Balcão Nascer Cidadão retoma atividade no Hospital do Espírito Santo

Foi reaberto o balcão Nascer Cidadão no Serviço de Obstetrícia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, que suspendeu atividade devido à pandemia. O balcão Nascer Cidadão permite registar uma criança e pedir o seu primeiro cartão de cidadão.

O Serviço de Obstetrícia do Hospital de Évora disponibiliza este serviço desde 2017, às crianças nascidas no Hospital do Espírito Santo. O serviço “Nascer Utente” permite a inscrição do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ainda durante o internamento (antes da alta hospitalar), atribuindo, de imediato, o número de utente ao bebé. É um processo que permite de forma automática, a inscrição do recém-nascido no centro de saúde, associado ao médico de família da mãe.

O serviço “Nascer Cidadão” permite aos pais declararem o nascimento do filho recém-nascido em balcão do registo civil, na Maternidade, evitando a deslocação à Conservatória. Os pais passam a ter a possibilidade de, em ato imediato à elaboração do registo de nascimento, solicitar o cartão de cidadão para o recém-nascido.

Esta é uma medida SIMPLEX+, um projeto conjunto do Ministério da Justiça e da Saúde. Este balcão Nascer Cidadão conta com a colaboração da Conservatória do Registo Civil de Évora.

O Balcão estará aberto três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14 horas e as 16h30.