Tenente-general Santos Correia é o novo comandante-geral da GNR

O tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, atual segundo comandante da Guarda Nacional Republicana (GNR), foi nomeado pelo Governo para o cargo de comandante-geral da GNR, informou o Ministério da Administração Interna.

Por atingir o limite de tempo no posto oficial general, está de saída do comando-geral da GNR, o tenente-general Rui Manuel Carlos Clero, cuja família é de Campo Maior,  nasceu em Macau, tem 60 anos de idade e 42 anos de serviço e tinha assumido as funções de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, em 15 de julho de 2020.

No passado dia 10 de novembro, o Presidente da República condecorou o tenente-general Rui Clero, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

Quanto a Santos Correia, desempenha atualmente a função de segundo comandante-geral da GNR desde outubro, tem 61 anos e 43 anos de serviço, tendo sido promovido ao posto de tenente-general a 12 de novembro de 2019.

O agora nomeado comandante-geral da GNR possui no seu curriculum os cursos de infantaria da Academia Militar, de promoção a oficial superior, de Estado-Maior e de promoção a oficial general, para além de possuir vários outros cursos, de paraquedismo militar, precursor aeroterrestre, saltos operacionais a grande altura, instrutor de queda-livre operacional, conselheiro militar e de Polícia da Organização das Nações Unidas. Desempenhou funções em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas, da ONU e da NATO.

A tomada de posse está agendada para a próxima semana, dia 22, no Ministério da Administração Interna.