Ovibeja 2023 decorre de 27 de abril a 1 de maio

Foto arquivo

“Comunicar, um Grande Desafio para a Agricultura” é o tema da 39ª edição da Ovibeja, agendada este ano, entre 27 de abril e 1 de maio, na capital do Baixo Alentejo.

O tema escolhido este ano prende-se com “a necessidade de haver uma comunicação muito fluida, quer entre agricultores, quer para o exterior”, de acordo com Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul.

“Resolvemos ir para este tema porque tem aqui duas vertentes muito importantes: por um lado, o ato de comunicar no interior da atividade agrícola, ou seja, tem de haver uma fluidez entre a informação criada pela investigação e pelas universidades com a agricultura, para que os agricultores possam aderir a estas novas tecnologias; e, por outro lado, temos a questão da comunicação para o exterior porque, muitas vezes, nós, os agricultores, não sabemos comunicar”.

Rui Garrido considera que “é necessário haver uma aproximação entre a agricultura, produtora de alimentos, e a sociedade civil, nomeadamente o mundo urbano, que muitas vezes não conhece as dificuldades que nós temos no campo”.

Com a visita de mais de 150 mil visitantes, a Ovibeja conta com mais de mil expositores, vários pavilhões temáticos dedicados a diversos setores, atividades pedagógicas e comunicação de boas práticas agrícolas. Uma das imagens de marca da Ovibeja é ainda a abertura dos grandes festivais de primavera, com quatro grandes concertos e as inconfundíveis “ovinoites”.

A organização do evento pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul.