Portalegre marcou presença na FITUR 2023

O Município de Portalegre marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2023.

A participação neste evento de referência para o turismo, integra a estratégia de promoção turística do concelho alinhada com a vontade de afirmar Portalegre como destino turístico de referência e fortalecendo o posicionamento do território como destino onde património e eventos, segurança e sustentabilidade se aliam para criar experiências inesquecíveis a quem nos visita.

O Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Portalegre realizou, no espaço do Turismo de Portugal, a convite da ARPTA (Agência de Promoção Turística do Alentejo), uma apresentação da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre e uma Prova de Vinhos da Adega Portalegre Winery, que disponibilizou os seus produtos para o efeito.

O objetivo desta promoção passou por dar a conhecer os produtos locais e atrair novos públicos para dois eventos tradicionais e icónicos do concelho de Portalegre, que irão realizar-se novamente em 2023, sendo estes a “Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre”, que decorrerá de 21 a 23 de abril, e “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede, Portalegre”, que decorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro.

A edição deste ano da FITUR esteve ainda marcada pela forte retoma do setor turístico face à crise pandémica, com um sentimento generalizado de que os espanhóis estão ávidos de voltar a sair, sendo Portugal uma escolha muito óbvia por permitir viajar e chegar ao destino com relativa rapidez.

A julgar pelos números, o otimismo reinante no certame pode configurar um bom indicador para o ano turístico que agora começa, uma vez que se verificou um crescimento de 99,6%, em relação a 2022, com 222 000 visitantes.