Anuário Financeiro desmente que Câmara de Elvas estivesse “falida”, diz Bruno Mocinha

Numa análise aos resultados da Câmara Municipal de Elvas, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, o presidente da Comissão Politica Concelhia do PS, Bruno Mocinha, assegura que a “boa notícia” do 23º lugar no ranking de “melhor índice de dívida total” entre todos os municípios e 3º nos concelhos de média dimensão no mesmo parâmetro de análise, seria suficiente para desmentir “a vergonhosa campanha que Rondão Almeida tem feito, repetidamente, apregoando que a Câmara Municipal de Elvas estava falida”.

Com isto, garante o presidente da Concelhia do PS, fica comprovado que a Câmara Municipal “não possuía dívidas significativas, como ainda o executivo do PS lhe deixou no cofre mais de 2,5 milhões de euros”.

Bruno Mocinha, em comunicado enviado à Rádio ELVAS, diz ainda que neste Anuário Financeiro o Município de Elvas e a gestão do PS encontram-se “em lugares honrosos”, no que respeita ao “menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos” (32º lugar entre os 308 municípios e 2º nos municípios de média dimensão) e “menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2021” (28º lugar entre os 308 municípios e 4º nos municípios de média dimensão)”.

O comunicado, na íntegra, para ler abaixo:

“Recentemente foi notícia nos órgãos de comunicação social locais, o lugar do Município de Elvas no ranking dos 308 municípios portugueses, revelado pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2021. Nada mais que o honroso 23º lugar entre a totalidade dos municípios e terceiro lugar em termos de municípios de média dimensão (96 municípios com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes) com melhor índice de dívida total.

Só por si, esta boa notícia seria suficiente para, de uma vez por todas, desmentir a vergonhosa campanha que Rondão Almeida tem feito, repetidamente, apregoando que a Câmara Municipal de Elvas estava falida. Comprova-se que, não só não possuía dívidas significativas como ainda o executivo do PS lhe deixou no cofre mais de 2,5 (dois) milhões de euros.

Da análise do citado Anuário Estatístico, outros indicadores ressaltam, colocando o Município de Elvas e a gestão do PS em lugares honrosos, no que respeita por exemplo ao “menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos” (32º lugar entre os 308 municípios e segundo nos municípios de média dimensão) e “menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2021” (28º lugar entre os 308 municípios e 4º nos municípios de média dimensão).

É de realçar também outro indicador que respeita à “independência financeira”, apresentando-se Elvas em primeiro lugar dos municípios de média dimensão. Sendo um indicador relevante, significa, entre outras conclusões, que o município de Elvas foi bastante ativo em encontrar receitas no exterior, para fazer face aos seus investimentos, aliviando assim, diretamente, os bolsos dos Elvenses.

Por fim, queremos saudar a pronta informação prestada pelos órgãos de comunicação social locais em divulgar uma informação tão importante para todos os munícipes e reafirmar que, contrariamente ao que Rondão Almeida tem referido como motivação da sua gestão municipal, justificando consecutivamente as suas opções com questões financeiras, não existiu qualquer endividamento da Câmara Municipal ou desgoverno do executivo do Partido Socialista em mandatos anteriores.

Como até aqui, os Elvenses contam com o Partido Socialista para construir e não para pactuar com a mentira e motivações pessoais, de todo contrárias aos interesses e ao bem-estar dos munícipes do concelho de Elvas.

Aos órgãos de Comunicação Social agradecemos “a colaboração e disponibilidade” em que sempre se pautou a relação mantida neste espaço de tempo.

Um muito obrigado a todos.

Bruno Mocinha

Presidente da Comissão Politica Concelhia do Partido Socialista de Elvas”