InnovPlantProtect usa tecnologia digital para proteger plantas de pragas

Através de tecnologia digital, o InnovPlantProtect, em Elvas, tem vindo a desenvolver serviços para proteger culturas e plantas de pragas e doenças.

Estes serviços, explica a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo (na imagem), têm vindo a ser desenvolvidos através do trabalho conjunto de dois departamentos: o de diagnóstico e monitorização de pragas e doenças e o de análise de risco e gestão de dados.

“Estes serviços pretendem, em última análise, permitir e apoiar uma agricultura mais sustententável”, assegura a responsável, alertando para o facto do InnovPlantProtect não produzir tecnologia: “utilizamos o que está no mercado, ou atestamos o que é novo, mas o objetivo final é desenvolver serviços que satisfaçam os requisitos dos utilizadores finais”.

Com a inovação, por um lado, e a proteção das plantas, por outro, num “casamento” entre os dois departamentos, o InnovPlantProtect procura, com estes serviços, não só satisfazer as necessidades dos agricultores, mas “compreender as necessidades que ainda não foram suprimidas”.

O trabalho desenvolvido para a proteção de culturas e plantas de pragas e doenças é o tema em destaque na rubrica desta semana do InnovPlantProtect. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.