“Ofício não tem a informação correta”, diz Rondão Almeida sobre as esplanadas

À redação da Rádio ELVAS chegaram diversas queixas de comerciantes da cidade, sobre as taxas a cobrar devido à colocação de esplanadas e toldos na via pública.

Depois de algum período de isenção, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Elvas voltou a cobrar a taxa relacionada com as esplanadas. De acordo com o presidente da câmara, Rondão Almeida, “há acontecimentos que não deviam acontecer e, nesta situação, o que aconteceu é que quem está à frente dos serviços dos fiscais enviou um ofício para todos que têm publicidade e esplanadas e não o deveria ter feito. Em primeiro lugar, porque não o pode fazer, uma vez que quem pode assinar aquele ofício é o presidente ou o vereador e, por outro lado, porque não tem a informação correta. Evidentemente que, havendo uma péssima informação dada num ofício daquela natureza, provocou, e com razão, o descontentamento de quem tem uma esplanada”.

“O que consta naquele ofício é que fulano tem por pagar 1000, 600, 700 ou 800 euros para 2023. Como é que se pode dizer isso se as esplanadas são pagas ao dia, ao mês ou ao ano. E se eu quiser ter uma esplanada uma semana, pago apenas essa semana. Não pago um mês”, sublinhou o autarca.

Ao contrário do que se chegou a supor, “não houve aumento nenhum das taxas. Eu não aumentei nada. Sirvo-me das tabelas já existentes na câmara, em todas as áreas. Nem um único cêntimo fiz questão de aumentar para equilibrar as péssimas contas que vim encontrar na câmara municipal”, garante Rondão Almeida.

Com o intuito de esclarecer os empresários sobre a questão das esplanadas, o Município de Elvas realiza esta quinta-feira, dia 2, uma sessão de esclarecimentos, às 16 horas, nos Paços do Concelho.