Elvas pode ter europeu de tiro Action Air após demonstração em São Vicente

Uma demonstração de prática de tiro de Action Air decorreu esta tarde de domingo, 5 de fevereiro, no pavilhão multiusos de São Vicente, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

Hélio Roldão, presidente da Associação afirma que, depois de ontem a associação ter promovido uma noite cultural, com uma peça de teatro, que segundo releva, “foi um serão excelente e muito divertido”, hoje o objetivo foi “dar a apresentar esta vertente do tiro, que é diferente da que praticamos, como clube, mas que é muito interessante porque engloba todas as idades, para se divertirem”, dando destaque à vertente desportiva, da associação”.

Esta iniciativa contou com a colaboração do Clube de Tiro ao Alvo Desporto e Convívio de Portalegre. O presidente do Clube, João Xavier, revela que se pretende “demonstrar este tipo de tiro, que está a começar no clube, porque somos um clube com três anos, a nossa vertente era o tiro de ar comprimido, calibre 4.5, mas com a chegada do novo sócio, Miguel Vicente, trouxe esta modalidade e estamos a tentar divulgar para angariar mais pessoas, principalmente jovens”.

Presente nesta atividade esteve o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues. Questionado sobre o facto de esta ser uma modalidade a trazer para Elvas, o vereador garante que a realização de um campeonato europeu na cidade é uma possibilidade que está em cima da mesa e a ser negociada. “Foi-nos feito um desafio, vamos ver se conseguimos fazer e trazer para cá um Campeonato da Europa de Tiro, estamos a encetar os primeiros contactos, vamos fazer uma avaliação de tudo o que é necessário, se temos ou não condições, das conversas que vamos tendo, temos perspetivas animadoras de que podemos trazer, para o concelho e para a cidade, com o apoio da colectividade local, um evento dessa dimensão”.

Hermenegildo Rodrigues acrescenta que “da parte do município tudo faremos, é esse o nosso propósito e é essa a nossa disponibilidade, para trazer eventos que promovam e tragam mais-valias para a nossa região e para o nosso concelho”.

Miguel Vicente, um dos principais impulsionadores da modalidade, em Portugal, é atirador e árbitro, tendo participado em vários campeonatos do mundo e da Europa, e no último campeonato da Europa conquistou na medalha de bronze. Em declarações à Rádio ELVAS revela que é seu objetivo “desenvolver a modalidade, no distrito e nos concelhos vizinhos, divulgando a modalidade oficialmente, para que seja reconhecida pela Federação Portuguesa de Tiro e que existam atletas federados, na modalidade”.

Miguel Vicente explica que esta modalidade “foi transposta do tiro com munição real, em Hong Kong, em 2008, e foi adaptada a uma realidade, num país em que os civis não podem ter armas de fogo, depois foi estendida aos restantes países do mundo. O facto de ainda não estar muito desenvolvida, em Portugal, foi porque se deu prioridade à competição em munição real e ignorou-se esta parte, em que o método de treino é o mesmo, só não tem a arma de fogo”.

O atirador esclarece ainda qual a finalidade numa competição desta modalidade. “O principal truque é o treino, para ganhar memória e hábito de atirar, quem quiser que venham para se divertir primeiro e depois pensem na competição, a pista tem um número definido de pontos e de alvos e o objetivo é obter o máximo número pontos, no menos tempo possível”.

O Air Soft está bastante apagado, a nível nacional”, acrescenta Miguel Vicente, pretendendo que tenha “um maior desenvolvimento no distrito, tendo em conta que estamos perto de Espanha, que tem a modalidade muito fortemente implementada e há já conversações para que equipas espanholas venham cá fazer treinos ou provas e nós irmos lá, que é uma mais-valia”.

Miguel Vicente diz ainda que, caso consigam “impulsionar a modalidade, no distrito, era uma forma de também, a nível nacional ter mais expressão”.

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa que promoveu esta tarde, no pavilhão multiusos da freguesia uma demonstração da modalidade de tiro Action Air, que despertou a curiosidade da população, principalmente a mais jovem.