Outubro foi o quinto mês mais quente de sempre em Portugal

O passado mês de outubro foi considerado o mais quente na Europa e o quinto mais quente em Portugal continental. A Europa teve o outubro mais quente desde 1979, com temperaturas quase dois graus acima do valor médio entre 1991 e 2020.

Na Europa Ocidental, ocorreu uma onda de calor, onde se registou temperaturas diárias recordes nomeadamente na Áustria, Suíça e França, bem como em grande parte da Itália e de Espanha. Registaram-se valores superiores a 30°C em França e Espanha; a Áustria registou a sua noite mais quente de sempre em outubro, com 20,4°C. Foi o outubro mais quente na França desde 1945, assim como na Áustria e na Suíça.

Em Portugal continental, o mês de outubro classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Foi o quinto outubro mais quente dos ultimos 92 anos.

Em relação à precipitação, o mês de outubro foi chuvoso, com um total de precipitação de 121,2 litros por metros quadrado, que corresponde a 123% do valor normal. Durante o mês, de salientar a precipitação ocorrida na segunda quinzena de outubro, com ocorrência de precipitação mais significativa e intensa na região do Minho e Douro Litoral, onde se destacam os dias 19, 23, 28 e 29, com valores diários superiores a 60 litros por metro quadrado, e com um total mensal superior a 200 litros por metros quadrado, sendo mesmo em alguns locais superiores a 400 litros por metros quadrado.