Portugal bate Espanha por 5-2 em Elvas (futsal, sub-19)

Portugal venceu Espanha por 5-2, em seleções de futsal (sub-19), no segundo jogo de preparação que decorreu ao fim da tarde desta quarta-feira, dia 18, em Elvas, no Pavilhão Desportivo Municipal. Boa exibição da equipa portuguesa, melhor que na noite anterior (quando venceu por 3-2) e bem melhor que o selecionado espanhol.

Ao intervalo a vantagem lusa era de 2-0; no segundo tempo, os portugueses chegaram a 4-0; Espanha reduziu para 4-2; e o resultado final foi estabelecido em 5-2. Por Portugal, marcaram Tiago Macedo, Lucas Mestre, Andriy Dzyalochynskyy (2) e Lúcio Rocha. Por Espanha, faturaram Gonzalo Santa Cruz e Rubén Rodó.

José Luís Mendes, selecionador nacional, à nossa reportagem, mostrou-se “satisfeito” com esta preparação em Elvas, que considerou uma “boa base” para a qualificação a partir de março. Quanto ao jogo, referiu que a sua equipa “tinha estado muito bem” e “superior ao adversário”.

Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, afirmou à Rádio ELVAS que estes jogos são “o reconhecimento” da Federação Portuguesa de Futebol pelo que se tem feito em Elvas pelo futsal, em particular pela Belhó Raposeira, que “apostou na formação” e “já chegou a um título distrital”.

Colisão provoca dois feridos leves na Avenida do Dia de Portugal

A colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou dois feridos leves, ao final da tarde de hoje, quarta-feira, dia 18, na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas.

Uma das vítimas, do sexo feminino, precisou ser desencarcerada pelos bombeiros de Elvas, sendo que os dois feridos foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta para a ocorrência foi dado às 17.21 horas e no teatro de operações estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas e a Polícia de Segurança Pública, num total de 12 elementos, apoiados por seis viaturas.

Adoração ao Santíssimo esta quinta-feira na Boa-Fé

Foto: Foto KBO SDM Departamento Nacional para a preparação da JMJ, na Polónia

A Cruz Peregrina Cruz Peregrina das Jornadas Mundiais da Juventude está na Paróquia da Boa-Fé, em Elvas, até sábado, dia 21.

Amanhã, quinta-feira, 19 de Janeiro, há adoração do Santíssimo, às 18.30 horas, e eucaristia Votiva da Santa Cruz, às 19 horas.

Para as 21 horas de sexta-feira está marcada uma vigília de Oração animada pelas Crianças e Jovens da Catequese Paroquial e no sábado, dia 21, às 23 horas, é feita a entrega da Cruz aos Jovens da Paróquia de Santa Luzia de Elvas.

No último dia, domingo, dia 22, a Cruz vai estar presente na Festa de São Sebastião, na Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Barbacena, que conta com eucaristia solene, às 14 horas, seguida de procissão. No final, a Cruz regressará à Paróquia de Santa Luzia em Elvas.

 

39ª Ovibeja dá o mote à melhor comunicação de e com o setor agrícola

O secretariado da 39ª Ovibeja já está a receber inscrições de expositores que tenham interesse em promover e divulgar os seus produtos e serviços na maior feira agrícola do sul do país e naquela que sempre se distinguiu pela capacidade de inovar e de acrescentar valor às atividades dos que nela participam.

A 39ª Ovibeja, a decorrer de 27 de abril a 1 de maio, conta anualmente com mais de 150 mil visitantes e mais de mil expositores distribuídos por mais de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Da sua diversificada oferta contam-se o Pavilhão Terra Fértil, a Arena do Azeite, o Espaço Agro-Alimentar, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Central, de Comércio e Serviços, Pavilhão Multiusos, Pavilhão do Cante, das Artes e Ofícios Tradicionais.

Com vários restaurantes de carnes de raças autóctones, a Ovibeja conta ainda com tascas de comes e bebes em vários espaços da feira e na zona do Pavilhão do Cante, onde numa mesa de amigos, entre muitos outros petiscos, um prato de grãos, umas febras, um queijinho, uns enchidos e um copo de vinho dão o mote à confraternização e ao cante alentejano.

A Ovibeja integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja que se mantém, desde há vários anos, no primeiro lugar dos 10 mais importantes concursos do mundo.

Com mais de 350 animais em exposição no Pavilhão da Pecuária, a Ovibeja conta também com diversas provas e campeonatos hípicos, provas e demonstrações com cães, concursos de ovinos, bovinos e suínos.

A reflexão e o debate de assuntos da ordem do dia são igualmente uma imagem de marca da Ovibeja, com colóquios, seminários e workshops promovidos pela organização e por diversas outras entidades participantes no evento. Este ano o desafio da Ovibeja é colocar em cima da mesa o tema da comunicação a partir do e com o setor agrícola. A conversar é que a gente se entende, e é isso que a Ovibeja tem feito ao longo do seu percurso de 39 anos ao serviço da agricultura e da região. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

[/shc_shortcode]

Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerra durante 12 horas

A Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerra entre as 21 horas de hoje, dia 18 de Janeiro, e as 9 horas de amanhã, dia 19 de Janeiro

O motivo deste encerramento deve-se ao facto de só estar disponível um elemento dos três que deveriam constituir a equipa.

Tendo em conta o funcionamento em rede do SNS, todos os utentes que necessitem de cuidados médicos pediátricos urgentes, devem contactar a linha de saúde 24 ou o 112, para que estes procedam ao encaminhamento dos doentes da área de influência do Hospital de Évora para outras unidades hospitalares.

Sete feridos em acidente entre Montemor e Vendas Novas

Sete feridos é o resultado de uma colisão entre dois veiculos ligerios de passageiros e um ligeiro de mercadorias, na Estrada Naiconal (EN) 4 entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas. O alerta foi dado às 15.10 horas, desta quarta-feira.

No local estão 39 operacionais, entre Bombeiros de Vendas Novas e de Montemor- o-Novo, GNR, INEM, serviços muncipais de Proteção Civil e Infraestuturas de Portugal, apoiados por 16 veiculos e um meio áereo.

Destes feridos seis são leves e um está em avaliação. Os seis feridos foram transportados para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

O trânsito automóvel está cortado nos dois sentidos.

Bilhetes para espetáculo de Fernando Mendes já estão esgotados

Os bilhetes para o espetáculo de comédia “Insónia”, com Fernando Mendes como protagonista, agendado para o dia 28 de janeiro já estão esgotados.

O evento, inserido no programa de comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, traz a Elvas o comediante e apresentador para uma noite de muita gargalhada.

Campo Maior: especialistas procuram estratégias para evitar extinção da águia-caçadeira

Foi para encontrar possíveis estratégias, com vista a evitar-se a extinção da águia-caçadeira, que cerca de 30 especialistas se reuniram esta quarta-feira, 18 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, numa iniciativa promovida pelo projeto “Searas com Biodiversidade”, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto.

Esta reunião, explica o responsável pela iniciativa, o professor João Paulo Silva, juntou “diferentes intervenientes que podem ter um papel importante na conservação” da espécie. “Vamos partilhar com peritos internacionais a sua experiência e identificar as medidas que podem ser implementadas, pensando muito numa lógica inicial de medidas de emergência e depois, também, em medidas de longo prazo”, adianta.

Apesar de assumir que Portugal já tem “alguma experiência” nesta área, João Paulo Silva não esconde que é importante “tirar proveito de equipas que já têm mais de 20 anos de experiência com a conservação desta espécie”.

Campo Maior e Elvas, em tempos, lembra ainda o investigador da Universidade do Porto, eram um “hotspot” para a espécie, a nível nacional, mas que, entretanto, desapareceram. Ainda assim, “continua a ser uma área com bastante potencial e que tem habitat, pelo que, pensando em eventuais medidas de reintrodução, é uma área importante”.

Desde que foi dado o alerta para o desaparecimento da espécie, em Portugal, várias as entidades, como o Instituto de Conservação da Natureza, a Liga para a Proteção da Natureza e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves têm promovido diferentes iniciativas para salvaguardar a água-caçadeira.

GNR deteve oito pessoas em flagrante

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 9 a 15 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

A GNR deteve oito pessoas em flagrante, sendo quatro por condução sem habilitação legal; dois por condução sob o efeito do álcool e dois por detenção de arma proibida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No que diz respeito ao trânsito, registaram-se 201 infrações: 24 por excesso de velocidade; 12 por falta de inspeção periódica; dez por falta de seguro de responsabilidade civil; sete por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e seis relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

No mesmo período ocorreram 17 acidentes de viação, dos quais resultaram uma vítima mortal e dois feridos leves. Registaram-se ainda 13 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

A GNR elaborou 234 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 360 idosos; 117 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 349 pessoas da comunidade escolar e 69 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 102 comerciantes.

[/shc_shortcode]

CIPGCRN abre novo curso de aprendizagem

Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica são as áreas contempladas no Curso de Aprendizagem que o Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN) vai promover a partir da próxima semana, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O arranque deste novo ciclo formativo vai fixar assinalado com uma sessão de abertura marcada para as 10h30 da próxima terça-feira, 24 de janeiro, no auditório do CIPGCRN.

O ato contará com a presença do comendador Rui Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, e do delegado regional do IEFP no Alentejo, Arnaldo Frade, além dos formandos e outros convidados.

Juiz deixa em liberdade homem que terá importunado mulher

Depois de ter sido presente a juiz, ontem, terça-feira, 17 de janeiro, no Tribunal de Elvas, o homem que, alegadamente, tem vindo a importunar mulheres na via pública, em Elvas, ficou em liberdade. O caso seguiu ainda para inquérito.

De recordar que este homem foi detido, ao início da noite de segunda-feira, 16 de janeiro, no centro histórico de Elvas, pela PSP, depois de alegadamente ter voltado a importunar uma mulher.

InnovPlantProtect promove Dia Aberto no seu quarto aniversário

No próxima terça-feira, dia 24 de janeiro, o InnovPlantProtect de Elvas comemora o seu quarto aniversário e, como tal, decidiu celebrar a data com toda a comunidade elvense, abrindo as suas portas entre as 14h30 e as 18 horas para uma tarde de atividades para todas as idades.

“No Dia Aberto pretendemos dar a conhecer a nossa instituição por dentro, dar a oportunidade à comunidade de interagir e de conversar com os nossos investigadores, bem como de descobrir mais sobre a ciência e a inovação que é feita no laboratório colaborativo”, revela a gestora de comunicação do InnovPlantProtect, Inês Ferreira.

Durante essa tarde, decorrem duas palestras: uma sobre a saúde do solo agrícola e outra, onde se “pretende mostrar aos participantes como se cria um biopesticida, um produto amigo do ambiente, sem impactos na saúde humana, e eficaz na luta contra pragas e doenças das plantas”.

“Será também possível visitar os nossos laboratórios, estando planeadas três visitas que serão orientadas por alguns dos nossos investigadores”, adianta Inês Ferreira.

As inscrições estarão abertas até ao meio-dia do dia 23 de janeiro e são necessárias para quem quiser visitar os laboratórios. Os interessados, para se inscreverem, terão de preencher um formulário disponível no site e nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter) do InnovPlantProtect. As visitas estão limitadas aos primeiros 15 inscritos.

A rubrica desta semana do InnovPlantProtect para ouvir no podcast abaixo:

El Cristo recebe distinção de PME Líder 2022

A empresa Manuel Mendão, Lda., detentora da marca El Cristo e liderada pelo empresário Miguel Mendão (na foto), foi distinguida pelo IAPMEI, Estado Português e pelo Turismo de Portugal com o Estatuto PME Líder 2022, pela qualidade de desempenho e perfil de risco.

O Estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores.

A marca El Cristo está presente, com restaurantes, em Elvas, na Marina de Tróia e em Vilamoura.

Comando do Alentejo Litoral vai ser “um grande desafio”, diz Tiago Bugio

Tiago Bugio (na foto) é o novo comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, que vai passar a funcionar, em definitivo, em Grândola, a partir de dia 1 de Fevereiro.

O antigo comandante dos bombeiros de Elvas, engenheiro de formação, refere que “é um grande desafio, por se tratar de um território muito vasto e com uma grande variedade de ocorrências, desde a área rural, à parte florestal, incluindo todo o eixo rodoviário que liga a capital do país à zona sul. Vamos ter grandes desafios em juntar esforços de todos os agentes de Proteção Civil para conseguir uma melhor resposta ao nível operacional para esta zona”.

Por outro lado, Tiago Bugio refere que “a experiência adquirida na minha casa mãe, que são os bombeiros de Elvas, vai ser fundamental para o desempenho destas funções”.

Tiago Bugio assumiu no dia 1 de Janeiro as funções de comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral.

A nova estrutura irá ter instalações construídas de raiz num terreno disponibilizado pelo município de Grândola.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral vai abranger os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Jovem de 24 anos atropelada em Campo Maior

Uma mulher foi atropelada, na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, na Avenida António Sérgio, em Campo Maior.

A vítima, de 24 anos, sofreu apenas ferimentos ligeiros, tendo sido transportada ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para a ocorrência foi dado às 8h37.

No local estiveram um total de seis operacionais, apoiados por três viaturas, entre Bombeiros de Campo Maior e GNR.

Colisão entre duas viaturas faz um ferido leve em Elvas

A colisão entre duas viaturas ligeiras, às 9.52 horas desta quarta-feira, dia 18 de Janeiro, provocou um ferido leve na zona da Faceira da Cisterna, em Elvas.

No local estiveram cinco viaturas e onze elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas e Polícia de Segurança Pública.

Após dois anos, CURPI de Campo Maior abandona programa Escolhas

O programa Escolhas foi desenvolvido pela CURPI, durante dois anos, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro

Ao fim de dois anos, a procurar a integração e a inclusão social de crianças e jovens, a nível educacional e social, provenientes de contextos mais vulneráveis, em Campo Maior, a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI), enquanto gestora, na vila, do programa governamental Escolhas, deu, no final de 2022, por terminado o seu trabalho neste âmbito.

Através deste programa, três funcionárias da CURPI acompanharam, ao longo de dois anos, crianças e jovens de etnia cigana, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, bem como alunos de países do leste. Integrar e combater o insucesso escolar foram sempre as principais premissas deste projeto.

Terminado o contrato, e apesar de ter sido solicitado à instituição que o mesmo fosse prolongado por mais meio ano, a CURPI não aceitou, revela o presidente José Pedro Caldeirão, lembrando que este foi um projeto que lhe deu muitas dores de cabeça: “eles pediram-me mais seis meses, mas eu disse-lhes que nem mais um dia”.

Com o Escolhas, cabia à CURPI, por mais que, posteriormente, fosse ressarcida, avançar com os ordenados das funcionárias afetas ao projeto, o que, inevitavelmente, deixava a instituição numa posição mais vulnerável. “As funcionárias gastavam o dinheiro, para acompanhar as crianças menos privilegiadas, de maneira que eu tinha de avançar com esse dinheiro e com os ordenados e o Escolhas só nos pagava ao fim de três meses”, recorda o presidente da CURPI.

José Pedro Caldeirão

Descrevendo esta como uma fase complicada para a instituição, José Pedro Caldeirão explica que “o Escolhas usou sempre as instituições particulares de solidariedade social em benefício deles”. “Nós é que ficávamos abananados”, acrescenta.

Para se poder gerir um projeto como este, assegura José Pedro, é necessário ter dinheiro, algo que a CURPI não tem. Não tendo verbas suficientes para fazer face às despesas, a CURPI contou com um empréstimo de sete mil euros, por parte do comendador Rui Nabeiro, a pedido de “alguém”. “Eu não queria, porque eu tenho confiança suficiente para pedir-lhe o que necessito, aliás, esta casa está feita porque ele ofereceu para aqui cem mil euros”, acrescenta.

Ainda assim, e apesar das dificuldades, José Pedro Caldeirão não tem dúvidas que este foi um projeto “muito importante”, sobretudo para as crianças e jovens que estiveram abrangidos pelo Escolhas.

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações.

Alentejo 2030 apresentado pela ministra da Coesão e CCDR a autarcas e agentes do território

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve ontem, 17 de janeiro, reunida com o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora, para apresentar o programa Regional Alentejo 2030, o modelo de governação do Portugal 2030 e os princípios orientadores sobre a nova orgânica das CCDR.

Segundo a ministra, 2023 será um ano “muito desafiante”, até porque, se por um lado, é necessário dar “rapidamente” início ao programa regional do próximo quadro comunitário, falta ainda concluir o programa regional do Portugal 2020. “Foi tida aqui uma conversa com aqueles que são os principais executores dos fundos europeus, nomeadamente os autarcas, a Academia, a economia social, associações de desenvolvimento local e todos, uns mais do que outros, são beneficiários dos fundos”, explica a ministra.

Durante a reunião, Ana Abrunhosa alertou que 2023 é o último ano para se executar o Portugal 2030, sendo que será “executada a totalidade das verbas”. “Temos, no encerramento deste programa, flexibilidade que não tínhamos no passado, nomeadamente aumentar as taxas de apoio e, portanto, só isso bastava para encerrar o programa, mas para isso tínhamos de fazer cair projetos”, revela. Ana Abrunhosa adianta que, em relação ao programa regional 2020, ainda falta executar, no Alentejo, “um pouco mais” de 20% de fundos comunitários. “Ainda há muito trabalho a fazer”, garante.

A mudar a sua orgânica, o Governo transfere agora, explica a ministra, algumas das responsabilidades dos seus ministérios para as CCDR, dando-lhes uma “maior competência, autonomia e poder”: “na área da cultura; estamos a falar da agricultura; de algumas, e até muito interessantes atribuições na área da conservação da natureza; estamos a falar de tudo o que é a rede de equipamentos nas áreas da educação e da saúde; e estamos falar também no que toca a atribuições que eram do Instituto da Mobilidade e Transportes que passam para as CCDR”.

Os avisos de concurso, até agora, aprovados pelo Governo, passam a ser da responsabilidade também das CCDR. “Anualmente, aprova-se um plano de aviso e a CCDR abre os avisos sem ter o prévio acordo do Governo”, explica Ana Abrunhosa. Para “acompanhar a descentralização e o aumento de competências dos municípios”, garante ainda a ministra, irão ser “mais que duplicadas as verbas” e as áreas contratualizadas com as Comunidades Intermunicipais.

Segundo o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, este foi um Conselho Regional “pesado”, mas de “grande importância” para a região. Já a vice-presidente, Carmen Carvalheira, assegura que este é “um momento muito importante”, uma vez que se está a atravessar uma fase de transição de fundos.

O Programa Regional Alentejo 2030, cujos primeiros avisos de concursos devem ser lançados no primeiro trimestre do próximo ano, tem uma dotação global de 1.104 milhões de euros.

Neste Conselho Regional da CCDR Alentejo estiveram presentes, para além de muitos autarcas da região, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 17 de janeiro, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 82 mil euros, num total de seis apostadores contemplados.

O terceiro prémio, no valor de 38 mil euros, saiu a três apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, de 1.197 euros, foi para 30 apostadores, dois deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 18 – 21 – 30 – 46 – 50 e pelas estrelas 02 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Futsal: Portugal vence Espanha por 3-2 em Elvas

Portugal venceu Espanha por 3-2, em encontro de preparação de futsal, em seleções de sub-19, disputado ao início da noite desta terça-feira, dia 17, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Os cinco golos foram marcados na primeira parte, num jogo sempre equilibrado e de resultado apertado. Marcha do marcador: 1-0, 1-1, 2-1, 2-2 e 3-2. Francisco Carvalho, Lúcio Rocha e Pedro Marques apontaram os golos portugueses; Víctor Ramos e Luís Evangélio marcaram os tentos espanhóis.

Em declarações à Rádio ELVAS, no final do desafio, José Luís Mendes, treinador de Portugal, referiu que “num jogo de preparação, o triunfo não é o mais importante, mas é sempre bom ganhar”; afirmou que “o jogo foi equilibrado, como sempre sucede entre estas duas equipas”; considerou que “Portugal esteve melhor na primeira parte” e “Espanha foi mais perigosa no segundo tempo”.

O segundo jogo de preparação entre estas duas formações está marcado para as 17 horas desta quarta-feira, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas. A partir de março, Portugal disputa o grupo de apuramento, para o campeonato da Europa de sub-19, que se joga em setembro na Croácia.