua Assembleia Geral, no dia 4 de março, sábado, às 17 horas, na sede da coletividade.

A ordem de trabalhos tem os cinco pontos seguintes: leitura, diálogo e votação da ata da assembleia anterior; apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Direção Administrativa, referente ao ano de 2022; proposta do aumento de quotização extraordinária, para os sócios que se inscrevem e praticam o ato venatório nas zonas de caça municipais geridas por este clube; eleição dos Corpos Gerentes para o biénio 2023/2024; e outros assuntos de interesse para a coletividade, incluindo a Gestão Cinegética.

Aulas de Sevilhanas e Flamenco em Arronches

Todas as quintas-feiras, pelas 18 horas, no Pavilhão de Paisagem da Piscina Municipal Miguel Lagarto, em Arronches, há aulas de Sevilhanas e Flamenco.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do contacto 925 769 378.

“O Elvas” é campeão distrital 2022/23

Foto arquivo

A equipa sénior de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos é o novo campeão distrital de Portalegre, ao vencer esta tarde, em Gáfete, por 1-0, com um golo de João Carlos Lopes.

Na outra partida, o Gavionenses venceu 1-0 o Elétrico de Ponte de Sor.

Gala homenageia pessoas ligadas à tauromaquia em Alter do Chão

A Romagens, Ouro e Prata, homenageia, no próximo sábado, 4 de março, diversas entidades ligadas à atividade tauromáquica, na “Gala da Tauromaquia”, a ter lugar, às 16 horas, no Cineteatro de Alter do Chão.

Na iniciativa, que conta com a apresentação de Graça Silva, serão homenageados o matador de Touros Rui Bento, o cavaleiro José Fernandes, o bandarilheiro Júlio André, bem como os forcados António Sécio, Pedro Coelho dos Reis, Joaquim Pataca que é também apoderado e empresário e ainda os aficionados José Francisco Alcobia e, a título póstumo, José Caldeira e Rui Casqueiro.

Esta Gala conta também com as atuações da Banda Municipal Alterense, o Grupo de Cante Alentejano “Os Cá de Cima”, Estúdio de Dança Rita Trindade e Sevilhana Rocieras, da Golegã.

 

Tuna Papasmisto do IPP promove Capotes Negros em março

Foto: facebook Tunapapasmisto Tuna Mista Ipp

A Tunapapasmisto, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre volta a cumprir a tradição académica dos Capotes Negros, nos dias 8 e 9 de março.

A completar 29 anos de existência e 19 anos da iniciativa Capotes Negros, um evento mítico, que tem como objetivo promover um encontro de tunas de diferentes escolas, Universidades e pontos do país, nesta cidade do Alto Alentejo, a Tuna volata a reunir estudantes e a população de Portalegrense com um só objetivo: “o convívio e a partilha deste Alentejo que trazemos na voz”.

A iniciativa conta com uma noite de Serenatas, no dia 8 de março, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, com início às 21 horas e uma noite de Tunas, a dia 9 de março, com encontro marcado no Mercado Municipal de Portalegre, às 22 horas.

Espetáculo da Banda 1º Dezembro em Elvas

A Banda da Sociedade de Recreio Musical 1° de Dezembro de Campo Maior realizou um concerto este sábado, 25 de fevereiro, no Cine-Teatro de Elvas.

O espetáculo é mais uma iniciativa integrada na campanha de angariação de fundos para a viagem a Londres que farão, a partir de 22 de abril, os alunos da disciplina do 9° ano de Educação e Moral Religiosa Católica na Escola EB 2,3 de Santa Luzia.

Notas de escudo podem ser trocadas até terça-feira

Foi há 21 anos que o euro entrou em circulação em Portugal. No entanto, há ainda muitos portugueses que guardam notas de escudo, uns por opção, outros por esquecimento.

Quem quiser fazer uma eventual troca dos escudos para euros deve fazê-lo até terça-feira, dia 28 de fevereiro, data em que acaba o prazo de troca.

Quem quiser trocar as notas pode ir até às tesourarias do Banco de Portugal, mas também tem a alternativa do envio pelo correio, devendo acondicionar as notas num envelope, indicando o que está a ser enviado. Deve ainda colocar dentro de um outro envelope os dados para a realização de transferência bancária.

O Banco de Portugal sublinha que mesmo as notas que se encontrem danificadas podem ser trocadas.

Quinzena Gastronómica Terras do Borrego no distrito em abril

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego está de regresso ao distrito de Portalegre entre os dias 2 e 16 de abril.

Depois do sucesso verificado na primeira edição, onde mais de 120 restaurantes de todos os municípios do distrito de Portalegre se uniram em torno do sabor único do borrego, a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego espera este ano “contar ainda com mais estabelecimentos a participar”, de acordo com Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, o município promotor do evento.

Os restaurantes aderentes têm como missão confecionar o borrego “das mais variadas formas, desde o ensopado, às costeletas de borrego”, garantiu o autarca.

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego surgiu o ano passado, pela primeira vez, no âmbito da afirmação da vila de Sousel como capital do borrego.Este ano, o chef Jorge Peças foi nomeado Embaixador da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego 2023.

“O Elvas” (sub-17) perde com Rio Ave em Vila do Conde

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” perdeu 2-0 com o Rio Ave B, na segunda jornada da Série D da fase de manutenção do campeonato nacional. O desafio foi disputado na manhã deste domingo, dia 26, em Vila do Conde (foto ao lado, de Luís Piçarra).

Os alentejanos chegaram ao intervalo já com dois golos de desvantagem, após uma má primeira parte, em que sofreram golos nos minutos 8 e 39. No segundo tempo, a turma elvense ainda tentou lutar pelos pontos, mas não foi capaz de marcar.

Em dois jogos, “O Elvas” tem três pontos e ocupa a quarta posição entre seis equipas. Na terceira jornada, a 5 de março, domingo, às 11 horas, os azuis-e-ouro recebem o Caldas, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

David Carreira atuou no Coliseu de Elvas

David Carreira atuou no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, na noite deste sábado, dando início à sua tour de 2023.

David esteve em palco também com o pai  Tony Carreira, num dos momentos altos do espetáculo.

Gafetense – “O Elvas”: hoje pode haver jogo do título

Em fevereiro, no campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre, pode haver campeão. Na tarde deste domingo, dia 26, “O Elvas” pode chegar ao título: para isso, tem de ganhar na deslocação a Gáfete; ou mesmo empatar, caso o Eléctrico não ganhe em Gavião.

Sem pontos perdidos, com cinco vitórias em cinco jogos e um saldo de golos de 24-5, o Clube Alentejano de Desportos é favorito para assegurar, a duas jornadas do fim, o título de campeão distrital de futebol sénior.

Esta oitava jornada tem os dois desafios às 15 horas: Gafetense – “O Elvas” e Gavionenses – Eléctrico, com o Mosteirense a folgar.

O espaço de informação desportiva na Rádio ELVAS é entre as 14.30 e as 18 horas, com relato e reportagem em direto de Gáfete, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

300 jovens franceses esperados em Elvas no mês de julho

A cidade de Elvas vai acolher, na última semana de Julho, cerca de 300 jovens franceses, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem entre 1 e 6 de Agosto em Lisboa.

O padre Ricardo Lameira (na foto), pároco de Santa Luzia, explica que os jovens vão ter oportunidade de “conhecer a cidade, conviver e ter momentos de oração, à semelhança do que vai acontecer em Lisboa”.

O pároco realça a importância que a população de Elvas tem na receção a estes jovens: “é fundamental que toda a população se junte, uma vez que acolher 300 jovens não é só preparar tudo para que eles venham, é também o acolhimento de cada elvense que deve abrir os braços e dizer sê bem-vindo”.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem entre os dias 1 e 6 de Agosto, em Lisboa, e contam com a presença de jovens de todo o mundo, num encontro com o Papa.

“Mês das Migas” decorre em 13 restaurantes do concelho Mora

As migas alentejanas estão em destaque no concelho de Mora até dia 5 de março, com a iniciativa “Mês das Migas”.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço revela que decidiram, este ano, prolongar a iniciativa, “porque no mês de março realiza-se a Feira da Pesca, por isso achámos por bem prolongar a iniciativa e assim juntamos um pouco do que fazemos, ao nível da gastronomia com essa feira, que tem sempre muitos visitantes”.

A participar são 13 restaurantes: em Brotas, O Poço e COOP Brotense; em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos e Solar da Vila; e em Mora, Afonso, Bombeiros, O Alentejano, O Espanhol, Sabores de Mora e Hélder Ganhão, em Pavia, O Forno e M’ólho Pão.

Paula Chuço acrescenta que “todos os fins de semana haverá, na hora de almoço, animação em todas as freguesias, com os grupos de cantares ou ranchos de todas as freguesias, aliando a gastronomia à música”.

Os restaurantes aderentes contam com “uma grande variedade de migas, sendo que as migas de espargos são consideradas as rainhas”, revela a presidente da Câmara de Mora, afirmando que este evento “pretende também dinamizar e impulsionar a economia local, num mês que é baixo, ao nível de vendas na restauração”.

Paula Chuço garante que “motivos não faltam, para todos aqueles que queiram, não só provar as migas, mas também visitar os atrativos de todas freguesias do concelho”.

“Mês das Migas” decorre em 13 restaurantes do concelho de Mora até dia 5 de março.

Bombeiros de Campo Maior recebem equipamentos em fim de vida

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior é, este ano, um Quartel Electrão, tendo disponível, para a população, contentores apropriados para a recolha, para posterior reciclagem, de equipamentos eletrónicos em fim de vida.

Para além da componente humanitária e de proteção ambiental, a campanha Quartel Electrão, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, é também uma oportunidade para as associações de bombeiros reforçarem os seus equipamentos, uma vez que, para aquelas que recolham mais toneladas de eletrodomésticos, lâmpadas e pilhas, há prémios.

Ainda assim, explica o presidente da direção dos Bombeiros de Campo Maior, Luís Fava, “o regulamento deste ano ainda está para aprovação, por parte da Liga dos Bombeiros”, pelo que ainda não é conhecida a lista de prémios. O grande objetivo da iniciativa, contudo, é sensibilizar a comunidade para a questão da reciclagem.

Apelando a toda a população de Campo Maior para que faça chegar à corporação os seus equipamentos em fim de vida, Luís Fava assegura que todas as ajudas são importantes para o trabalho diário da associação.

A edição do ano passado do Quartel Electrão, que foi a mais participada de sempre, tinha como primeiro prémio um veículo ligeiro de combate a incêndios, no valor de 54 mil euros. O segundo prémio era de cinco mil euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Habitualmente, com esta campanha, as associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

Bombeiros de Elvas na campanha “Quartel Eletrão”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas associou-se, à semelhança de anos anteriores, à Campanha “Quartel Eletrão”, que decorre até ao final do ano.

Amadeu Martins, presidente da Associação revela que o objetivo é que as pessoas entreguem antigos eletrodomésticos, pilhas ou lâmpadas usadas para que a associação possa angariar algumas verbas. “A entrega deste tipo de equipamentos para reciclagem permite aos bombeiros receber uma verba, tendo em conta o peso total de equipamentos entregues”, refere Amadeu Martins, recordando que no ano passado a corporação recebeu 280 euros.

Quem quiser entregar os equipamentos pode fazê-lo no quartel dos bombeiros, preferencialmente durante a semana. Amadeu Martins refere ainda que, “neste momento a corporação não os consegue recolher na casa das pessoas, para quem não os consegue entregar, uma vez que não dispõe de uma viatura própria para o efeito”.

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas que se associa novamente á Campanha Quartel Eletrão, que decorre até final deste ano.