O projeto “Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza”, (IPI.SUCESSO) obteve recentemente o financiamento de cerca de 400 mil euros, com verbas do POCH.
Trata-se de um projeto da Universidade de Évora que vem contribuir para criar condições promotoras do sucesso dos estudantes, nomeadamente através da ampliação dos apoios que lhe podem ser prestados em termos de integração e de formação.
Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), os alunos que abandonaram os estudos um ano após terem iniciado um curso no ensino superior aumentou em 2020/2021, correspondendo a um crescimento de quase dois pontos percentuais no caso das licenciaturas.
Esta é uma realidade a que a reitoria pretende fazer face, como explica a vice-reitora para a Educação e Inovação pedagógica, Ana Paula Canavarro: “Trata-se de um projeto estratégico para a Universidade que assume um compromisso em promover o sucesso dos estudantes e reduzir a sua taxa de abandono escolar, que tem vindo a ser bastante elevada”. E acrescenta, “a Universidade tem de ser um espaço onde os alunos se sintam bem acolhidos e onde encontrem condições para aprenderem e para se realizarem, de acordo com as exigências da sociedade atual e do mundo de trabalho”.
Através deste projeto a Universidade de Évora irá fomentar e apoiar o desenvolvimento de ações em dois domínios distintos: “Por um lado, no domínio da integração dos estudantes, com propostas concretas ao nível de mentorias e tutorias; por outro lado, no domínio da inovação pedagógica, com foco no ensino e na avaliação das aprendizagens dos estudantes. Acreditamos que as ações a desenvolver podem produzir resultados positivos”, explica a Vice-Reitora da Universidade.
Para a sua concretização, “o projeto valoriza o desenvolvimento profissional dos docentes, através da promoção de comunidades de prática, com vista a desenvolver uma cultura de inovação pedagógica que aposte no envolvimento ativo dos estudantes no seu processo formativo. Recorrendo a tecnologia digital, este projeto pretende ainda “proporcionar a criação de grupos de trabalho colaborativo de docentes, a partilha através de seminários de reflexão interna sobre boas práticas inspiradoras e a melhoria das competências digitais”, assume a Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica.
O projeto prevê a concretização de oito ações com vista ao apoio ao sucesso escolar e à redução da taxa de abandono:
- PORTEFOLIO+, através de um portfólio digital de práticas pedagógicas promotoras de sucesso;
- #Ref: Avaliação, através do desenvolvimento de um referencial de formação promotor de inovação pedagógica relativamente à avaliação das aprendizagens;
- Foco UC+, através da criação de comunidade de prática em torno da implementação em sala de aula de estratégias de avaliação para as aprendizagens;
- DigCompEDU@Uévora, através da aposta na Inovação Pedagógica e Competência Digital;
- PeerMentoring.UÉ, através de um programa de capacitação para o sucesso entre estudantes;
- FalaConnosco, através de um programa de Mentoria de grupo orientada a estudantes (Peer Group mentoring);
- d’APOIO [ponto d’APOIO], através de um programa de Mentoria por pares, orientada a estudantes com apoio às aprendizagens (AA);
- BI4SUC, através da construção de uma ferramenta de BI para apoio ao combate ao insucesso escolar.