Carnaval chega ao fim em Elvas após dias de muita folia

Terminou na tarde desta terça-feira, 21 de fevereiro, o 25º Carnaval Internacional de Elvas, com a saída do último corso, às ruas do centro histórico da cidade, e após cinco dias de muita folia: com os três grandes corsos, no sábado, domingo e hoje; a gala no coliseu e o desfile das crianças das escolas, na sexta-feira; e ainda a tradição das comadres e compadres, na quinta-feira.

Anabela Cartas, vice-presidente da Câmara de Elvas, felicita todos os grupos que participaram na edição deste ano do Carnaval de Elvas, considerando que “foram fantásticos, trouxeram imensas pessoas e se conseguiram superar, foram todos excelentes”.

No final, será feito um balanço, garante a vice-presidente, adiantando que “temos sempre que avaliar o que correu bem e menos bem, eu gosto deste formato, mas é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas não gostem de outros formatos, mas, no geral, considero que a população está toda muito satisfeita com a 25ª edição do Carnaval Internacional de Elvas”.

A vice-presidente explica ainda que continua “a fazer sentido a gala acontecer na sexta-feira, no Coliseu, para apresentar os grupos, mas sou da opinião que na segunda-feira tem que haver qualquer coisa em Elvas, para colmatar esta lacuna, porque temos as infraestruturas necessárias, temos o calor humano, o nosso saber-fazer e vamos conseguir fazer, na segunda-feira de Carnaval, qualquer coisa para engrandecer ainda mais o nosso Carnaval”.

Sobre o facto de o Rei do Carnaval ser Jorge Guerreiro, Anabela Cartas garante que “é excecional e não poderia ter sido de outra forma, o facto de ele, no fim do Carnaval ter feito um mini concerto no viaduto, foi ouro sobre azul, porque nunca tinha visto tanta multidão, como a que ele arrasta atrás de si, no carro do Carnaval, ele tem sido fantástico”, remata.

No corso de hoje, para além dos sete grupos do concelho – Vila Boim, Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), Sociedade Recreativa 1º de Dezembro (“Azevia”), Santa Eulália, São Vicente, Gota d’Arte e Arkus – juntaram-se, uma vez mais, a trupe “Sou Filho Único” e o rei Jorge Guerreiro, para além de duas comparsas de Olivença: Tarakanova e Donde Vamos La Liamos.

Apesar deste ser um carnaval organizado, há sempre foliões, a título individual ou em pequenos grupos, que se juntam à festa. As ruas, uma vez mais, encheram-se de público, vindo de toda a região, incluindo da Extremadura, para assistir a este derradeiro desfile da 25ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.