Prémios “Europa Nostra” distinguem práticas de conservação do património

Os prémios “Europa Nostra” têm candidaturas abertas até ao próximo dia 23 de novembro.

Estes prémios, segundo Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, são considerados “os óscares do património”, uma vez que “distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural da Europa, sendo que pode ser património material ou imaterial”.

Ana Pereira revela que estes prémios divididem-se em várias categorias: “conservação e adaptação a novas utilizações; pesquisa; educação, formação e competências; envolvimento e consciencialização dos cidadãos; e campeões do património”.

Estes prémios distinguem “os projetos que têm melhores práticas, não só na conservação, mas também na valorização, divulgação e no envolvimento dos seus cidadãos, sendo que em cada categoria há um vencedor europeu e um vencedor do grande público”. Em cada categoria, o vencedor recebe um prémio no valor de dez mil euros.

Estes prémios destinam-se a qualquer entidade pública ou privada que esteja envolvida na valorização e conservação do património, bem como agentes no setor cultural que desenvolvam atividades nestas áreas.