PS de Elvas repudia “atitude de cariz intimidatório” de Rondão Almeida

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Elvas reuniu na tarde do passado sábado, dia 28 de janeiro, para analisar a atualidade política do concelho de Elvas. Em cima da mesa estiveram três temas: um voto de repúdio contra o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida; a construção dos prédios na Quinta dos Arcos; e a apresentação de vários projetos que o partido se encontra a desenvolver.

O PS, revela a Comissão Política Concelhia do partido, em comunicado, deliberou, “por unanimidade”, um voto de repúdio contra o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José António Rondão Almeida.

O partido “repudia a recente atitude” de Rondão Almeida, “pelo seu cariz vincadamente intimidatório”, para com uma jovem elvense, solidarizando-se “com a jovem e com todos os elvenses que sofrem ou que já sofreram este tipo de intimidação e censura; e que por medo, terão ficado em silêncio”. O PS “posiciona-se contra esta e qualquer outra forma de intimidação ou atitude antidemocrática, que não coadune com os valores de respeito, tolerância e liberdade, tão arduamente conquistados em Abril de 1974”.

Por outro lado, o PS, que “quer deixar em panos limpos a questão dos prédios na Quinta dos Arcos”, assegura que a construção dos 60 fogos previstos “já vem do executivo anterior, do Partido Socialista”. A obra da Quinta dos Arcos “vem colmatar uma necessidade que é identificada por todos os elvenses, e que foi identificada no passado”.

Na altura da campanha eleitoral, “o Movimento quis passar a mensagem que estes prédios se destinavam para habitação social e agora voltaram a veicular que era isso que o Partido Socialista queria para aquela zona. Nada mais de errado”, garante o PS.

 

O comunicado para ler na íntegra:

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas reuniu no dia 28 de janeiro, sábado, pelas 15h30, para analisar a atualidade política do concelho de Elvas.

Em comunicado póstumo à conferência de imprensa convocada pela CPC do Partido Socialista de Elvas, informa-se os órgãos de comunicação social do seguinte:

Construção dos Prédios na Quinta dos Arcos

O Partido Socialista quer deixar em panos limpos a questão dos prédios na Quinta dos Arcos, os 60 fogos que tanto têm sido discutidos. Queremos esclarecer a nossa posição e os factos que estão por detrás da mesma.

Nesta nota, o Presidente da Concelhia realçou que “é uma pena que a realidade política do nosso concelho, hoje, seja preenchida por representantes autárquicos que vêm para os órgãos de comunicação e para as redes sociais a chamar de ignorante a quem expressa opiniões contrárias à sua. Tenta juntar no mesmo saco os termos ignorância e juventude, na esperança de descredibilizar e atacar todos que não concordam com o próprio. Elvas pode mais que isso, e merece mais que isso. Elvas merece factos.”.

A construção dos prédios, destes 60 fogos, já vem do executivo anterior, do Partido Socialista. A obra da Quinta dos Arcos vem colmatar uma necessidade que é identificada por todos os elvenses, e que foi identificada no passado.

Elvas precisa de casas a preços acessíveis, a compra está mais cara, o arrendamento está mais caro, e as famílias têm cada vez mais dificuldade em encontrar casa, um desafio que cresce ainda mais, se falarmos por exemplo de jovens casais que começam agora a querer constituir família. Com esta preocupação em mente, o executivo do partido socialista no anterior mandato desenvolveu o projeto para habitação a preços acessíveis.

Sobre isto, todos os factos estão nos desdobráveis que em 2021 a câmara municipal distribuiu sobre o assunto. Nestes desdobráveis está caracterizada a finalidade deste investimento. (documento anexo).

Na altura da campanha eleitoral, o Movimento quis passar a mensagem que estes prédios se destinavam para habitação social, e agora voltaram a veicular que era isso que o partido socialista queria para aquela zona. Nada mais de errado.

PS de Elvas aprova voto de repúdio

 A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas, na sua reunião de 28 de janeiro de 2023, deliberou, por unanimidade, um voto de repúdio para com o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, José António Rondão Almeida.

A CPC do Partido Socialista de Elvas:

  • Repudia a recente atitude do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José António Rondão Almeida, pelo seu cariz vincadamente intimidatório, para com uma jovem elvense.
  • Solidarizar-se com a jovem e com todos os elvenses que sofrem ou que já sofreram este tipo de intimidação e censura; e que por medo, terão ficado em silêncio.
  • Posiciona-se contra esta, e qualquer outra forma de intimidação ou atitude anti-democrática, que não coadune com os valores de respeito, tolerância e liberdade, tão arduamente conquistados em Abril de 1974.

Em Elvas, o conceito de liberdade e democracia não são totalmente compreendidos. Recentemente, têm-se assistido a atitudes anti-democráticas, como foi exemplo uma jovem que foi alvo de uma mensagem intimidatória por parte do Presidente da Câmara Municipal de Elvas. O Comendador José António Rondão Almeida considerou que uma reação nas redes sociais justificava o envio de uma mensagem privada para inspirar medo e temor em alguém que apenas expressou o seu pensamento.

Opressão e intimidação são palavras que já não deveriam existir no nosso quotidiano, no entanto perduram… Temos o dever, enquanto cidadãos, de repudiar este tipo de ações, de apoiar quem as sofre e de mostrar que ninguém tem o direito de intimidar. Esta situação foi tornada pública, mas quantas terão ficado no vazio do silêncio, e quantos elvenses terão ficado calados, com medo, sem saberem o que fazer ou como reagir?

Que a infelicidade desta atitude sirva de exemplo para que todos aqueles que sofrem algum tipo de intimidação sintam que não estão sozinhos e que é possível combater estes atos.

O pilar de qualquer democracia deve ser sempre zelar pela participação ativa de todos os membros da sociedade, mesmo que estes partilhem de opiniões contrárias às seguidas por quem está no poder.

Temos assistido, desde que este executivo assumiu a nossa autarquia, a um total desrespeito e desconsideração para com os jovens e tantos outros elvenses que se têm sentido condicionados na sua liberdade de expressão.

Esta atitude vem, uma vez mais, salientar comportamentos erráticos, anti-democráticos e intimidatórios por parte do Presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O Presidente da Concelhia do PS Elvas terminou apresentando vários projetos que o partido se encontra a desenvolver

Ciclo de Formação Autárquica – Sessões de formação com antigos e atuais autarcas do PS, para dar a conhecer à comunidade como funcionam os vários órgãos decisores do concelho.

Périplo de Auscultação à população – Ronda de reuniões setoriais com empresas e associações, para ouvir e recolher ideias dos elvenses.

Newsletter – Envio de Email periódico aos subscritores, no qual se informa sobre a atividade política do PS em Elvas. A subscrição é aberta a todos os interessados.

Com estes projetos o PS em Elvas pretende auscultar e envolver a comunidade, aproximando-se da mesma, e dando a conhecer o seu trabalho.

Elvas, 28 de janeiro de 2023.

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas