Prisão preventiva para suspeito de vários assaltos em Elvas

Foi hoje detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas e encontra-se em prisão preventiva, o indivíduo de 20 anos que realizou vários furtos e causou bastantes estragos na cidade.

Desde a primeira hora que a PSP teve conhecimento do presumível autor dos furtos que  imediato encetou diligências policiais com vários meios, tendo em vista a detenção do suspeito.

Estas ações, culminaram na madrugada passada na intercessão, uma vez mais, pela PSP que logrou deter o suspeito, apresentando-o a autoridade judiciária competente, tendo-lhe sido decretada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foram vários os furtos realizados pelo suspeito desde dezembro passado, tendo a PSP realizado várias detenções, mas o indivíduo acabou sempre por ficar em liberdade, até à detenção de ontem à noite.

Carminho a 8 de março em Montemor no dia da cidade

O novo disco de Carminho é lançado a 3 de março e, a 8 de março, Dia da Mulher, chega ao palco do Curvo Semedo.

No dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher em Montemor-o-Novo.
Bilhetes gratuitos disponíveis a partir das 9h30, do dia 27 de fevereiro de 2023, nos locais habituais (Bol e Posto de Turismo de Montemor).​

Município de Borba vai criar Centro Informação Autárquico ao Consumidor

O município de Borba vai pretende criar um Centro Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC). Par tal, será assinado, no dia 10 de março, o Protocolo de Colaboração entre o município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, tem lugar no dia 10 de março, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho,pelas 9.30 horas, seguido de sessões no Agrupamento de Escolas de Borba, sobre os Direitos dos Consumidores, às 10.30 horas.

Este protocolo tem por objeto estabelecer a cooperação entre o Município de Borba e a Direção-Geral do Consumidor, criando assim “uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor, com vista à defesa dos direitos do consumidor, prestação de informação e apoio na resolução dos conflitos de consumo que ocorram na área do Município”.

Novo volume dos “Livros de Muitas Cousas” lançado em Vila Viçosa

Um novo volume da coleção “Livros de Muitas Cousas”, da Fundação da Casa de Bragança, é lançado este sábado, dia 25 de fevereiro.

Trata-se do 14º volume da coleção, da autoria de Andreia Fontenete Louro, e tem como título “As festas de casamento do Infante D. Duarte e D. Isabel de Bragança”.

O lançamento irá decorrer no Paço Ducal de Vila Viçosa, a partir das 16 horas, com apresentação a cargo da professora doutora Ana Isabel Buescu.

Sobre o “Livro de Muitas Cousas – Volume 14”

Em abril de 1537, Vila Viçosa recebeu algumas das festas mais sumptuosas que o reino de Portugal alguma vez tinha visto. Duarte, filho de D. Manuel I e da rainha D. Maria, e Isabel, filha de D. Jaime, 4.º duque de Bragança, reuniram-se em casamento, unindo política e estrategicamente a Casa Real e a Casa de Bragança, a mais importante casa aristocrática da época.

As negociações duraram muito tempo, com hesitações e regressões, porque D. João III e os duques D. Jaime e D. Teodósio, não conseguiam chegar a um acordo sobre o valor do dote da noiva. Eventualmente, a Casa de Bragança aceitou o desmembramento do Ducado de Guimarães, parte essencial dos seus rendimentos, do seu património.

O contrato de casamento foi assinado em agosto de 1536, transformando Duarte, marido de Isabel, no 5.º duque de Guimarães. A partir desse momento, D. Teodósio começou a preparar a sua Casa e Vila Viçosa para as celebrações de casamento. Ordenou a construção de uma nova ala do Paço Ducal, com novas e melhores acomodações e a renovação da área circundante. Encomendou tapeçarias e outros têxteis opulentos e deu novas librés a todos os seus criados. Com várias semanas de antecedência, começou a comprar provisões e a fazer os preparativos relacionados com várias iguarias.

Através de sete descrições e de um poema laudatório, reconstruiu-se, analisou-se e discutiu-se este momento festivo, a evolução arquitetónica do palácio, dos têxteis, do vestuário e da mesa, mostrando como a combinação destes elementos tinha um propósito muito específico: a exibição do poder pessoal do duque D. Teodósio e o poder senhorial da Casa de Bragança, tanto a nível nacional como internacional.

Funeral do Padre José António Gonçalves realiza-se este sábado na Covilhã

O funeral do padre José António Gonçalves realiza-se amanhã, sábado, 25 de fevereiro, na Covilhã, localidade do distrito de Castelo Branco, onde o pároco tinha raízes familiares.

A realização do funeral está marcada para as 10.30 horas, na Igreja da Santíssima Trindade, sendo que a Eucaristia será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

De recordar que o padre José António Gonçalves faleceu esta semana em Terras de Bouro, de onde era natural, tendo exercido funções na paróquia de Santa Luzia em Elvas e, recentemente, era pároco de Santiago de Rio de Moinhos.

Torneio de Futebol das Escolas do Benfica este sábado em Alandroal

Um torneio de Futebol das Escolas do Benfica decorre amanhã, sábado, 25 de fevereiro, No Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal.

Neste torneio, da Liga Interna Benfica Zona Sul, haverá jogos de traquinas às 15 horas e, os petizes entram em campo às 17 horas.

Participam as Escolas de Futebol do Benfica de Alandroal, do Corval, de Évora, Faro, Vila Real de Santo António e de Loulé.

Município de Portalegre remodela sistema de iluminação da Sé Catedral

A Câmara Municipal de Portalegre procedeu ontem, 23 de fevereiro, à remodelação dos projetores que compunham o anterior sistema de iluminação das fachadas do edifício da Sé Catedral.

Desta forma, o Município “procura dignificar a Sé, acompanhando a conclusão dos trabalhos de remodelação, promovidos pela Diocese de Portalegre e Castelo de Branco, realçando este monumento na paisagem urbana da cidade”, revela a autarquia em comunicado.

Foram substituídos os antigos projetores, “de tecnologia já obsoleta, por projetores mais discretos e robustos, equipados com tecnologia LED de elevada eficiência energética”.

Esta requalificação, orçamentada em cerca de 7.600 euros de investimento, irá permitir “obter poupanças nos consumos de energia elétrica, na ordem dos 6.900 kW.h/ano, o que representa uma redução nos encargos associados de cerca de 11.172 euros, permitindo ‘reembolsar’ o investimento efetuado em cerca de seis anos e meio”.

Deputados do PS eleitos por Portalegre felicitam futura Universidade Politécnica de Portalegre

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a possibilidade de concessão do grau de Doutor pelos Politécnicos, bem como a existência, no quadro do sistema de ensino superior, de Universidades Politécnicas. Estas duas medidas, consagradas desde já na Lei de Bases do Sistema Educativo, serão alvo de regulamentação futura pelo RJIES.

Paralelamente, o diploma estabelece também que os institutos politécnicos podem utilizar a designação Polytechnic University para fins de internacionalização.

O Instituto Politécnico de Portalegre tem assumido um papel decisivo na democratização do acesso ao ensino superior e na formação de adultos, através da diversificação e inovação da sua oferta formativa, e tem sido fonte de coesão territorial, pela relação privilegiada que construiu com o tecido empresarial, com as instituições, com as autarquias e os diversos sectores da sociedade.

A possibilidade de outorgarem doutoramentos e alterarem a designação irá intensificar a transferência de conhecimento para o território, fixar pessoas e talento, atrair mais alunos nacionais e internacionais e mais receitas próprias.

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, saúdam estas alterações aprovadas pelo Parlamento, que tiveram o seu empenho pessoal e político, e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre.

“O Elvas”: sub-15 no Seixal e sub-17 em Vila do Conde

As equipas de iniciados (sub-15) e juvenis (sub-17) de “O Elvas”, que estão a competir nos campeonatos nacionais de futebol têm duas deslocações neste fim de semana: os iniciados deslocam-se ao Seixal, enquanto os juvenis jogam em Vila do Conde.

No campeonato nacional de juvenis, II Divisão, fase de manutenção, Série 4, os azuis-e-ouro atuam no Seixal, diante do Benfica B; a partida é da terceira jornada e realiza-se neste sábado, 25 de fevereiro, às 15 horas. Nas duas primeiras jornadas, o conjunto elvense conquistou os seis pontos em disputa.

No campeonato nacional de iniciados, II Divisão, fase de manurenção, Série D, “O Elvas” joga em Vila do Conde, com o Rio Ave B; o desafio integra a segunda jornada e disputa-se no domingo, dia 26, às 11 horas. Até agora, nesta fase, o Clube Alentejano de Desportos tem três pontos num jogo.

“Babylon” em exibição este sábado à noite em Campo Maior

O filme “Babylon”, que conta com Brad Pitt num dos principais papéis, é exibido na noite de sábado, 25 de fevereiro, a partir das 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.

Este filme é “um épico original que decorre no final dos anos 20, uma história que acompanha a descoberta de um mundo repleto de excentricidades e ambições desmedidas, e que traça a ascensão e queda de várias personagens, durante uma era de desenfreada decadência e depravação no início dos anos de ouro de Hollywood”.

Os bilhetes podem ser comprados no Centro Cultural, no Posto de Turismo de Campo Maior e online em https://bit.ly/babyloncm23

AF de Portalegre tem 36 jogos em dois dias

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 36 desafios de 13 provas neste fim de semana de 25 e 26 de fevereiro, sábado e domingo. Em futebol, há 21 partidas de sete competições; em futsal, disputam-se 15 encontros de seis provas.

O campeonato distrital de seniores de futebol, fase única, tem dois confrontos no domingo às 15 horas: Gafetense – “O Elvas” e Gavionenses – Eléctrico (o Mosteirense folga).

Na Taça da Associação de juniores de futebol, primeira fase, há dois embates no sábado às 15 horas: Montargilense – Estrela Verde e Eléctrico – Castelo de Vide.

Na Taça da Associação de juvenis de futebol, meias-finais, segunda mão, realizam-se dois jogos: Fronteirense – Portalegrense (sábado às 15 horas) e Estrela Verde –Estrela Branco (domingo às 9.30 horas).

A meia-final da Taça da Associação de iniciados de futebol tem dois desafios no domingo: “O Elvas” B – Campomaiorense ( primeira mão às 10.30 horas) e Fronteirense B – Estrela (segunda mão às 11 horas).

Nos quartos-de-final da Taça da Associação de infantis de futebol, há quatro partidas no sábado: Crato sub-13 – Portalegrense sub-12, “Os Elvenses” sub-13 – Arronches sub-13 (ambas às 10 horas), Fronteirense sub-13 – Nisa sub-13 e Estrela sub-13 – Gavionenses sub-13 (ambas às 10.30 horas).

A competição informal de benjamins sub-11 de futebol, fase única, tem três encontros no sábado: Covões – Castelo de Vide (10 horas), Eléctrico – Campomaiorense (10.30 horas) e Portalegrense – “O Elvas” (11 horas).

Na competição informal de benjamins sub-10 de futebol, fase única, há seis confrontos no sábado: “O Elvas” – Estrela Verde, Gavionenses – Portalegrense A, Portalegrense B – Eléctrico, Campomaiorense – Estrela Branco (os quatro às 10.30 horas), “Os Elvenses” – Hispanolusa e Crato – Nisa (ambos às 11.15 horas).

A Taça da Associação de seniores masculinos de futsal, quartos-de-final, tem quatro embates no sábado: Degoladense – Casa Benfica de Portalegre, Alter – Sousel, Esperança – Nisa (os três às 17 horas) e Avisenses – Arenense (18 horas).

Na Taça da Associuação de seniores femininos de futsal, primeira fase, com equipas dos distritos de Portalegre e Évora, há três jogos no domingo: Planície – Avisenses, São Cristóvão – Eléctrico (ambos às 18 horas) e Baronia – Vendas Novas (18.30 horas).

A Taça da Associação de juniores de futsal, primeira fase, tem dois desafios no domingo: Sousel – Monfortense (15 horas) e Eléctrico – Alter (18 horas).

Na Taça da Associação de juvenis de futsal, primeira fase, há duas partidas no sábado às 10.30 horas: Monfortense – Avisenses e Balhó Raposeira – Eléctrico.

A Taça da Associação de iniciados de futsal, fase única, tem um encontro no sábado às 10.30 horas: Sousel – Eléctrico.

Na Taça da Associação de infantis de futsal, primeira fase, disputam-se três confrontos no domingo às 10.30 horas: Eléctrico B – Monfortense, Sousel – Avisenses e Montargilense – Eléctrico A.

Quaresma: Via Sacra às sextas-feiras em Campo Maior

Com o início da Quaresma, é retomado, em Campo Maior, o exercício da Via Sacra todas as sextas-feiras deste tempo.

A primeira acontece já hoje, 24 de fevereiro, com início às 21 horas, na Igreja Matriz, animada por um grupo de jovens.

“Nesta Via Sacra, estaremos unidos a todos os Jovens da Jornada Mundial da Juventude que estarão a participar nesta celebração”, revela a Paróquia de Campo Maior nas redes sociais.

DECO esclarece o que é o período de carência de um empréstimo

Todos aqueles que pedem empréstimos já ouviram falar no período de carência. Esta expressão significa que durante um determinado período, a pessoa só paga os juros associados ao valor em dívida ou não paga mesmo nada, isto é, nem amortiza o capital nem paga juros.

Esta semana na rubrica da Deco, a Jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa revela que existem dois tipos de carência: a carência de capital e juros e carência de capital.

No caso da primeira, explica  ajurista  “não haverá pagamento de prestação durante o período de tempo acordado com o banco (exemplos 6 meses ou 1 ano).  Neste caso, não são liquidados nem capital nem juros, mas continuam a ser contabilizados os juros e o valor em dívida não decresce.  O valor dos juros é acumulado ao capital em dívida e após o período de carência de capital e juros o montante em dívida corresponderá ao capital em dívida no início do período de carência acrescido dos juros vencidos e não pagos”.

Já a  Carência de capital é o período durante o qual as prestações de um empréstimo apenas são compostas por juros, mantendo-se o capital em dívida inalterado, que se aplica, por exemplo, a um crédito estudante, em que o titular, em regra, só começa a reembolsar decorridos dois anos. Nesse intervalo de tempo, usufrui de carência de capital, só pagando juros, sendo assim menor o seu esforço financeiro.  A carência poderá aplicar-se a um empréstimo para aquisição de automóvel, a um crédito pessoal ou a um crédito à habitação.

A Deco a descomplicar a linguagem do crédito, neste caso no que ao período de carência diz repeito. Este é o tema desta semana da rubrica da Associação para a Defesa do Consumidor, que pode ouvir no podcast abaixo:

Conversa de Artistas no espaço.arte com alunos do Ensino Secundário

O espaço.arte, em Campo Maior, recebeu ontem, dia 23 de fevereiro, mais uma edição da iniciativa “Conversa de Artistas”, desta feita com a participação de Luís Almeida e Run Jiang, dois dos artistas que atualmente expõem no espaço, juntamente com Rodrigo Canhão, numa mostra coletiva intitulada “Do Outro Lado do Espelho”.

Numa sessão moderada pelo professor João Sobreiro, e que teve a presença a vereadora São Silveirinha, participaram nesta conversa uma turma da Escola Secundária de Campo Maior, assim como duas turmas de artes visuais da Escola Secundária de S. Lourenço, de Portalegre.

As motivações e as técnicas dos artistas, assim como as interpretações pessoais dos alunos, foram alguns dos temas abordados durante a manhã.

Fonte: Município de Campo Maior

Programa de inovação aberta do Grupo Nabeiro já tem vencedores

Já são conhecidos os três vencedores do Programa de Inovação Aberta do Grupo Nabeiro –DISRUPTION22 -, que desafiou startups de qualquer parte do globo a participar com novas ideias de negócio. Yogan Creamery, Skizo e Plasblock são os três projetos que venceram esta edição e que vão desenvolver projetos piloto com o Grupo Nabeiro.

Com ideias nas áreas de sustentabilidade, a Skizo e a Plasblock, e novos produtos e serviços, a Yogan Creamery, as start-ups vão agora colaborar com a unidade Delta Ventures do Grupo Nabeiro, a aceleradora e incubadora de startups, que trabalha diariamente com empreendedores para construir um ecossistema integrado e saudável.

A Yogan Creamery cria, produz e comercializa alternativas de origem vegetal saudáveis aos lacticínios, usando técnicas artesanais, ingredientes sustentáveis e nutritivos como a amêndoa, azeite e caju.

A Skizo tem como missão deixar um Oceano mais limpo, transformando o plástico recolhido no mar em fio e têxtil. Contribui, assim, para um Planeta melhor e dá uma solução mais sustentável ao mercado e à indústria têxtil, transformando resíduos em matéria-prima. A solução vai permitir um piloto que numa primeira fase consiste na incorporação de borras de café em fio contínuo, utilizado na indústria têxtil, o que irá atribuir características a esses fios de forma orgânica, tais como o controlo de odor, secagem rápida e proteção UV, numa segunda fase do piloto serão também efetuados testes de comportamento para a criação de uma bio-massa utilizando as borras de café e outras matérias orgânicas e/ou inertes para a criação de uma bio-pele com utilidade na indústria da moda.

Já a Plasblock centra-se na circularidade, convertendo os desperdícios de várias indústrias em valor e maior desempenho para o mercado das paletes de madeira. Esta solução irá permitir testar a adaptação de sistema com recurso a 100% cápsulas recicladas.

O DISRUPTION22 decorreu ao longo de cinco meses e contou com a inscrição de 124 startups, 70 empresas internacionais e 54 portuguesas.

Arronches: inscrições na Academia Digital para Pais até dia 27

Os pais e encarregados de educação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches, interessados em participar na Academia Digital para Pais, têm até segunda-feira, dia 27 de fevereiro, para fazer a sua inscrição.

Através deste projeto, em que os alunos são os formadores, pais e encarregados de educação podem ter até 24 horas de formação gratuita. Desta vez, as sessões são dedicadas ao tema “Segurança e Cidadania Digital”.

Com sessões em horário pós-laboral, os interessados devem fazer a sua inscrição através do email ana.jesus@ebiarronches.com

Dois homens detidos por furto de metais não preciosos em Alandroal

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Alandroal, deteve dois homens de 26 e 32 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Alandroal, na passada terça-feira, 21 de fevereiro.

No seguimento de uma alerta a dar conta de um alegado furto de metais não preciosos, na obra da ferrovia, no troço Alandroal-Elvas, os militares da Guarda “deslocaram-se rapidamente para o local onde surpreenderam em flagrante os suspeitos quando furtavam metais não preciosos da ferrovia, estando já no interior da sua viatura diversos ferros utilizados na construção civil”, revela a GNR em comunicado.

Foram recuperados e apreendidos 624 quilos de ferro moldado e o veículo dos suspeitos.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Redondo.

Dois sismos registados esta manhã no Algarve

Dois sismos foram registados, na manhã desta sexta-feira, 24 de fevereiro, na região do Algarve, sendo que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apenas um deles foi sentido.

O primeiro sismo, segundo o IPMA, aconteceu às 08h48, sendo que “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”. “Foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Sudoeste do Cabo S. Vicente”, revela o IPMA em comunicado.

Pelas 9h15, foi registado um outro sistmo de magnitude 3.3, “cujo epicentro se localizou a cerca de 45 km a Sul-Sudoeste de Faro”. Ao contrário do primeiro, “este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Faro”.

Filme “Os Espíritos de Inisherin” esta sexta-feira em Elvas

“Os Espíritos de Inisherin” é o filme em exibição esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 21h30, no auditório São Mateus, em Elvas.

Com Colin Farrell num dos principais papéis, o filme conta, numa ilha remota na costa oeste da Irlanda, a história dos amigos de longa data Pádraic e Colm, que se encontram num impasse quando Colm, inesperadamente, põe fim à amizade deles.

Um estupefato Pádraic, amparado pela sua irmã Siobhán e pelo problemático jovem ilhéu Dominic, esforça-se para recuperar o relacionamento, recusando-se a aceitar um não como resposta. No entanto, os esforços repetidos de Pádraic apenas fortalecem a determinação de seu ex-amigo e, quando Colm entrega um ultimato desesperado, os eventos sucedem-se rapidamente com consequências inesperadas.

Os bilhetes podem ser comprados em Ticketline.pt ou meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório São Mateus.

Motor Social de Vila Viçosa entrega prémios do Concurso de Ideias

O Projeto Motor Social de Vila Viçosa desenvolveu ao longo da sua vigência várias atividades e ações relacionadas com o empreendedorismo. Em 2023 foram realizados dois concursos de ideias, um com os alunos do Ensino Secundário de Vila Viçosa e outro para desempregados do concelho.

O concurso de ideias com os estudantes do Ensino Secundário de Vila Viçosa realizou-se nos dias  6, 7, 8 e 9 deste mês, com o nome “Conecta-te ao teu futuro!”, onde participaram 228 jovens e foram entregues 67 ideias.

A entrega dos prémios realizou-se ontem, quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas, onde estiveram presente na entrega dos prémios a vereadora do Município de Vila Viçosa, Mónica Lobo, a professora Ana Sofia Branco, representante do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e a equipa do Motor Social.

As ideias premiadas foram as seguintes:

Em primeiro lugar ficou a ideia , de João Marmelo, Bernardo Mousinho, Luís Aurélio e Carolina Ramalho. Um projeto que prevê a criação de rede de QRCODES nos monumentos e pontos turísticos em Vila Viçosa, que permitam aos visitantes aceder a informação sobre cada local, monumento e descobrir os segredos mais bem guardados de Vila Viçosa;

Já em segundo ficou ç , de Mariana Esperança, Matilde Borrego, João Maria Velez e Maria Malta que pretende criar um parque de campismo em Vila Viçosa. O parque teria tendas de vários formatos para aluguer, cozinha comunitária, casas de banho, café e parque aquático. O parque contaria ainda com um programa de atividades culturais e desportivas.

Em terceiro , de Inês Cristo, Rita Dias, Filipe Fialho e André Lavado. Trata-se de um site Gerador de looks que permitiria aos utilizadores com dificuldades na escolha de roupa, gerar um look de acordo com as preferências do utilizador, que posteriormente poderia adquirir.

Foram ainda premiadas duas equipas que se destacaram com as suas ideias:  ç (Joana Ferreira, Lara Moura, Maria Véstias, Raquel Alves). Construção de um Pavilhão Multiusos com o objetivo de ser o Centro Cultural e Social de Vila Viçosa. O Pavilhão além de conter sala de exposição e espetáculos, teria uma biblioteca digital, parque de diversões, cinema 3D, spa, pet sitting, entre outras valências; e ç (Mariana Pisco).
Criação de uma livraria, com espaço de convívio onde fosse possível realizar pequenos eventos relacionados com a leitura e promoção de livros.

O Motor Social agradece “a todos os participantes, ao Município de Vila Viçosa e em especial ao Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e à sua Direção, que nos permitiram realizar esta atividade”.

Nas próximas semanas serão anunciados os resultados do Concurso de Ideias realizado na comunidade com desempregados, assim como a data e local da cerimónia de entrega dos prémios.

 

Inácio Esperança: “candidatura a património da UNESCO é de todos”

A Câmara Municipal de Vila Viçosa está a proceder à reformulação do processo de candidatura a Património Mundial da UNESCO, seguindo as indicações da Comissão da UNESCO.

De acordo com o presidente da câmara, “não há candidatura nem património da humanidade se não houver conhecimento sobre o património candidato e a revista Callipole, recentemente lançada, dá um enorme contributo para o conhecimento de toda a vila”. Inácio Esperança assegura que “toda a comunidade está a ser envolvida nesta candidatura para que sintam que esta é uma candidatura de todos, enquanto Vila Ducal, sendo muito importante que as pessoas sintam esta pertença”.

“Passar este património às gerações futuras e preservá-lo de forma útil é um dos grandes objetivos desta candidatura”, diz o presidente da câmara.

O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, elaborado entre o município local e a Fundação da Casa de Bragança, deverá ser entregue até final do primeiro trimestre deste ano.

Baile com Rui Teixeira este sábado na CURPI de Campo Maior

A Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior abriu as suas portas, em dezembro e janeiro, para ser espaço para um baile, animado pelo músico Rui Teixeira.

Devido ao “sucesso” da iniciativa, com a participação de pessoas de todo o concelho, incluindo de Ouguela e Degolados, segundo o presidente da coletividade, José Pedro Caldeirão, há novo baile já este sábado, dia 25 de fevereiro.

“As pessoas gostam de bailes e nós ficamos satisfeitos, porque foi muito bonito. Quem quiser vir, a porta está aberta. Aliás, foi sempre um princípio meu abrir as portas aos campomaiorenses. É claro que os sócios têm mais direitos, mas isso não impede que toda a gente que queira vir que venha”, assegura José Pedro.

O baile deste sábado volta a ser animado por Rui Teixeira, a partir das 15 horas.

Museu Militar de Elvas candidata metralhadora antiaérea a prémios APOM

O Museu Militar de Elvas, através dos militares e civis afetos à secção de conservação e restauro, procedeu, recentemente, à total recuperação de uma peça de artilharia antiaérea que será, este ano, submetida à votação nos prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta metralhadora destinava-se “a abater aeronaves que voavam a baixa altitude”, começa por explicar o major Carlos Carretas. “Todos os anos, das nossas reservas, selecionamos uma peça que está em muito mau estado, para apresentarmos no dia do Museu Militar de Elvas”, adianta. No ano seguinte, o museu candidata essa mesma peça aos referidos prémios.

Foi com “muita dedicação e empenho”, garante ainda o major, que esta peça foi restaurada, depois de encontrada “completamente degradada”. “Teve um trabalho de manutenção brilhante. Todo o sistema hidráulico, o sistema de motor de combustão interna, foi tudo reparado, foi tudo descascado, com aplicação de primários, de tinta e temos o resultado final como se pode ver”, diz ainda o major, assegura que a metralhadora está “precisamente como se fosse uma peça original”.

“Vamos agora fazer essa candidatura e esperamos que esta peça seja premiada, durante o ano de 2023”, remata Carlos Carretas.

 

Quatro mortes e mais de 1900 acidentes na operação Carnaval da GNR

A GNR registou, entre 17 e 22 de fevereiro, no decorrer da operação de Carnaval, 1.922 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 45 feridos graves e 570 feridos leves.

Foram fiscalizados, no mesmo período, 38.533 condutores, tendo sido detetados 767 com excesso de álcool e dos quais 412 foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda dos levantados 1.828 autos de contraordenação por excesso de velocidade.

A GNR destaca ainda outras infrações: 695 por falta de inspeção periódica; 381 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 305 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e 255 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.