Skip to content

GNR sinaliza menos idosos vulneráveis no distrito de Portalegre

A operação “Censos Sénior 2022” da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorreu ao longo do mês de outubro, em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário.

O objetivo desta operação passou por realizar um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha e isolada, atualizando os registos das edições anteriores.

Nesta operação, através das diversas ações realizadas, os militares privilegiaram o contacto pessoal com os idosos em situação vulnerável, para os sensibilizarem e alertarem para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, revela o Capitão João Lourenço, das relações públicas da GNR.

Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

A nível nacional, e comparativamente com o ano passado, este ano foram sinalizados mais idosos. O Capitão João Lourenço afirma que, “este ano foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, um número superior ao do ano passado, em que foram sinalizados 44.484 pessoas”. Já no distrito de Portalegre registou-se uma diminuição de sinalizações, menos 145 face a 2021. “Este ano em Portalegre foram sinalizados 2985 idosos, já no ano passado foram sinalizados 3130 idosos.

O Capitão João Lourenço esclarece que esta diminuição de sinalizações pode ter várias razões, entre elas “a saída do programa porque não configuram uma situação vulnerável, por falecimento, pelo facto de terem mudado de residência ou terem sido acolhidos por familiares, ou mesmo institucionalizados”.

“Operação Censos Sénior 2022”, da GNR que decorreu ao longo do mês de outubro, tendo sido sinalizados, no distrito de Portalegre 2.985 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, um número inferior a 2021, altura em que foram sinalizadas 3130 pessoas.

Compartilhe este artigo: