Trânsito condicionado no Largo de São Domingos

O trânsito está condicionado no Largo de São Domingos, em Elvas, devido ao abatimento do pavimento em frente à Igreja de São Domingos.

Também junto à Rua da Pedra, entre o Largo de São Domingos e o Largo do Colégio, o chão abateu e originou um buraco na rua. Nesta zona da cidade nos últimos anos tem sido recorrentes os abatimentos da via pública.

Campanha “Pirilampo Mágico 2022” nas ruas até domingo

A Campanha “Pirilampo Mágico” está de volta às ruas de Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas, até dia 6 de novembro.

Este ano, o lema escolhido é “A verdadeira magia é o que nós fazemos” e a cor azul vai ser o novo ‘emblema’ das populações nos dias que se seguem. Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor, explica que esta “é uma campanha a nível nacional, decorrendo num período do ano diferente do habitual e patrocinada pela Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social, da qual a Cercimor faz parte e também beneficia com a venda deste pirilampo”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma campanha com vários objetivos, explica Cristina Saloio, sendo um deles “criar uma sustentabilidade financeira”. Existe variados produtos  para além do pirilampos, como os pins, t-shirts, canecas, sacos, entre outros.

Cristina Saloio realça os “momentos desafiantes” vividos ultimamente pelas populações, tanto a nível financeiro como social e a ideia que querem transmitir passa por “fazer magia com muito pouco”, bem como “construir um mundo melhor, uma sociedade que possa partilhar uns com os outros as oportunidades e, por isso, “trazemos aqui a motivação, queremos trazer a mudança, sempre com uma atitude positiva”.

A presidente da Cercimor afirma que “a comunidade está de alguma forma a aderir”, revelando que vão estar nos vários estabelecimentos públicos, nomeadamente em farmácias, supermercados, na secretaria da instituição na Crespa da Figueira e até nas ruas. Nos sábados, na parte da manhã os produtos vão estar à venda no Mercado Municipal, no Pingo Doce e Intermarché. Para além disso, no centro da cidade, no Largo Humberto Delgado, decorrerá também uma campanha alusiva ao Pirilampo Mágico.

[/shc_shortcode]

Caminhada em Alandroal ajuda Cláudia a vencer a doença

O Município do Alandroal vai associar-se à caminhada “Vamos ajudar a Cláudia!“, com a oferta de t-shirt e chapéu a todos os participantes. A Cláudia, de 21 anos, sofre de glaucoma, uma doença que necessita ser seguida fora de Portugal, sem que a jovem tenha recursos para tal.

A iniciativa está marcada para o próximo domingo, dia 6, com início marcado para as 8 horas, com partida no largo do campo de futebol, em Alandroal. A caminhada percorre a “rota do giro de Alandroal”, numa distância de cinco quilómetros e dificuldade baixa.

Cada inscrição tem um custo de cinco euros e pode ser feita pelos números de telefone 962 226 234 e 968 398 177, para lá de, no dia da caminhada, se poder fazer ainda no local da partida.

Prisão preventiva para um dos seis detidos em Elvas por tráfico de estupefacientes

Fica em prisão preventiva um dos seis detidos, na quarta-feira, 2 de novembro, em Elvas, pela PSP, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes.

Os restantes cinco detidos ficam sujeitos a apresentações periódicas, na esquadra de Elvas da PSP.

São estas as medidas de coação aplicadas aos detidos, depois do interrogatório judicial, que decorreu no Tribunal de Elvas.

De recordar que dos 10 mandados de busca domiciliária e sete de busca não domiciliária, nos Bairros das Pias e de São Pedro, bem como no centro histórico da cidade, para além da detenção dos seis indivíduos, a PSP apreendeu, entre outros, cerca de dois quilos de liamba, mais de mil doses de haxixe, 153 doses de cocaína, duas gramas de MDMA, 1.475 euros, quatro telemóveis, um bastão em madeira, um taco de basebol e uma catana.

Tapete de Arraiolos: uma tradição para todos os gostos

Santo António, São Bento, Dom Luís, Javali ou Guerra Junqueiro são alguns dos tipos de tapetes de Arraiolos existentes no mercado.

Antónia Franco, da Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios, refere que “cada tapete tem a sua história e os seus elementos obrigatórios. Depois a pessoa pode escolher a cor e o tamanho. Até hoje, o mais bizarro que nos pediram foi uma cliente do norte que queria um tapete roxo, um branco, um rosa choque e um amarelo”.

“O preço do tapete varia consoante o tamanho. Atualmente, o maior que temos mede 3.30 metros por 2.80 e custa mais de 2300 euros”, referiu-nos Antónia Franco.

A Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios é uma das empresas presentes na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada que está a decorrer até dia 6, no pavilhão multiusos de Arraiolos.

Noite de Fado sábado no Centro Cultural de Arronches

António João Gonçalves, Berta Miranda, Carla Isabel, Dina Valério, João Luís, Leonor Fartouce, Nelson Cardoso, Renato Matos, Rosa Maria Abrunheiro e Toi Faria são os fadistas que atuam amanhã sábado, dia 5, no Auditório do Centro Cultural de Arronches.

A organização é do Centro Cultural e Desportivo da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que inclui os Centros de Saúde de Elvas e Monforte. Na viola de fado está Joaquim Ferreira e na guitarra portuguesa Nuno Cirilo.

A noite de Fados “A Taberna” conta com o taberneiro Manuel Pacheco, a empregada Luísa Bagorro e a cliente Elsa Bagorro. O cenário é da responsabilidade de Francisco José Coelho e o espetáculo é apresentado por António Pinto.

As verbas angariadas revertem para os funcionários e colaboradores dos dois hospitais e dos 16 Centros de Saúde do distrito de Portalegre.

Miguel Ângelo e Dj Toy esta noite no Arraiolos Multiusos

Miguel Ângelo atua esta sexta-feira, 4 de novembro, no Arraiolos Multiusos. O concerto está marcado para as 22.30 horas e a animação prossegue noite dentro com o DJ Toy.

Ainda hoje, há demonstração de confeção de empadas, a partir das 16 horas, no decurso do certame que divulga a gastronomia, a empada e o tapete de Arraiolos.

Livro sobre Salgueiro Maia apresentado sábado em Campo Maior

O livro “Salgueiro Maia – das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado, é apresentado este sábado, dia 5, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior.

Com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tradução de Almada Contreiras, um dos Capitães de Abril (capitão do mar e guerra), a obra é coeditado pela Associação 25 de Abril e pela Associação Salgueiro Maia.

O início da apresentação está marcado para as 16 horas.

Fernando José Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide em 1 de julho de 1944 e faleceu a 3 de abril de 1992, aos 47 anos, em Lisboa. No dia 25 de abril de 1974, o capitão Salgueiro Maia, da Escola Prática de Cavalaria, de Santarém, foi uma das figuras centrais da revolução que assegurou as chegadas a Portugal da Liberdade e Democracia.

Convívio motorizado este fim de semana na Enxara

O parque junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxanra, no concelho de Campo Maior, recebe este fim de semana os participantes daquele que é o primeiro convívio motorizado, organizado pelo Grupo Motard de Campo Maior.

Segundo o presidente do grupo, Nelson Carrilho, trata-se de uma iniciativa, que inclui um acampamento, destinada a todos os amantes das motos, motorizadas e jeeps, e um passeio, este sábado, 5 de novembro, pelo concelho. “Vamos acampar, no parque fechado, junto à praça de touros, e passar lá o fim de semana”, começa por dizer. “Esta sexta-feira vamos para lá, ao final do dia, para montar as tendas. Vamos lá ter um barzinho, só para quem queira ir lá fazer uma visita”, acrescenta.

O passeio, amanhã, com passagem pelas barragens do Abrilongo e do Caia, e paragem em Degolados, tem início pelas 14.30 horas, com saída do Santuário. Já durante a noite, haverá música, para animar este convívio, antes dos participantes regressarem a casa, no domingo.

Se a afluência, neste primeiro convívio, corresponder às expectativas, diz ainda Nelson Carrilho, o grupo motard irá ponderar, já para o próximo ano, organizar o evento, mas “a uma escala maior”.

Avaliação da casa em destaque na rubrica da DECO

A avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação.

De acordo com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da DECO, “a avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na CMVM -Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Convém o consumidor saber que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor”.

Somente quando uma pessoa compra o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderá ficar isento da comissão de 10 por cento e obter financiamento a 100%.

A avaliação da casa é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.

Vila Viçosa evoca Nuno Álvares Pereira no sábado e domingo

O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) realiza este próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro, um conjunto de eventos de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, em Vila Viçosa.

Os eventos, que serão presididos pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, pretendem homenagear D. Nuno Álvares Pereira, Patrono do EMGFA, pois na sua figura estão personificados valores que o definem como comandante militar extraordinário, bem como estratega e homem simples, características estas alinhadas com a missão do EMGFA e com o espírito de serviço que define os militares.

Nestes dias irão, assim, ter lugar um concerto pela Banda da Força Aérea na Igreja dos Agostinhos (sábado, às 21.30 horas), uma Cerimónia Militar no Terreiro do Paço (domingo, às 9.30 horas) e uma Celebração Eucarística no Santuário da Nossa Senhora da Conceição (domingo, 11 horas).

No domingo 6 de novembro, realizar-se-á, ainda, uma singela cerimónia de homenagem aos Combatentes mortos em combate do Concelho de Vila Viçosa, que contará com a presença de várias dezenas de Antigos Combatentes do Município, que se associam a estas comemorações.

Marcam também presença nas cerimónias, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, o presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, Joaquim Viegas, o chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves, entre outras entidades civis e militares.

“Halloween, o Final” sexta à noite no Auditório São Mateus

O filme “Halloween, o Final”, para maiores de 18 anos, é exibido no Auditório São Mateus, em Elvas, às 21.30 horas, desta sexta-feira, dia 4.

Após 45 anos, a saga de terror tem a sua épica e assustadora conclusão, ao vermos Laurie Strode enfrentar por uma última vez o diabo encarnado, Michael Meyers, numa colisão nunca antes vista em cinema. 

Bilhetes à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.sapo.pt .

Seminário na IFEBA neste domingo

No âmbito do Congresso Internacional Globalizações (s)em Fronteiras (em Olivença, de 24 a 26 de abril de 2022), organizou-se um seminário que tem como principal objectivo dar a conhecer algumas linhas de discussão sobre os Estudos Globais e as particularidades da fronteira luso-espanhola.

Este seminário, organizado por Pedro Albuquerque e Patrícia Monteiro, realiza-se em Badajoz, nas instalações da IFEBA (Sala Elvas), neste domingo, 6 de novembro, entre as 10h30 e as 13h30 (hora portuguesa), em formato misto, presencial e zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89723031354)

Com a participação de José Eduardo Franco, Francisco José García Fernández, Pedro Albuquerque, Lola Pons Rodríguez, Antónia Conde, Luís Lobo-Fernandes, Carlos Filipe e Armando Quintas.
Inscrições (presencial e zoom): globalborders2021@gmail.com

AF de Portalegre tem 45 jogos no sábado e domingo

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 45 jogos no fim de semana de 5 e 6 de novembro, sábado e domingo: 29 encontros são de futebol e 16 são de futsal.

O campeonato distrital de seniores de futebol tem dois jogos no domingo às 15 horas: “O Elvas” – Mosteirense e Eléctrico – Gafetense (o Gavionenses descansa).

No campeonato distrital de juniores de futebol, fase única, há dois desafios no sábado às 15 horas: Estrela Verde – Castelo de Vide e Eléctrico – Montargilense.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro partidas no domingo: Portalegrense – Estrela Verde (9.30 horas), “Os Elvenses” – Hispanolusa (10.30 horas), Fronteirense – Gavionenses e Estrela Branco – Campomaiorense (ambos às 15 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há três jogos no domingo: Campomaiorense – Eléctrico B, Fronteirense – Crato (ambos às 10.30 horas) e Estrela – “Os Elvenses” (11.15 horas).

O campeonato distrital de infantis de sub-13 de futebol, primeira fase, tem seis encontros no sábado: Gavionenses – Portalegrense (10 horas), Eléctrico – Crato e Nisa – Arenense (ambos às 10.30 horas), estes três na Série A; “O Elvas” – Fronteirense, Estrela – Campomaiorense (ambos às 10 horas) e Arronches – “Os Elvenses” (10, 30 horas), estes três na Série B.

No campeonato distrital de infantis sub-12 de futebol, fase única, há três desafios no sábado: “Os Elvenses” – Estrela, Crato – “O Elvas” (ambos às 10 horas) e Portalegrense – Hispanolusa (11.15 horas).

A competição informal de benjamins sub-11 de futebol, primeira fase, tem quatro partidas: Portalegrense – Castelo de Vide (sábado às 10 horas), Monfortense – Campomaiorense, Estrela – “O Elvas” (ambos no sábado às 10.30 horas) e Fronteirense – Arronches (domingo às 10.30 horas).

Na competição informal de benjamins sub-10 de futebol, primeira fase, há cinco jogos no sábado: Portalegrense B – Nisa (11 horas), “O Elvas” – Estrela Branco, Gavionenses – Estrela Verde, “Os Elvenses” – Portalegrense A e Crato – Hispanolusa (estes qutro às 11.15 horas).

O campeonato distrital de seniores de futsal tem cinco encontros no sábado: Casa do Benfica de Portalegre – Sousel (16 horas), Esperança – Nisa e Degoladense – Belhó Raposeira (ambos às 17 horas), Alpalhão – Alter e Avisenses – Arenense (ambos às 18 horas).

Na Taça da Associação de seniores de futsal feminino (com equipas dos distritos de Portalegre e Évora) há três desafios no domingo às 18 horas: Baronia – São Cristóvão, Eléctrico – Planície e Vendas Novas – Avisenses.

O campeonato distrital de juniores de futsal tem duas partidas no domingo: Eléctrico – Sousel (16 horas) e Alter – Monfortense (18 horas).

Na Taça da Associação de juvenis em futsal, primeira fase, há dois jogos no sábado às 10.30 horas: Sousel – Belhó Raposeira (10 horas) e Eléctrico – Monfortense (10.30 horas).

O campeonato distrital de futsal de iniciados, fase única, tem um encontro no sábado às 11.30 horas: Sousel – Eléctrico.

Na Taça da Associação de infantis de futsal há três desafios: Montargilense – Sousel (sábado às 15 horas), Avisenses – Eléctrico B e Eléctrico A – Monfortense (ambos no domingo às 10.30 horas).

Caminhada pelas Defesas de Campo Maior este sábado

O Festival de Caminhadas do Alentejo, o TransAlentejo Walking Festival, chega amanhã, sábado, dia 5, a Campo Maior.

Este é o penúltimo dia do festival, para além de outros trajetos, e inclui o percurso pedestre pelas Defesas de Campo Maior, que arranca, do Largo do Barata, pelas 10 horas.

Este percurso, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, “dignifica a recuperação” que tem vindo ser feita ao nível do castelo e das muralhas da vila. A caminhada de amanhã, em Campo Maior, conta um trajeto de 7,5 quilómetros, sendo considerado de dificuldade média.

Esta edição do festival de caminhadas termina no domingo, dia 6, entre outros, com o percurso pedestre das Linhas de Elvas.

Elvas: interrogatório dos seis detidos pela PSP continua esta sexta-feira

Os quatro homens e as duas mulheres, que foram detidos na quarta-feira, no âmbito de uma operação da PSP, resultante de uma investigação por tráfico de estupefacientes, começaram a ser ouvidos ontem no Tribunal de Elvas, sendo que o interrogatório judicial, onde serão aplicadas as medidas de coação, prossegue esta sexta-feira, dia 4 de novembro.

De recordar que dos dez mandados de busca domiciliária e sete de busca não domiciliária, nos Bairros das Pias e de São Pedro, bem como no centro histórico da cidade, para além da detenção dos seis indivíduos, a PSP apreendeu, entre outros, cerca de dois quilos de liamba, mais de mil doses de haxixe, 153 doses de cocaína, dois gramas de MDMA, 1475 euros, quatro telemóveis, um bastão em madeira, um taco de basebol e uma catana (ver mais aqui).

Barragem do Caia: chuva do final de outubro “não tem significado”

Terminada a campanha de rega deste ano, na passada segunda-feira, 31 de outubro, a Barragem do Caia conta com 57 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 30 por cento da sua capacidade máxima.

Apesar da chuva intensa que caiu no final do mês de outubro, a verdade é que “desde o dia 21, a cota da barragem é a mesma, uma vez que a água que entrava não compensava a que saía para rega”, de acordo com Luís Rodrigues, gerente da Associação de Beneficiários do Caia.

Segundo o responsável, “a situação pode, ou não, ser preocupante. É preocupante porque a água que temos disponível para o ano não vai chegar para uma campanha de rega normal. No entanto, ainda temos o inverno e a primavera, em que esperamos que chova o suficiente para repormos os níveis necessários para a campanha”.

“Desde o dia 20 de outubro, e até ao final da campanha, a variação de água foram cerca de 150 mil metros cúbicos de água, um valor que não tem significado dentro do que nós precisamos. É uma situação aflitiva, porque se torna muito complicado”.

“Neste momento, as culturas permanentes, olival e amendoal, não apresentam grandes necessidades de água, sendo que daqui para a frente espera-se que haja precipitação para dar resposta às necessidades”, garantiu Luís Rodrigues.

A Barragem do Cara abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches, apresenta uma cota de 221,88 metros, um volume de 57 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 30 por cento da sua capacidade máxima.