O Agrupamento de Escola nº1 de Elvas promove amanhã, quarta-feira, dia 14, um Mercadinho de Natal.
A iniciativa decorre na Escola Básica 2,3 nº2 de Elvas, na Boa-Fé, a partir das 17 horas.
O Ano Europeu da Juventude termina em 31 de dezembro próximo e o prazo para a apresentação de candidaturas aos Prémios AEJ 2022 foi alargado igualmente até 31 de dezembro de 2022.
Sabe mais em https://anoeuropeujuventude.ipdj.gov.pt/prorrogado-prazo…/
Tal como noticiámos anteriormente, as estradas do concelho de Elvas estão praticamente todas intransitáveis, devido à chuva que caiu nas últimas horas, uma vez que apresentam riscos à circulação automóvel, de acordo com os Bombeiros Voluntários de Elvas.
A situação mais preocupante verificou-se em Santa Eulália “com a zona do túnel a ficar completamente inundada”, como nos referiu Nuno Santana, comandante dos bombeiros voluntários de Elvas. Os trabalhos começaram logo por volta das seis da manhã e verificámos que as diversas estradas do concelho estavam intransitáveis e não reuniam as condições e segurança”.
Ainda em Santa Eulália, “os operacionais dos bombeiros de Elvas tiveram que retirar algumas pessoas das suas habitações devido ao forte caudal de água que corria à porta das suas habitações. Tivemos inclusive que retirar alguns moradores pelos telhados das habitações”.
Nuno Santana refere que destas ocorrências “não há vitimas a registar, mas muitos danos materiais em residências e estradas”.
O apelo à população é para que fique em casa e evite circular de automóvel.
A nível distrital, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Portalegre registou mais de 60 ocorrências relacionadas com inundações, movimentos de massa e quedas de árvore.
Exposição “Entre o Real e o Imaginário”, de Rui Barreiros Duarte, patente ao público até ao próximo dia 22, na Biblioteca Municipal de Portalegre. A viagem é um caminho interior e exterior.
Percorremos memórias, fantasias e imaginamos, pois, há sempre outros mundos que estão neste.
Ao explorar as dimensões que envolvem o real, este nunca pode ser dissociado das interpretações nem do simbólico.
A Associação de Futebol (AF) de Portalegre antecipou para o próximo sábado, dia 17, os dois jogos da terceira jornada da fase de grupo da Taça da Associação de seniores.
Assim, as partidas Mosteirense – Gavionenses e Eléctrico – Gafetense realizam-se às 15 horas. Nesta ronda, “O Elvas” está de folga.
Esta decisão da AF de Portalegre foi tomada para estes desafios não coincidirem com a final do campeonato do mundo de futebol, marcada para domingo às 15 horas.
A Rádio ELVAS, no próximo sábado, entre as 14.30 e as 18 horas, vai emitir o espaço de informação desportiva, com relato e reportagem em direto do encontro Mosteirense – Gavionenses.
O município de Borba está a desenvolver uma campanha de comunicação e sensibilização nas áreas da energia, eficiência hídrica, mobilidade e reciclagem, atendendo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, que dá seguimento ao plano REPowerEU e aprova o Plano de Poupança de Energia, onde são apresentadas várias medidas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade. O plano abrange os setores da administração pública, central e local, e privado – incluindo indústria, comércio e serviços, e cidadãos.
O município tem vindo a adotar várias medidas, está envolvido no projeto conjunto da CIMAC para o aumento da eficiência energética na iluminação pública (já implementado), adquiriu e está a apostar na aquisição de viaturas elétricas e está a desenvolver projetos de eficiência energética tendo em vista a substituição das luminárias para LED nos seus edifícios.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Em termos de eficiência hídrica, o município já apostou na instalação de sistema de Zonas de Medição e Controle de Caudal e na reparação de roturas para reduzir o volume de água perdida.
Por outro lado, está a ser desenvolvida uma Campanha interna/externa para sensibilizar todos para a poupança de energia e água e está também a desenvolver uma campanha de reciclagem. O plano de mitigação e a campanha de comunicação e sensibilização englobam medidas, por separado, de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica, mobilidade e reciclagem.
O Município de Borba pretende sensibilizar todos para alcançar uma maior eficiência de consumo energético, ser ecologicamente responsável e ainda contribuir para o meio ambiente.
[/shc_shortcode]
A vila de Campo Maior viu-se bastante afetada com a chuva que caiu nas últimas horas, com a zona baixa a ficar completamente inundada. Calçadas arrancadas, muros derrubados e casas alagadas provocaram o caos na vila e prejuízos enormes em termos materiais.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, tem estado a acompanhar os trabalhos de remoção dos destroços e refere que “a situação é catastrófica. Há muitos estragos mas o mais importante é que todas as pessoas estão bem. Estamos a tentar fazer o melhor que podemos e a avaliar os estragos para podermos atuar o mais rapidamente possível. Sei que não é fácil para ninguém mas o que peço à população é paciência”.
Na zona industrial de Campo Maior, a fábrica da Sanzé, que se dedica ao fabrico e comércio de produtos alimentares, ficou completamente inundada. João Cachola, sócio fundador da empresa, refere que “a chuva provocou muitos estragos e impediu a saída das encomendas programadas. Tínhamos encomendas para sair para França, Espanha e em Portugal que acabaram por não sair”.
Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, refere que “têm sido muitas as ocorrências registadas nas últimas horas. Não temos registo de danos humanos de maior e, nesse sentido, peço às pessoas para que não saiam das suas casas. Sei que a curiosidade é muita, até porque este tipo de fenómenos não á habitual na nossa região, mas p mais importante é estarem em segurança”.
“Neste momento, todas as vias do concelho de Campo Maior estão interditas à circulação e estamos, em conjunto com a GNR e com o município de Campo maior, a tentar encontrar soluções”, garantiu o comandante.
De recordar que, um pontão da estrada entre Elvas e Campo Maior, perto da Estação de Tratamento de Água, ruiu nesta manhã de terça-feira, dia 13, devido à chuva das últimas horas, que provocou grandes caudais do Rio Caia e dos ribeiros afluentes naquela zona.
Esta rutura do pontão interrompeu o trânsito entre Elvas e Campo Maior. A estrada de Elvas para Campo Maior absorve todo o trânsito de pesados entre Portalegre e a fronteira do Caia, devido ao estrangulamento do túnel de Santa Eulália. Também a estrada do Retiro está cortada.
A Câmara Municipal de Campo Maior anunciou já que prevê acionar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, após uma reunião marcada para as 14.30 horas.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 5 a 11 de dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Registaram-se oito detidos em flagrante, destacando-se seis por condução sob o efeito do álcool; um por crime de dano e um por violência doméstica.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
No que diz respeito ao trânsito, deteteram-se 173 infrações, sendo 17 por excesso de velocidade; 12 relacionadas com iluminação e sinalização; 12 relacionadas com pneumáticos; dez por falta de inspeção periódica e seis por falta de seguro de responsabilidade civil.
Ocorreram 16 acidentes de viação dos quais resultaram quatro feridos leves; um ferido grave e um morto.
A GNR realizou ainda 206 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 654 idosos; 138 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 721 pessoas da comunidade escolar e 62 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 169 comerciantes.
[/shc_shortcode]
A dor de cabeça é um sintoma comum, que, normalmente, está relacionado com febre ou excesso de stress, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.
O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, que “há vários tipos de dor de cabeça, sendo que as prolongadas e que não passam com analgésicos devem ser analisadas por um médico”.
A dor de cabeça é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.
Um pontão da estrada entre Elvas e Campo Maior, perto da Estação de Tratamento de Água, ruiu nesta manhã de terça-feira, dia 13, devido à chuva das últimas horas, que provocou grandes caudais do Rio Caia e dos ribeiros afluentes naquela zona.
Esta rutura do pontão interrompeu o trânsito entre Elvas e Campo Maior. A estrada de Elvas para Campo Maior absorve todo o trânsito de pesados entre Portalegre e a fronteira do Caia, devido ao estrangulamento da túnel de Santa Eulália.
A ligação rodoviária entre Campo Maior e Badajoz, pela fronteira do Retiro, encontra-se cortada, devido à chuva intensa das últimas madrugada e manhã.
Assim, os interessados em fazer a ligação entre Campo Maior e Badajoz devem escolher percursos alternativos, nomeadamente utilizando a autoestrada A6, pela fronteira do Caia.
O nível da água na Barragem do Caia, em 24 horas, subiu cerca de dois metros e meio.
De acordo com dados da Associação de Beneficiários do Caia, a cota da água estava em 225,05 metros, às 9 horas de segunda-feira dia 12; porém, na leitura desta manhã à mesma hora, já estava em 227,46 metros.
Em termos de volume de água armazenada, a barragem ganhou cerca de 26 milhões de metros cúbicos, em 24 horas: o volume era de 84 milhões de metros cúbicos às 9 horas de segunda-feira e, às 9 horas de hoje, já era de 110 milhões de metros cúbicos.
Quanto à precipitação, 67 litros de chuva por metro quadrado foi o valor registado em 24 horas, no posto de observação meteorológico, na Barragem do Caia, entre Elvas e Campo Maior, entre as 9 horas de segunda-feira e as 9 horas de terça, dia 13.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que, até final do mês de dezembro, vai efetuar ações de fiscalização rodoviária nos distritos de Portalegre e Évora nos locais, dias e horas seguintes.
14 de dezembro, quarta-feira, às 14 horas, na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas.
14 de dezembro, quarta-feira, às 15 horas, na Avenida Túlio Espanca, em Évora.
15 de dezembro, quinta-feira, às 9.30 horas, na estrada nacional 18, em Estremoz.
19 de dezembro, segunda-feira, às 9.30 horas, na Avenida Rainha Santa Isabel, em Estremoz.
20 de dezembro, terça-feira, às 9 horas, na estrada nacional 246, em Portalegre.
22 de dezembro, quinta-feira, às 9.30 horas, na Avenida de Badajoz, em Portalegre.
27 de dezembro, terça-feira, às 16 horas, na Avenida D. Manuel Trindade Salgueiro, em Évora.
28 de dezembro, quarta-feira, às 9 horas, na estrada nacional 246, em Portalegre.
A ligação entre Elvas e Campo Maior pode ser cortada ao trânsito, de acordo com uma informação transmitida à Rádio ELVAS pelos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, cerca das 9 horas desta manhã.
A chuva forte das últimas horas tornou esta estrada sem condições de circulação, em muitos pontos. Uma das situações mais complicadas ocorre nas proximidades da Estação de Tratamento de Água, onde o Rio Caia transbordou e vários ribeiros afluentes do rio fazem com que a água transborde das valetas da estrada.
O conselho que é feito aos automobilistas, em face do mau tempo, é de não sair de casa e não circular pelas estradas da região, uma vez que as condições do trânsito são perigosas e, em certos locais, impossíveis.
A estrada entre Elvas e São Vicente, logo a seguir ao nó da autoestrada A6, encontra-se cortada pela Guarda Nacional Republicana.
A GNR tomou esta medida por causa da falta das condições de circulação nesta estrada mais utilizada na ligação entre Elvas e Portalegre.
Na mesma estrada, entre São Vicente e Santa Eulália, a circulação automóvel está cortada no túnel de Santa Eulália, devido à ribeira ao lado do túnel ter transbordado para a estrada.
Para além de seguir, nesta quadra festiva, a recomendação do Governo, em manter a iluminação de Natal menos tempo ligada, comparativamente a outros anos, a Câmara Municipal de Campo Maior tem vindo a procurar, através de diversas medidas, fazer face àquilo que é a atual crise energética.
Uma delas diz respeito à implementação da iluminação LED em todo o concelho. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha, a esperança do município era que, até final do ano, toda a luminária antiga de Campo Maior fosse substituída, mas a falta de materiais não permite que a E-Redes termine esse trabalho tão cedo. A previsão, de acordo com o autarca, é que até final do primeiro trimestre de 2023 já todo o concelho seja iluminado através de LEDs.
Luís Rosinha lembra ainda o investimento feito na futura central fotovoltaica, que irá “apoiar o consumo de energia verde por parte empresários da zona industrial da vila”, bem como o controlo apertado que o município tem vindo a fazer da fatura energética
De recordar que a iluminação de Natal, este ano, em Campo Maior, à semelhança do que acontece em muitos outros municípios, está ligada apenas entre as 18 horas e a meia-noite.
As estradas do concelho de Elvas estão praticamente todas intransitáveis, devido à chuva que caiu nas últimas horas.
Depois da estrada que liga São Vicente a Santa Eulália, junto ao túnel antes de chegar a Santa Eulália ter ficado intransitável, agora é a vez das restantes estradas do concelho que apresentam riscos à circulação automóvel, de acordo com os Bombeiros Voluntários de Elvas.
O apelo à população é para que “fique em casa e evite circular de automóvel”.
A chuva intensa que caiu nas últimas horas colocou em alerta vermelho o distrito de Portalegre, entre as 6.28 e as 9 horas, situação que deverá ser atualizada entretanto.
Os alunos do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Elvas, do Bairro da Boa-Fé, receberam as prendas de Natal da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.
A festa decorreu no Centro de Negócios Transfronteiriço, na manhã desta segunda-feira, dia 12. A anteceder a entrega das ofertas, realizou-se um espetáculo de animação, pela associação Gota D’Arte com Panda, Pai Natal e Elfos.
A estrada que liga São Vicente a Santa Eulália, junto ao túnel antes de chegar a Santa Eulália, está intransitável, pelo que se apela aos automobilistas para que evitem circular neste troço.
O túnel está alagado, devido ao facto da chuva forte ter feito transbordar a ribeira ao lado.
De recordar que a chuva intensa que caiu nas últimas horas colocou em alerta vermelho o distrito de Portalegre, entre as 6.28 e as 9 horas, situação que deverá ser atualizada entretanto.
A quadra natalícia vai ser comemorada pela câmara de Elvas. No entanto, este ano, em moldes diferentes, uma vez que está de regresso o tradicional jantar de Natal para os cerca de 600 funcionários da autarquia elvense.
Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, refere que, “vai voltar ao que eu costumava fazer quando era presidente da câmara. No total, somos 600 funcionários, distribuídos pelos diversos postos de trabalho. Evidentemente que há aqui um conjunto de funcionários que não tem oportunidade de conviver. Então, achei que, em vez de estarmos a dar cabazes de Natal, como vinha sendo feito nos últimos anos, o mais importante é juntar as pessoas todas e dar-lhe uma refeição. Os funcionários podem vir acompanhados da sua cara-metade e dos seus filhos, que vão receber as prendas do município de Elvas”.
Já nas freguesias rurais, Rondão Almeida refere que vai realizar-se “o tradicional jantar de Natal para a população, acompanhado da animação natalícia. Eu, enquanto presidente da câmara, faço questão, se Deus Nosso Senhor assim o quiser, de os acompanhar porque é a minha obrigação”.
Câmara de Elvas comemora o natal com um jantar convívio para os funcionários e entrega de prendas aos seus filhos.
Sete inundações em habitações foram registadas até às 7.30 horas desta terça-feira, dia 13, no concelho de Elvas. Na estrada que liga Santa Eulália a Monforte, registou-se um movimento de massa, por volta das 5.57 horas, situação que já está em conclusão.
A chuva intensa que caiu nas últimas horas colocou em alerta vermelho o distrito de Portalegre, entre as 6.28 e as 9 horas, situação que deverá ser atualizada entretanto.
A nível distrital, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Portalegre registou 14 ocorrências relacionadas com inundações, movimentos de massa e quedas de árvore.