Vila Galé quer contratar 170 colaboradores para quatro novos hotéis

O grupo Vila Galé pretende contratar cerca de 170 colaboradores para os quatro novos hotéis que vai abrir em Portugal, no próximo ano: Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection São Miguel (Ponta Delgada, Açores), Vila Galé Nep Kids (Beja) e Vila Galé Monte do Vilar (Beja)

As vagas disponíveis são para diferentes áreas e funções, como assistentes de direção, chefes e subchefes de restaurante, governantes(as), empregados(as) de mesa, cozinheiros(as), técnicos(as) de manutenção ou empregados(as) de andares. As candidaturas podem ser enviadas através da página de Carreiras no site da Vila Galé.

O grupo procura pessoas com gosto particular pelo atendimento ao cliente, com conhecimento de línguas, dinâmicas, empenhadas e com vontade de crescer dentro da organização.

Aos seus colaboradores, a Vila Galé oferece vários benefícios, entre os quais descontos em alojamentos e serviços do grupo, prémios anuais de produtividade e seguro de saúde após seis meses de inclusão na empresa, ofertas no aniversário, bónus de noites nos hotéis da rede consoante a antiguidade e vantagens exclusivas em entidades parceiras de saúde e bem-estar, cultura e ensino. Mas também promove a formação contínua, oportunidades de mobilidade entre Portugal e o Brasil e a progressão na carreira. Nas unidades do Alentejo, poderá haver ainda a possibilidade de alojamento.

Ao longo dos anos, a Vila Galé tem sido várias vezes considerada uma das melhores e mais atrativas empresas para trabalhar no setor do turismo e já conquistou várias distinções na área dos Recursos Humanos.

Em 2023, o segundo maior grupo hoteleiro português inaugurará quatro hotéis em Portugal, passando a ter 31 unidades em território nacional e dez no Brasil.

Perto de Beja, na herdade onde o grupo já tem o Vila Galé Clube de Campo, será lançado um conceito de hotelaria inédito em Portugal com o Vila Galé Nep Kids, um hotel totalmente concebido para os mais pequenos. Aqui, os adultos só poderão entrar se acompanhados por crianças. Terá várias atrações para os mais pequenos como parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis, trampolins, insufláveis, Clube Nep com brinquedoteca e spa infantil. Na mesma propriedade, abrirá também o Vila Galé Monte do Vilar, um agroturismo, vocacionado para casais.

Já o Vila Galé Collection São Miguel, no centro de Ponta Delgada, resultará da reabilitação e reconversão do antigo Convento e Hospital de São Francisco num hotel de charme. O Vila Galé Collection Tomar surgirá da recuperação de várias áreas do antigo convento de Santa Iria e do Colégio Feminino, transformando-as numa unidade de 4 estrelas.

Quercus organiza passeio na Serra de São Mamede este domingo

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar, no próximo domingo, dia 13, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o objetivo de tomar contacto com a beleza e a diversidade das paisagens deste parque natural, bem como observar e identificar as suas flora e fauna.

A Quercus pretende também descobrir algumas das particularidades geológicas da região e comprovar a tipicidade das suas povoações e respetivas tradições culturais e históricas. A atividade decorre ao longo de um percurso pedestre com início em Castelo de Vide e final em Marvão, passando por alguns locais de grande beleza do Parque Natural da Serra de São Mamede, permitindo um contacto muito direto dos participantes com o património natural e cultural desta área protegida.

A receção dos participantes faz-se pelas 10 horas junto ao Posto de Turismo em Castelo de Vide, e o percurso interpretativo, integrado no PR3 Castelo de Vide – Marvão no total de cerca de 11 Kms (nível moderado) será pelas 10.15 horas.
Pelas 14 horas o programa prevê um “almoço campestre” em Vale de Ródão (a cargo de cada um), e a chegada à vila de Marvão será pelas 16 horas, com participação na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha. O regresso a Castelo de Vide (de automóvel) será pelas 18 horas.
As inscrições (até 11 de novembro às 12 horas) estão limitadas a 20 participantes e têm o custo de 4 euros (sócios da Quercus), podendo tornar-se sócios aquando da inscrição na atividade. O preço inclui o seguro e o percurso guiado.
Os participantes devem levar roupa e calçado confortável e resistente, adequados às condições atmosféricas e à natureza da atividade, um cantil com água (existem quatro fontes de água ao longo do percurso onde os cantis poderão ser cheios), e merenda para almoço.
A organização recorda que as refeições e entrada em Marvão ficam a cargo dos participantes e que o transporte ficará a cargo dos participantes, sendo a organização apenas responsável por coordenar os meios, de forma a rentabilizá-los ao máximo.
Mais informações pelo telefone 960 207 080 e e-mail portalegre@quercus.pt .

Mercado de São Martinho anima o Semi-Internato da Senhora da Encarnação

A 2ª edição do Mercado de São Martinho decorre esta tarde de quinta-feira, 10 de novembro, na sede do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas.

Esta iniciativa já decorreu, no ano passado e “correu muito bem”, revela Érica Rodrigues, psicomotricista na instituição, adiantando que “consiste na venda de fruta e legumes da época, para a qual contribuíram alguns patrocinadores e colaboradores, alguns doces foram confecionados pelas famílias e, as próprias crianças fizeram também alguns produtos e participaram na decoração do espaço”.

Este assume-se como “um dia diferente”, em que as crianças estão “atrás das bancas, a receber o dinheiro e entregar os produtos, onde é enaltecida a importância da relação entre a escola, crianças e respetivas famílias”, adianta Érica Rodrigues.

E, nesta festa, não faltou a mascote Maria Castanha, para animar todos os presentes.

Já Ana Sofia Bastos, educadora de infância, na instituição, explica que faz parte de um projeto, em conjunto com a psicomotricista, que consiste no desenvolvimento de competências artísticas, uma vez que consideram que “a arte é importante para as crianças”.

Ana Sofia Bastos acrescenta que, neste mercado há também a exposição de “trabalhos elaborados pelas crianças, feitos nas salas de aula, com as educadoras, sendo uma iniciativa que conta sempre com a colaboração das famílias, e os preços são simbólicos, para dinamizar a escola e mostrar a algumas famílias que não são portuguesas, como é o caso de famílias ucranianas, a nossa gastronomia e nossa tradição”.

Mercado de São Martinho que decorre esta tarde, na sede do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas e amanhã, sexta-feira, 11 de novembro, entre as 16 e as 18.30 horas no Anexo, na Boa-Fé, sendo aberto à comunidade.

A educadora garante que estas serão duas tardes “em cheio, com muita animação e com a Maria Castanha”, deixando o convite para que quem quiser, possa aparecer.

As receitas angariadas com a venda dos produtos revertem para fazer melhoramentos, na instituição.

CLDS desafia jovens a pensar num “futuro digital” para Campo Maior

Como conseguir que os jovens de Campo Maior se fixem no concelho e como promover o turismo transfronteiriço foram mote para a segunda edição da iniciativa “Futuro Digital”, que se desenvolveu, ao longo desta quinta-feira, 11 de novembro, na Escola Secundária de Campo Maior.

Esta, como explica a coordenadora do CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, entidade responsável pela organização do evento, Maria Manuel Valentim, foi destinada aos alunos dos quatro cursos profissionais da Secundária da vila – Informática, Desporto, Ação Social e Turismo – para trabalhar as suas “competências empreendedoras digitais”.

Desta vez, o evento resumiu-se a um único dia, contrariamente ao que aconteceu na sua primeira edição. “Começámos logo cedo, com uma conferência, sobre o que é isto do empreendedorismo digital e para preparar os alunos para o que ia acontecer ao longo do dia”, revela Maria Manuel Valentim.

Numa espécie de maratona de empreendedorismo digital, sendo que o evento até esteve subordinado ao tema “Hackathon” (evento que reúne desenvolvedores de software, designers e outros profissionais da área da programação, com o intuito de, num período curto de tempo, criarem soluções inovadoras para algum problema específico), os jovens foram desafiados a arranjar soluções e um protótipo para essas mesmas soluções, com vista “a introduzir os mais velhos no mundo digital”, bem como a fixar os mais novos no concelho e a pensar em formas de promoção do turismo transfronteiriço.

Com atividades como esta, explica ainda Maria Manuel Valentim, o CLDS procura que os jovens percebam “o que podem fazer para ficarem vinculados a Campo Maior, mesmo não estando em Campo Maior”, e a ajudar a desenvolver o concelho.

Estivemos ainda à conversa com alguns jovens que participaram na iniciativa e que, em pequenos grupos, desenvolveram as suas maquetes dos projetos que, com a influência digital, gostavam de ver desenvolvidos em Campo Maior. O grupo de Lara Gaita, por exemplo, desenvolveu um projeto de uma empresa, que abrangia um conjunto diverso de áreas, para que, com isso, se conseguissem atrair e fixar jovens na vila. Já o grupo de Diogo Louro desenvolveu um trabalho relativo a um parque de diversões, onde a tecnologia, como a realidade virtual seria rainha. O grupo de Ana Rijo, por sua vez, desenvolveu uma maquete de um pavilhão multiusos para Campo Maior.

“Futuro Digital”, organizado pelo CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, resulta de uma parceria com o “Coração Delta” e o Agrupamento de Escolas.

“Black Adam” no Auditório São Mateus na sexta-feira à noite

O filme “Black Adam”, para maiores de 14 anos, é exibido no Auditório São Mateus, em Elvas, nesta sexta-feira, dia 11, às 21.30 horas.

Quase cinco mil anos depois de lhe terem sido concedidos os poderes ilimitados dos antigos Deuses – e de ter sido aprisionado –, Black Adam é libertado do seu túmulo na Terra e prepara-se para usar a sua forma única de justiça no mundo moderno.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.sapo.pt .

GNR de Évora promove sábado Torneio Medieval Solidário

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) vai organizar, no próximo sábado, dia 12, às 20.30 horas, na Arena d’Évora, um Torneio Medieval Solidário, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora, integrado nas Comemorações do Dia de Unidade.

Com uma vasta experiência na recriação de torneios e justas medievais, o Comando Territorial de Évora, através dos seus militares, tem-se afirmado em variados eventos medievais. Procurando aliar a experiência na recriação histórica à necessidade de apoiar os mais carenciados, o acesso ao recinto é materializado através da doação de bens alimentares não perecíveis, roupa ou brinquedos.

Os bilhetes para acesso podem, antecipadamente, ser trocados pelos bens referidos nas instalações do Comando Territorial de Évora ou na Câmara Municipal de Évora, podendo ainda ser trocados, no próprio dia do evento, nas bilheteiras da Arena d’Évora.

 

Marvão, Almeida e Valença apresentam a candidatura das Fortalezas da Raia

Os Municípios de Marvão, Almeida e Valença, representados pelos seus presidentes, Luís Vitorino, António Machado e José Manuel Carpinteira, apresentaram, esta quinta-feira, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o dossier da candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO.

Numa audiência que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se conhecedor desta candidatura conjunta e considerou que o dossier revela um trabalho muito coeso, completo e de grande valor científico.

O Presidente da República prometeu acompanhar de perto o processo da candidatura e revelou que a temática abordada será de grande interesse para Portugal.

Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas.

A entrega do dossier de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial que já tinha incluído um conjunto de municípios mais alargados onde constou Elvas, está agendada para a próxima semana no dia 18 de novembro, na Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa.

 

“É Natal no Comércio Local” de novo em Borba

O Município de Borba está a trabalhar na segunda edição do concurso “É Natal no Comércio Local”.

Este concurso tem como objetivo promover, dinamizar e revitalizar o comércio no concelho de Borba, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes, estimulando assim a população a fazer compras a nível local.

Fidelizar o público, criar envolvimento com a comunidade local e potenciar oportunidades de negócio e o surgimento de novos espaços de comercialização estão entre os principais objetivos da autarquia borbense.

O Município de Borba assegura que “em breve vai divulgar mais informações” sobre o concurso e as suas normas de participação.

Regulamento municipal obriga a cancelamento da Fehispor

A última edição do evento decorreu no ano passado, entre os dias 4 e 7 de novembro

Os pavilhões da Ifeba, em Badajoz, deveriam ter sido palco, entre 3 e 6 de novembro, de mais uma edição da Fehispor.

Contudo, o evento, que representa, entre outros, as culturas de Portugal e Espanha, e que ia já para a sua 32ª edição, foi cancelado, à semelhança de outros, devido a um regulamento municipal que impossibilita a cobrança de entradas na Ifeba, segundo avança o Hoy. 

Desde maio que as feiras na Ifeba têm sido adiadas, ou canceladas, tendo em conta que foi desde essa altura em que deixou de ser possível proceder à cobrança, quer das entradas, quer do valor relacionado com os stands, aos expositores.

A última edição da Fehispor decorreu entre 4 e 7 de novembro de 2021.

Pratos de Caça nos restaurantes de Arronches até domingo

Até domingo, dia 13 de novembro, são seis os restaurantes de Arronches que, desde o passado dia 4, estão a dar um maior destaque, nas suas ementas, aos pratos confecionados à base de carne de caça.

Nesta, que é a quarta Quinzena Gastronómica da Caça, organizada pela Câmara Municipal de Arronches, revela o presidente, João Crespo, procura-se promover a gastronomia local, e, com isso, atrair mais visitantes ao concelho. “O grande objetivo é promover, essencialmente, aquilo que é a gastronomia dos nossos restaurantes, dando aqui um maior enfoque especial, neste caso, à caça, que é também algo muito típico da região e estamos numa altura de caça”, assegura.

Alguns destes seis restaurantes, garante o autarca, têm sempre algumas ementas “diferenciadoras” e pratos que são criados especificamente para esta ocasião.

João Crespo assegura ainda que, com estas quinzenas gastronómicas, “há sempre” retorno financeiro para Arronches, sendo que, por esta ocasião, o público acaba por visitar, entre outros, os museus e monumentos do concelho. “Queremos atrair outro público que possa, eventualmente, não conhecer o concelho e, com o pretexto de vir provar um prato de caça, poder visitar também o nosso concelho”, remata.

Açorda de perdiz, ensopado de veado, coelho e pombo frito, javali estufado e arroz de lebre são apenas alguns dos pratos apresentados pelos seis restaurantes aderentes de Arronches nesta quarta Quinzena Gastronómica da Caça, até domingo.

Candidaturas abertas para eleição da Árvore do Ano 2023

O Concurso nacional “Árvore do ano 2023”, numa organização da União da Floresta Mediterrânica, já tem candidaturas abertas, até dia 18 deste mês.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo revela que esta é a fase destinada a “submeter a candidatura de uma árvore a concurso, que pode ser feita por parte de qualquer entidade ou cidadão e que depois podem vir a representar Portugal, no concurso Europeu”.

O concurso pretende destacar “a importância das árvores antigas, na herança cultural das comunidades onde se inserem, bem como a sua história e relação com as pessoas”.

Ana Pereira revela ainda que depois de submetidas as árvores a concurso, “serão dez finalistas, escolhidas por um júri, e depois são submetidas à votação do público, e em 2023 a eleita representará Portugal, no concurso europeu”.

De recordar que, em 2022, a Sobreira Grande de Arraiolos ficou em terceiro lugar, neste concurso, a nível europeu; já em 2021, o Plátano do Rossio de Portalegre ficou em quarto lugar e, em 2018 o Sobreiro “O Assobiador” de Palmela foi o vencedor da árvore Europeia do Ano.

As candidaturas para a Árvore Europeia do ano 2023 podem ser feitas aqui. Este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.

Estudantes franceses recebidos na Câmara de Campo Maior

Um grupo de estudantes franceses do ensino secundário e universitário foram ontem, 9 de novembro, recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Campo Maior, pelo vice-presidente Paulo Pinheiro e a vereadora São Silveirinha.

Esta visita surge na sequência de um acolhimento feito pelos alunos do ensino secundário e do Clube de Francês da Escola Secundária de Campo Maior.

Os 23 alunos e três professores franceses tiveram a oportunidade de assistir a algumas aulas e de visitar um pouco do concelho, nomeadamente o Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, o Museu Aberto e o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores.

No final desta visita, os alunos receberam uma flor de papel, assim como material de promoção turística de Campo Maior.

Castanheiro e castanha animam fim de semana em Marvão

Marvão anima-se com a 38ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, marcada para o próximo fim de semana, dias 12 e 13, sábado e domingo, numa certame em que não vai faltar a animação pelas ruas de Marvão, assegurada por cerca de duas de zenas de grupos.

No sábado, anunciam-se as presenças do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, Zés P’reiras, Cantigas na Eira, Grupo d’Improviso, Charanga das Fresquinhas, BandUstikA, Tok’A, Os Lagóias e Cia. Bipolar.

Para domingo, as participações na festa e feira são do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, Vozes da Aldeia, Zés P’reiras, Bombos de Nisa, Os Cá D’Cima, Trinca Espinhas, Funny Farra, Tunapapasmisto e Cia. Bipolar.

Espetáculos de “qualidade” e gratuitos para atrair pessoas à Festa da Vinha e do Vinho

Cuca Roseta é a responsável por abrilhantar a noite desta quinta-feira, 10 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, que decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade.

Ontem, na primeira noite do certame, foram os Sangre Ibérico que animaram o público. Até ao último dia do certame, vão passar pelo palco principal artistas como Ivandro e Karetus, amanhã à noite, Aurea, no sábado, e Rebeca, no domingo.

Segundo o presidente da Câmara, António Anselmo, a importante promoção do vinho e da vinha tem de ser sempre acompanhada de um “bom cartaz musical”, para que as pessoas possam aderir ao evento. Por essa razão, garante que, enquanto for ele o presidente, todos estes espetáculos serão gratuitos. “Tem de haver um controlo muito grande, em termos de segurança, mas aumentámos a dimensão do pavilhão e temos esperança que vá correr tudo bem”, comenta.

Mesmo com menos dois dias de feira, relativamente a edições anteriores, António Anselmo garante que “o impacto” do certame é agora maior. “Segunda e terça-feira eram mais ou menos dias mortos e assim conseguimos trazer artistas de maior qualidade”, assegura o autarca, tendo esperança que, até final do evento, as condições meteorológicas colaborem.

Fazendo ainda referência à candidatura do Vinho da Talha a Património Imaterial da Humanidade, num processo liderado pela Câmara da Vidigueira, mas do qual Borba também faz parte, António Anselmo considera que o importante é apoiar cada ideia que “seja boa” para o Alentejo.  “Vila Viçosa, Estremoz, Alandroal, Elvas avançam com qualquer situação, que serve para todos nós e eu sou o primeiro a lá estar”, diz ainda.

Seminário Nacional de Árbitros de Atletismo em Elvas

A Federação Portuguesa de Atletismo promove este fim de semana, nos dias 12 e 13 de novembro, um Seminário Nacional de Árbitros, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas.

A cerimónia de abertura está marcada para as 10 horas de sábado, dia 12.

Escola Superior de Saúde do IPP celebra 50 anos

A Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra, entre amanhã e sábado, dias 11 e 12 de novembro, o seu 50º aniversário, ocasião pela qual é promovido um Encontro de Alumni.

As comemorações têm início esta sexta-feira, pelas 10h30, no Campus Politécnico, com a inauguração da Exposição “Escola de Enfermagem/Escola Superior de Saúde | 50 Anos de História”.

No sábado, as comemorações terão início às 9h15, no Auditório Dr. Francisco Tomatas no Campus Politécnico, com um momento musical da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre. Na Sessão Solene, para além da diretora da ESS, Helena Arco, participam a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o presidente do IPP, Luís Loures, e a presidente interina da Associação Académica do IPP, Carolina Henriques.

“Enquadramento Profissional e Perspetivas Futuras”, “Da Escola ao Mercado de Trabalho – Percursos e Experiências e Encontro Alumni” e “Impacto da Escola Superior de Saúde no Norte Alentejano – Dificuldades e Oportunidades” serão os temas em debate por esta ocasião, entre 10h15 e as 15h30.

O programa completo destas comemorações para conhecer abaixo:

Adega Mayor apresenta duas novas monocastas

No ano em que celebra 15 anos de existência, a Adega Mayor continua a inovar. Desta vez, na expansão da sua gama de vinhos monocasta, com o lançamento do Adega Mayor Merlot e do Adega Mayor Moscatel Galego Roxo, duas castas de origens diferentes (França e Península de Setúbal) que chegam agora ao mercado através da expressão do terroir Alentejano.

E porque há melodias que, à semelhança de alguns instrumentos musicais, merecem ser ouvidas (e provadas) a solo, Merlot e Moscatel Roxo, são representados por dois instrumentos musicais que compõem a orquestra Mayor.

O Adega Mayor Merlot 2020 é um vinho tinto de traça alentejana, cuja casta se encontra no Monte da Pina, perto da barragem do Caia. Delicado, versátil e de cor ruby, é aromaticamente fresco e perfumado, com notas de erva fresca, flores e especiaria. Características que envolvem elegantemente a fruta vermelha madura, ameixas e framboesas em compota. No palato, é de textura delicada com taninos finos, acidez refrescante e um final pleno de sabor, longo e persistente.

Proveniente de uma seleção criteriosa, este tinto fermentou com temperatura controlada em balseiro de carvalho francês. Após o engarrafamento, descansou em garrafa até ao momento.

Revela-se uma excelente companhia para harmonizar com pratos italianos, cogumelos salteados, pratos braseados de carne de aves e pratos com especiarias demarcadas.

O Adega Mayor Moscatel Galego Roxo 2021 é um vinho “alentejano” de cor amarela-esverdeada de aspeto límpido e brilhante. Num primeiro impacto, mantém a identidade da casta  – proveniente da Península de Setúbal – mas deixa, aos poucos, desvendar as características adquiridas pelo contacto com os solos da Herdade das Argamassas. Sugere um floral perfumado, notas delicadas de rosa envoltas num fundo adocicado de lichia e uva fresca. A boca mantém o discurso do nariz, revelando um sabor intenso, frescura e muito boa acidez. À mesa, acompanha na perfeição com pratos exóticos, como sushi ou de cozinha de fusão.

“É com um grande orgulho que celebramos 15 anos de um caminho orientado por valores de qualidade, inovação e proximidade. Estes dois novos vinhos Monocasta exaltam a nossa curiosidade por trabalhar castas nacionais e internacionais, com as particularidades do terroir de um Alentejo mayor” sublinha Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

Magusto em Campo Maior e Degolados esta sexta-feira à tarde

A Câmara Municipal de Campo Maior volta a promover amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro, no Jardim Municipal da vila, bem como no Parque Verde, em Degolados, um magusto.

O objetivo da iniciativa, garante o presidente da Câmara, Luís Rosinha, é não deixar cair em esquecimento esta tradição. “Quem quiser aparecer que venha e que traga vontade de comer castanhas e beber água-pé”, assegura.

O início do magusto, tanto em Campo Maior, como em Degolados, está marcado para as 16 horas.

Campo Maior: esta sexta-feira há “Castanhas com Afetos” no CERN

Após dois anos, está de volta esta sexta-feira, dai 11 de novembro, ao Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN), em Campo Maior, a iniciativa “Castanhas com Afetos”.

Trata-se de um momento em que, às crianças da escola, se juntam os seus avós, para uma tarde de afetos e boa disposição.

As castanhas e o São Martinho são apenas um pretexto para um encontro intergeracional de troca de experiências, vivências e surpresas.

O início da atividade está marcado para as 14 horas.

Detidos em Campo Maior com mais de 1200 quilos de azeitona e 162 doses de haxixe

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve na terça-feira, dia 8 de novembro, um homem de 41 anos por furto, tendo esta força de segurança apreendido mais de 1200 quilos de azeitona, no concelho de Campo Maior.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um alegado furto de azeitona num olival, revela a Comando Territorial em comunicado, “os militares levaram a cabo diligências policiais que permitiram localizar e identificar o autor do furto e apreender os 1292 quilos de azeitona furtada”. No decorrer da ação, foi ainda apreendida a viatura onde estavam os vários sacos com a azeitona furtada.

No seguimento da mesma ação, foi também detido um homem de 27 anos e apreendidas 162 doses de haxixe. Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Vila Viçosa recebe presidente da Câmara de São Vicente (Brasil)

O presidente da Câmara de São Vicente, Kayo Amado, uma cidade, no sul de São Paulo, no Brasil, estará esta quinta-feira, 10 de novembro, em Vila Viçosa, no seguimento de um pedido de geminação entre Vila viçosa e São Vicente.

Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, demonstra-se satisfeito com esta visita e explica esta surge pelo facto de “Vila Viçosa ser a mãe de São Vicente, a primeira cidade a ser constituída no Brasil e quem a instalou, a mando do Rei de Portugal e do Duque de Bragança, foi Martim Afonso de Sousa que é natural de Vila Viçosa, foi navegador e vice-rei da Índia”.

O presidente de São Vicente ao saber desta situação, para além de visitar Lisboa, “quer conhecer Vila Viçosa, quer geminá-la com São Vicente, como cidades irmãs, uma vez que tem uma grande admiração por Martim Afonso de Sousa e por Florbela Espanca, assim como todos os brasileiros”, acrescenta o presidente.

A visita tem início às 9.30 horas, com a receção Oficial Prefeito de São Vicente, onde haverá uma breve Apresentação sobre Vila Viçosa e sobre Martim Afonso da Fonseca, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

 Pelas 10.30   horas, decorre a visita ao Paço Ducal,  acompanhada pela diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança,  Maria de Jesus Monge.

Pais denunciam refeições “horrorosas e deploráveis” na EB 2,3 de Santa Luzia

As refeições servidas na Escola Básica 2,3 de Santa Luzia (“Ciclo”), em Elvas, estão a originar alguma revolta entre os pais.

As imagens das refeições, servidas na cantina desta escola, enviadas por uma mãe à Rádio ELVAS, mostram pratos com pouca comida, em que, e a título de exemplo, um prato da arroz é acompanhado somente por dois calamares (como se pode ver numa das imagens abaixo).

A situação não é nova, com pais e encarregados de educação, como Andreia Leão, a mostrarem-se cada vez mais desagradados com a falta de qualidade da alimentação nas escolas do concelho. Esta mãe, que garante que não têm sido apresentadas quaisquer soluções para este problema, diz ser “absurda” a “pouca quantidade e qualidade” de comida que é servida, diariamente, aos alunos no Ciclo de Santa Luzia. “Houve aí um dia em que era peixe com batatas, mas era apenas batatas. Peixe nem vê-lo. E isto tem sido uma constante”, assegura.

Segundo esta encarregada de educação, a Associação de Pais entrou em contacto com a diretora do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Brígida Gonçalves, que, pelo que conta Andreia Leão, através daquilo que soube através das suas filhas, “nos dias seguintes, andava no refeitório, de braços atrás das costas, a incentivar os meninos a comer, a dizer que a comida era muito boa, ou seja, soluções nenhumas e, de dia para dia, tem-se vindo a degradar mais”.

Considerando o aspeto da comida “horroroso e deplorável”, e para piorar a situação, Andreia conta que recebeu ontem uma imagem e um vídeo, enviados por uma das suas filhas, em que num prato de carne, com massa e grão, encontrava-se também um inseto. As duas filhas de Andreia queixaram-se ainda do pão que lhes foi servido. “Quando abriram o pão, o pão cheirava a bolor, cheirava mal, não estava em condições. Aparentemente não tinha bolor, mas tinha um cheiro horrível”, revela.

Considerando “inconcebível” toda esta situação, Andreia lembra que os pais, porque estão a trabalhar, não conseguem dar o almoço aos filhos, mas que os mesmos têm “direito a uma refeição em condições”. Contudo, e até ao momento, “ninguém resolveu nada”.

Assegurando que já no ano passado esta situação era uma realidade, acabou por “melhorar ligeiramente”, após os pais reclamarem. Ainda assim, nos dias seguintes, “os miúdos foram interrogados pela cozinheira para saber quem é que tinha feito queixa da comida”.

“Nós sabemos que a comida, numa escola, não pode ser exatamente como a nossa comida de casa, mas que tenha o mínimo de higiene e de condições e parece-me que este ano está a extrapolar qualquer situação anterior”, diz ainda Andreia.

Contactada pela Rádio ELVAS, e desconhecendo esta situação mais recente (do inseto no prato), a diretora do agrupamento assegura que todas estas questões são, “de imediato”, reportadas à Câmara Municipal, até porque a empresa que confeciona e serve os almoços foi contratada pela autarquia. “Muitas vezes, eu própria me dirijo à cozinha e vou averiguar o que é que se passou, porque às vezes as situações têm outros contornos e assim fica-se a saber tudo”, adianta. “Temos lá um funcionário a vigiar a fila do almoço, que também está a par de tudo e que nos informa do que se passa e nós reportamos para a autarquia”, acrescenta.

A professora, ainda assim, garante que há sempre comida que acaba nos pratos, depois dos almoços. “Não sei bem se falta comida, porque há muita comida que vem para trás”, revela, garantindo ainda que, quando questionou a cozinheira, esta lhe terá dito que sempre que os alunos querem comer mais podem repetir.

De recordar que também recentemente as refeições servidas no refeitório da EB 2,3 da Boa-Fé foram alvo de muitas críticas, por parte de pais e encarregados de educação, muito devido à pouca quantidade servida aos alunos (ver aqui).

104 anos do Armistício da Grande Guerra comemorados na Terrugem

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinala amanhã, dia 11 de Novembro, os 104 anos do Armistício da Grande Guerra.

“As comemorações decorrem junto ao monumento de homenagem ao combatente, existente na Terrugem”, como nos referiu o tenente-coronel Luís Franco, presidente do núcleo.

O tenente-coronel refere que “o dia 11 de Novembro foi a data escolhida para prestar homenagem aos militares que faleceram na I Guerra Mundial. Nesse sentido, esta é uma cerimónia protocolar que conta com uma alocução histórica à data e de homenagem aos combatentes, depois é prestada uma homenagem aos mortos, depositada uma coroa de flores e feito um minuto de silêncio”.

A cerimónia comemorativa dos 104 anos do Armistício da Grande Guerra está marcada para amanhã, às 11 horas, na Terrugem junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes.

Inauguração da Festa da Vinha e do Vinho em imagens

A edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, foi inaugurada ontem, 9 de novembro, no pavilhão de eventos da cidade, onde decorre até domingo, dia 13.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

As imagens da inauguração para ver na fotorreportagem abaixo: