Mercado de São Martinho anima o Semi-Internato da Senhora da Encarnação

A 2ª edição do Mercado de São Martinho decorre esta tarde de quinta-feira, 10 de novembro, na sede do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas.

Esta iniciativa já decorreu, no ano passado e “correu muito bem”, revela Érica Rodrigues, psicomotricista na instituição, adiantando que “consiste na venda de fruta e legumes da época, para a qual contribuíram alguns patrocinadores e colaboradores, alguns doces foram confecionados pelas famílias e, as próprias crianças fizeram também alguns produtos e participaram na decoração do espaço”.

Este assume-se como “um dia diferente”, em que as crianças estão “atrás das bancas, a receber o dinheiro e entregar os produtos, onde é enaltecida a importância da relação entre a escola, crianças e respetivas famílias”, adianta Érica Rodrigues.

E, nesta festa, não faltou a mascote Maria Castanha, para animar todos os presentes.

Já Ana Sofia Bastos, educadora de infância, na instituição, explica que faz parte de um projeto, em conjunto com a psicomotricista, que consiste no desenvolvimento de competências artísticas, uma vez que consideram que “a arte é importante para as crianças”.

Ana Sofia Bastos acrescenta que, neste mercado há também a exposição de “trabalhos elaborados pelas crianças, feitos nas salas de aula, com as educadoras, sendo uma iniciativa que conta sempre com a colaboração das famílias, e os preços são simbólicos, para dinamizar a escola e mostrar a algumas famílias que não são portuguesas, como é o caso de famílias ucranianas, a nossa gastronomia e nossa tradição”.

Mercado de São Martinho que decorre esta tarde, na sede do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas e amanhã, sexta-feira, 11 de novembro, entre as 16 e as 18.30 horas no Anexo, na Boa-Fé, sendo aberto à comunidade.

A educadora garante que estas serão duas tardes “em cheio, com muita animação e com a Maria Castanha”, deixando o convite para que quem quiser, possa aparecer.

As receitas angariadas com a venda dos produtos revertem para fazer melhoramentos, na instituição.