Skip to content

Saiba como evitar burlas com créditos online

Já todos ouvimos falar de alguém que foi burlado num esquema de créditos que alegam ser fáceis e rápidos. A pensar nisso, apresentamos este guia para que saiba identificar possíveis situações em que possa estar a ser vítima de uma burla.

A situação financeira de muitos portugueses têm-se vindo a agravar desde 2020 com o surgimento da pandemia. A juntar a isso temos os custos de vida cada vez mais elevados devido à inflação que se faz sentir. Sabendo disso, são muitos aqueles que vêem no crédito – seja ele através de financiamento imediato ou cartões de crédito – uma solução rápida para obter alguma folga.

O Banco de Portugal alerta frequentemente para entidades não autorizadas a exercer atividades de foro financeiro ou credor, em Portugal, publicando uma lista disponível a todos para consulta.

No entanto, este tipo de negócios ilícitos continuam a surgir nas caixas de correio em forma de panfletos, através de telefonemas e especialmente nas redes sociais e outros locais da Internet, tentando tirar partido daqueles que se encontram desesperados por uma solução para a sua situação financeira precária.

No artigo de hoje, deixamos uma lista de situações às quais deverá estar atento quando pensar em pedir um crédito online na hora, através da internet.

Presença Inexistente nas Redes Sociais

Hoje em dia é muito pouco provável que uma empresa séria não tenha um perfil ativo nas principais redes sociais, pois este é um dos canais onde devem estar para atrair clientes. É também uma forma de transmitir uma “voz” mais humana pelo que, se procurar pela entidade à qual está a considerar pedir um crédito e não a encontrar nas redes sociais, deverá ver isto como um sinal de alerta.

Muitos destes esquemas fraudulentos evitam a presença online para prevenir que clientes burlados venham a público e os identifiquem através de comentários e publicações.

Ausência de Feedback Positivo

Muitos são os consumidores que procuram por referências positivas das empresas com quem pretendem interagir como forma de validação da experiência que outros possam já ter tido com a entidade em questão.

Ora, ao fazer uma rápida pesquisa, deverá rapidamente encontrar testemunhos, referências da empresa em blogs, meios de comunicação social e até mesmo, nas redes sociais.

Se, no entanto, não consegue encontrar feedback positivo sobre a empresa, está aqui outro sinal de alerta que não deverá ignorar.

Possui um Apartado ao Invés de uma Morada Real

Utilizar um apartado é uma forma eficaz de evitar que a sua morada real seja conhecida. Apesar dos apartados serem totalmente legais, as empresas fidedignas não têm por hábito utilizá-los pois também não tem qualquer problema em que a sua morada real seja conhecida pelos seus clientes.

Pense assim: se não é possível bater-lhes à porta, se calhar é porque eles não querem que lhes batam à porta.

Prometem o Que Não Podem Garantir

As entidades que intermediam pedidos de crédito não são as instituições credoras que lhe irão emprestar o montante que pediu. Estas entidades apenas servem de ponte entre o cliente e a instituição bancária de forma a facilitar o processo de aprovação de crédito.

Por isso, desconfie sempre quando lhe prometerem crédito aprovado em menos de poucas horas ou dias. A única coisa que lhe deverão prometer é celeridade e profissionalismo em fazer chegar o seu pedido de crédito à entidade credora certa para si.

Garantem Conseguir-lhe Crédito Mesmo Se Estiver Na Lista Negra do BdP

Aqui não há margem para dúvidas possível. Se o seu nome está reportado na lista do Banco de Portugal como “mau devedor”, as instituições financeiras estão legalmente impedidas de lhe dar acesso a qualquer forma de crédito.

Estas são as nossas principais dicas para que possa evitar ser vítima de burla com o seu pedido de crédito, mas não se esqueça: confie no seu instinto. Geralmente, está certo.

 

 

Compartilhe este artigo: