CEN: basquetebol reaparece com “alguma pujança” em Elvas

O Clube Elvense de Natação (CEN) tem vindo, desde o início do ano letivo, a procurar revitalizar a modalidade de basquetebol em Elvas, depois de anos em que a modalidade, sobretudo devido à pandemia, deixou de ter prática habitual.

Agora, depois de atividades de captação nas escolas, e com uma equipa técnica “renovada e jovem”, assegura o presidente do clube, José Caldes, as várias equipas da modalidade estão em atividade quase todos os fins de semana. “Houve aqui uma alavancagem porque fomos às escolas procurar esses miúdos e é isso que queremos também para o atletismo”, assegura.

A modalidade acabou por reaparecer em Elvas com “alguma pujança”, o que, para José Caldes, se tem revelado “uma boa surpresa”. “Temos já equipas, todos os fins de semana, a fazer campeonatos de 3×3, com quatro equipas de sub-16, sub-17 e sub-18”, revela o dirigente.

Quanto aos mais novos, e porque o clube já vai tendo “muitas crianças”, o CEN está a preparar um evento de mini basket, a realizar por altura da Páscoa. “Estamos a tentar arranjar torneios para eles se puderem integrar, porque, nos mais velhos temos mais competição. Para os mais novos, a competição já se tinha iniciado, tentámos chegar lá a tempo, mas não fomos capazes”, acrescenta o presidente do clube.

Promover estes torneios, garante ainda José Caldes, é essencial para motivar os atletas mais novos, uma vez que é nas provas que demonstram “o seu potencial” e aquilo para que trabalham nos treinos.

Os treinos de basquetebol do CEN decorrem todas as segundas e quartas-feiras, entre as 18 e as 19.30 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova.